Setembro Amarelo

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. E a cada uma hora acontece aqui no Brasil. Suicídio ainda é um tabu na nossa sociedade e mal visto, quando alguém comete o ato todos logo falam sobre como isso é pecado, sobre como faltou fé na vida da pessoa e até chegam a falar que isso foi um ato covarde, confesso que até eu pensava dessa maneira.

O suicídio é uma única saída para algumas pessoas. Nunca devemos tentar diminuir a dor do outro falando sobre fatos da nossa vida, só quem sabe sua dor é quem sente e o mundo não é uma competição de quem sofre mais. As causas do suicídio podem ser falta de perspectiva, algum fato que desencadeia um estado crítico na vida da pessoa. E mais da metade dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados se alguém próximo a pessoa tivesse entendido os sinais que todo possível suicida demonstra.

O suicídio precisa ser discutido abertamente e por isso, o mês de setembro é usado para a visibilidade da causa, o chamado Setembro Amarelo. O movimento foi iniciado pelo CVV que é o Centro de Valorização da Vida (O número deles é o 144 que pode ser ligado de qualquer parte do Brasil sempre que você precisar). O Setembro Amarelo visa a conscientização e debate sobre o suicídio e geralmente vários pontos públicos são iluminados com a cor amarela para atrair atenção.

Fique atento a sinais que pessoas próximas podem mostrar sem perceber, nós podemos mudar o mundo se começarmos a prestar atenção no bem-star dos outros. E lembre-se Não romantize o suicídio.

Suicídio não é sobre querer acabar com a vida, é sobre querer acabar com a dor.

16 comentários

  1. Pois flor setembro amarelo pode até chamar atenção, claro que não devemos ser agressivos com os que tende a ser Suícida mas sim é pecado se matar, as vezes quando alguém se mata, não conheceu o amor lindo de Jesus, não teve ajuda de ninguém, e sabia que as vezes um Suicida não demonstra reações? As vezes eles ri e brinca, e assim acabam escondendo os sentimentos, quem tem que tirar a vida é Deus, não a gente próprio, e os que se matam, acham que vão encontrar alívio em outra vida, não, não vão encontrar, eu passei por perrengue, tristezas, perdas, quase fome, casa caindo nas nossa cabeça, e nem por isso me matei, mas entreguei tudo nas mãos de Deus, para me ajudar a superar, superei, não tive tantas ajudas, mas me apeguei no que eu conhecia e sentia...Deus, todos nós temos problema na vida, todos nós sofremos por algo, seja quem tem muito dinheiro o pouco. Mas temos que chutar de nossas vidas o "Inimigo de nossas almas" para fora.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este post foi arrepiante :\ é muito assustador pensar que alguém pensa em pôr fim à própria vida :\
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderExcluir
  3. Oi Tay, tudo bem?
    Adorei a iniciativa do seu post, de comentar sobre um assunto que até hoje ainda é um tabu. É importante divulgar a ação do CVV <3

    Bjs
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Mesmo sendo sobre um assunto tão delicado, eu adorei o que você escreveu, é sempre bom alertar as pessoas sobre esse assunto que é tão difícil :/

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir

  5. Flor seu post e lindo amei.
    Que lindo seu blog primeira vez que venho aqui. Ameiii seu blog..
    beijinhos sucesso flor



    ♡♡ 》Blog Sandra Organizando 《♡♡

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca vi uma campanha contra o suicídio com tanta visibilidade como o setembro amarelo tem sido esse ano. Acho muito importante esse tipo de conscientização, ainda mais pra aqueles que estão em situação complicada e que pensam em medidas drásticas pra acabar com a vida e os problemas. Ninguém pode julgar ninguém, mas podemos ajudar uns aos outros pra que nada de mal aconteça né?

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho super importante essa campanha do Setembro amarelo, o suicídio é visto como uma frescura ou um querer chamar a atenção mas ele é muito sério, muito mesmo!
    Eu acho que nunca falei isso abertamente mas eu já tentei e tudo que eu queria era tirar a dor de dentro de mim e jamais chamar a atenção. Adorei o post.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  8. Não sabia desse dado, muito triste! É muito bom que tenha pessoas que gostem de ajudar, ótimo post! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vi muita gente falando dessa campanha no facebook, e acho sim que as pessoas devem ser conscientizadas. Acho que é um fim muito triste, e que pode ser evitado quando as pessoas tem assistência de alguém.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto, ótima reflexão!
    http://swillaneves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já tive depressão e já pensei em suicídio, mas não consegui tirar a própria vida algo me impediu e aos poucos a vida foi melhorando e eu saí dessa fase.
    Big Beijos
    blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  12. Apoio muito essa campanha! Tenho visto pessoas oferecendo o perfil para conversas, e compartilhando posts! Espero que ajude mesmo... Precisamos disso! Essa campanha é tão importante como outras, tenho TAB e sei como uma ajuda é bem vinda! Amei o blog.
    Te desejo muito sucesso!
    Se quiser me visitar:
    Esteticando-se

    ResponderExcluir
  13. Sempre disse que suicídio é sobre acabar com a dor, mas minha familia sempre diz que é falta "de coragem' pra enfrentar a vida e isso me deixa triste!
    Espero que esse mês, os suicidios diminuam.
    Um beijo!

    Les Jours de Marcela

    ResponderExcluir
  14. Ai,que tristeza de publicação,é muito triste ver notícias destas sobre suicídios,que terror!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Tay! Adorei sua inciativa de falar sobre o assunto! Essa campanha é tão importante como tantas outras! Beijos

    http://podernasmaos-podernasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.