26 de jun. de 2019

Um papo sobre: Respiração Consciente

Ninguém nunca me ensinou a respirar. Na verdade, ninguém ensina ninguém a respirar, nosso instinto já faz o ar passar pelos nossos pulmões ao nascer e às vezes até esquecemos essa habilidade vital (de tão inconsciente que é).

Eu estou lendo o livro Aprendizados da Gisele Bündchen (tentando né, já são quase dois meses e ainda estou na metade). No livro, ela diz como a respiração Pranayama a ajudou com os ataques de pânicos. Após ler a passagem, eu fiquei pensando quando foi a última vez que eu respirei para me sentir bem e não por só respirar, entende?

Eu fui atrás de ler mais sobre respiração Pranayama é uma parte da tradição de ioga e é algo bem complexo. São exercícios para prolongar os ciclos de expiração e inspiração, as pausas, alternar as narinas e várias outras coisas, e como eu não sou adepta do ioga seria errado falar sobre já que envolve vários conceitos e ativa o corpo todo. Existem outros tipos de respiração como o método Buteyko, respiração Holotrópica, só que vou falar sobre a respiração consciente.

Respiração consciente, como o próprio nome já diz, é respirar com consciência tendo intenção e prestando atenção na experiência. Esse tipo de respiração, ajuda em casos de ansiedade, estresse e pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade.

A respiração consciente vai muito além de só respirar. Ela auxilia no bem-estar físico, redução de cansaço e estresse, permite nos conectarmos melhor espiritualmente, já que o diafragma é conhecido como o músculo espiritual.
Found on @OilpaintingCh
Respirar de forma consciente, não vai fazer bem só para ansiedade e estresse, como também vai purificar seu corpo e fazer seus órgãos funcionarem melhor.

Eu amo muito os conceitos de ioga, pois é uma alternativa natural e que você pode fazer em qualquer lugar. A respiração é uma mudança de vida, já que após criada uma rotina, você poderá lidar mais claramente em algumas situações.

Teste de respiração

Coloque uma mão no meio do peito e outra na barriga. Pronto? Agora respire normalmente. Feito? Qual das suas mãos levantou mais?

Se a resposta foi a mão de cima, então você não está respirando plenamente.

Se você já teve a oportunidade de ver um bebê respirando, percebeu que a barriguinha dele é a parte que mais mexe, e isso é o correto. A respiração diafragmática é a melhor por manter o equilibro de oxigênio e gás carbônico no sangue.

Como respirar
  • Sente-se de pernas cruzadas(ou como se sentir confortável) e feche os olhos
  • Cubra sua narina direita e respire pela esquerda enquanto conta até 7
  • Dê uma pausa contando até dois
  • Descubra a narina direita e agora cubra a esquerda. Pela narina direita, expire contando até 7
  • Dê uma pausa contando até 2
  • Repita isso 13 vezes


*você pode adaptar para uma contagem que se sinta mais confortável. Se você for fazer fora de casa, pode fazer sem cobrir a narina e faça contagem de 8 para inspirar e expirar e de 3 para as pausas.


A respiração consciente já é usada a milênios  e vários estudos afirmam seus benefícios.  E é sempre bom encontrar maneiras de se dar melhor com o corpo e a mente. Nunca é tarde demais para tentar coisas novas que possam nos conectar com partes esquecidas, autocuidado nunca é demais. Lembre-se: você só precisa respirar.

E você já havia ouvido falar dessa técnica? Costuma tentar formas alternativas de ajuda?
Beijos

25 comentários:

  1. Eu adorei essa publicação <3
    É muito importante prestar atenção em nossa respiração. Também não pratico Ioga, mas amei e quero saber mais sobre essa técnica

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. é muito doido como um negócio tão mecânico como a respiração, tem um poder imenso no nosso bem-estar, né? Aprendi muito sobre respirar corretamenta nas aulas de teatro e na Yoga também, mas é incrível como na correria do dia a dia nem tomo consciência disso. Deu até vontade de fazer esse exercício agora :)

    ResponderExcluir
  3. Quando eu fazia pilates, tinha esse exercício de respiração. Preciso voltar a fazer, realmente ajuda bastante!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desta técnica e achei esta publicação muito interessante! Eu quando estou nervosa costumo focar-me na respiração, precisamente por acalmar! 😊

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a respiração Pranayama e achei bem bacana esse teste e dicas.
    É louco pensar que respiramos "apenas pra viver" mas que isso pode sim melhorar e muito nossa vida se aprendermos e aprestarmos mais atenção.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como tenho problema respiratório, sei que uma respiração correta faz toda a diferença na vida da gente. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  7. Que texto incrível! Quando eu estou tendo um ataque de ansiedade, faço muito essa técnica.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  8. A respiração consciente é uma das técnicas que mais uso quando estou começando a ter crises de ansiedade, como a Gisele diz, respirar corretamente realmente ajuda a evitar ataques de pânico. Porém, apesar de praticar essa técnica a anos, eu não sabia que ela tinha um nome e eu não cubro as narinas e nem faço pausas, apenas paro, fecho os olhos, respiro e inspiro contando de 1 a 5. Prestar atenção na minha respiração me faz sentir viva e eu esqueço os sintomas que me fazem ter uma crise de ansiedade.
    Enfim, como sempre, amei seu post Tay <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  9. quando eu estudava canto a minha respiração era excelente! Muitos exercícios me ajudaram na época. Seu post é super interessante.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tay.
    Achei bem interessante a sua postagem porque nunca vi ninguém falar sobre isso. Eu aprendi a respirar quando entrei para aula de canto. Eu nem tinha ideia de que o ar tinha que ir até lá na barriga. Na verdade a grande maioria das pessoas respira pela metade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Que post legal, adorei a dica, não conhecia muito sobre a técnica!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  12. Já escutei falar desse tipo de respiração. Confesso que é muito difícil respirar da maneira correta, porque eu já tentei e fiz até RPG que ajuda na respiração, mas não rolou.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  13. nice article my friend..
    please visit my blog too

    ResponderExcluir
  14. Que post bacana!
    Nunca tinha ouvido falar nesse método, mas parece sem bem efetivo.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que post lindo! Eu nunca tinha parado para pensar em como respirar, é como vc disse, tão natural que a gente nem pensar que da pra melhorar.

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  16. eu fiz yoga por um tempo e aprendi muito super respiração, é mesmo super importante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Amei o post! Estou fazendo terapia e nela inclui exercícios de respiração,minha médica me ensinou essa técnica e já faz mais de um ano que melhorei meu rendimento,estou mais calma e menos ansiosa. Todos deveriam aprender!

    Já estou te seguindo,siga-me também.
    Beijinhos
    blogaquelaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estava precisando lê sobre isso mesmo! Amei!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  19. Estamos sempre a aprender, nunca tinha ouvido falar nisto!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  20. Anothet beautiful post! I enjoyed this so much! Thanks for sharing this post ♡ cant wait till your next one ♡ all the best hope you have a great week

    Jadieegosh

    ResponderExcluir
  21. Que post mais informativo. Adorei.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  22. So true... I notice when I breath deeper I feel more calm.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  23. Não tinha conhecimento da técnica e sou super a favor dela.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL