15 de abr de 2019

Como manter sua saúde mental na internet

Found on @annterra

Eu amo a internet. Eu odeio a internet. Sim, as duas sentenças são verdadeiras.

A internet abriu um mundo novo pra mim, onde eu consegui encontrar a minha voz e encontrar pessoas que soavam parecido comigo. Sempre foi muito legal ver gente falando sobre coisas que faziam, e que eu achava que só eu fazia. Em contrapartida, existe um bueiro na internet e desse bueiro sai tudo de ruim. Se você não tomar cuidado, pode acabar no fundo desse bueiro.

Em tempos de selfies e textos motivacionais, é completamente normal não se sentir o confortável suficiente com as coisas. E também como todo mundo falando o que pensa e querendo dar sua opinião sem pensar primeiro que pode ferir alguém. Eu acho completamente absurdo, os ataques virtuais que acontecem com pessoas desconhecidas e conhecidas pelo simples fato delas serem quem são (alguém se lembra quando várias pessoas no Facebook fizeram comentários horríveis com uma menina só por causa das suas sobrancelhas?). Por isso, eu trouxe dicas de como manter sua saúde mental em dia e ainda assim, conseguir usar as redes sociais.


Nunca leia os comentários

Algo que eu aprendi e queria ter aprendido bem antes é: nunca leia os comentários. Sério, todo mundo se acha o guardião da verdade e que tudo o que passa na cabeça deles merecem ser ditas em voz alta, e o pior, é que são coisas que nem deviam ser pensadas. São comentários que naturalizam crimes e preconceitos com uma mistura de senso popular.

Por isso, ao ver alguma notícia, não leia os comentários. Não vale a pena.

Você não precisa seguir todo mundo

Existe milhares de perfis de modelos, atrizes e garotas lindíssimas, além daquelas pessoas que estudaram com você e parecem já ter alcançado muito mais. Acredite em mim, 99% das coisas que verá são uma ilusão.

Fotos bem produzidas e legendas engraçadas são usadas para mascarar medos e inseguranças, e muitas vezes você vendo tudo isso, vai achar que está sendo deixada para trás. Por isso, você não precisa seguir todo mundo. Siga pessoas que de alguma forma te motive, pessoas que ache engraçada, pessoas que compartilham das mesmas visões que você. Você pode criar um feed que te inspire sem precisar se sentir inseguro.


Não vá atrás

Sabe aquele seu ex ou antiga amiga? Então, não visite o perfil procurando saber como anda a vida da pessoa.

Viva sua vida e deixe viver, você não precisa saber como andam as pessoas do seu passado. Quando eu invento de stalkear alguém, em 99% das vezes eu acabo com aquele friozinho na barriga e coração acelerado muito tempo depois de parar, sem contar, que eu fico pensando que se o passado tivesse sido diferente, aquelas postagens hoje também seriam.

Você nem precisa bloquear ou desfazer amizades online, só não fique o tempo todo querendo saber o que está acontecendo.

Isso é realmente necessário?

Assim como queremos nos proteger, devemos proteger os outros também. Então, evite dar sua opinião se ela não for fazer uma diferença enorme. Exemplo: evite comentar que aquela sua amiga ficava melhor do jeito antigo, ou comentar coisas que possam machucar alguém.

Não deixe os outros lerem o quê você não gostaria de ler.

Eu estou lentamente criando um ambiente online que me deixe livre para comentar ou postar coisas que não renderão brigas, e poder ver conteúdos que me ajudaram de alguma forma. Eu super indico caso você esteja cansada de tudo o que anda vendo na internet.

E você, como se protege nas redes sociais?
Beijos

12 comentários:

  1. É uma tarefa complicada ficar com a saúde mental em dia ao utilizar muito a internet, principalmente o instagram. Parece uma disputa de quem tem a vida mais perfeita. Mas aos poucos vamos buscando maneiras de seguir sem prejudicar nossa saúde. Boas dicas.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Suas dicas estão ótimas! Eu não tenho paciência com internet há muito tempo. Por isso utilizo somente o blog que é algo que me az em. ^^
    E respondendo ao seu comentário no post do esmalte Josephine da Cirque, ele é importado, por isso só achará em lojas específicas e não em qualquer perfumaria! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Que texto incrível! Hoje em dia em meio a tantas redes sociais é necessário se manter com uma saúde mental muito boa. Amei seu texto!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, sério. Trabalho com esse mundo virtual há mais de dois anos, e acho muito difícil não ficar meio doido com esse meio digital, passo grande parte do meu dia atrás de uma tela, e cada dia mais vejo o quanto esse mundo tem ficado tóxico e artificial. Uma pena ver uma ferramenta tão incrível, com tantas possibilidades se perder em comentários negativos, em brigas e vidas perfeitas.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. A internet é um lugar onde as pessoas muitas vezes mostram uma vida que não é de verdade,principalmente no instagram. Se a gente não manter os pés firmes no chão,é só um instante para que a gente fique pra baixo,sabe...só com sentimentos ruins. Seu post foi muito esclarecedor e necessário.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  6. Oi LOla
    Eu tenho um hater, é uma pessoa que me odeia e me quer ver mal, isso é ruim, tento não pensar nisso!!
    Mas suas dicas são legais, pois mais vale não ler alguns comentários!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Miga, seu post me lembrou a música Alone do Armin van Buuren com a Lauren Evans, principalmente na parte em que as pessoas estão vivendo uma ilusão e que todos estão conectados mas na verdade ninguém está se conectando. A internet tem benefícios mas também tem malefícios, né, ainda mais em uma era em que se falamos um A as pessoas interpretam outras coisas. É complicado rs

    Adorei sua postagem ♥
    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  8. Dicas valiosas, ter em mente suas sugestões ao usar a internet é como fazer um detox.
    Eu aprendi a evitar a aba explorar do Instagram por exemplo, eu ficava horas vendo fotos de vidas aparentemente perfeitas que não era a minha, isso me desanimava muito. Comecei a seguir apenas as pessoas com quem eu me identifico e gosto do conteúdo. Enfim, amei seu post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo totalmente com cada palavra que você falou. Eu também amo e odeio a internet. Cheguei em um momento da minha vida em que bloqueei os comentários do meu canal do Youtube, porque as pessoas são ruins (e olha que nem tenho postado nada novo). Eu seguia mais de 1000 pessoas no Instagram e fiz uma limpa esse ano e fiquei realmente só com pessoas que eu achava necessário e que me acrescentavam algo. Tento ao máximo não ficar procurando certas pessoas nas redes sociais, para não comparar minha vida com a delas (nisso temos que entender que somos únicos). E uma coisa que eu já adotei faz anos é: não dou minha opinião se ela for ofender ou não acrescentar nada para a pessoa, nem tudo precisamos verbalizar, ainda mais coisas ruins. Falei demais, haha.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adorei a discussão do texto.
    Eu comecei a refletir sobre isso nos últimos anos, quando comecei a desgastar meu emocional e energia com coisas beeem bobas e infantis. Primeira coisa que fiz foi diminuir minha estadia no Facebook haha, tá dando certo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tay!

    Dicas muito importantes... Procuro seguir estes passos também!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  12. Dicas preciosas. Ultimamente tenho me preservado e não postado tanto nas redes sociais. Acredito que a gente perde muito tempo com o que não precisa perder.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL