1 de jul de 2019

Conselhos que eu gostaria de ter recebido no blog


Hey gente, tudo bem com vocês?

Esses últimos tempos eu usei muito para refletir sobre a maneira que eu levava o blog e os caminhos que ele estava seguindo. Em todos os anos que mantive o blog, percebi que era hora de mudanças reais e que havia muito trabalho para fazer.

Pensando nisso, eu li diversos artigos para melhorar o blog e percebi que cometia muitos erros. E decidi fazer um compilado dos conselhos que eu gostaria de ter recebido lá quando eu estava começando para evitar ter que fazer modificações hoje. Vamos ver?

Evite links diretos

Eu queria muito ter recebido essa dica anos atrás, pois evitaria que hoje eu tivesse que ficar indo em cada postagem antiga para ajeitar imagens e links que quebraram por que foi excluído do link original.

A dica é: sempre baixe a imagem no seu computador e ai você envia para o blog e use a legenda da imagem para créditos, assim, as fotos ficaram salvas no seu blog e não em diretórios externos.

Aqui no blog sempre aparece imagens quebradas e links que não levam a lugar nenhum e o grande problema é que eu só acho se for procurar.

Preze a qualidade

Quando eu estava bem no começo do blog, mesmo sendo algo 100% pessoal, eu lia as dicas da época sobre como você devia levar o blog. A maioria dos lugares falavam que o certo era postar mais de duas vezes por dia para manter o público fiel, e eu tentava seguir isso. O resultado foi que muita postagem era simplesmente para tapar buraco do quê conteúdo que eu gostava mesmo. Hoje em dia eu acho tão errado isso de ditar como outra pessoa deve levar seus projetos e ainda bem que depois que eu descobri o slow blogging, eu percebi a importância de deixar tudo correr de acordo com o seu tempo.

Qualidade sempre vai ser melhor que quantidade.
 

Temas muito pessoais

Mesmo o blog sendo inteiramente sobre mim e meus interesses do momento, eu levei muito tempo até falar sobre as coisas diretamente. Eu ficava o tempo todo pensando ‘isso é relevante?’ ‘eu devia falar isso?’, existem muitas questões que eu ainda não falo sobre achar que ainda não é o momento.

Eu queria ter aprendido mais cedo que eu sou livre para falar sobre as coisas. É algo tão comum e que a gente parece não entender como se libertar, sabe?!

O bom de escrever sobre coisas muito pessoais, é poder ver que não é só você que passa por aquilo ou pensa aquilo.

Sempre escreva sobre o que te move e te inspira.

Técnicas SEO são legais

Eu sempre achei que usar os marcadores do blog era um tipo de técnica SEO eficiente (nessa época, nem sabia o que era SEO). O resulto foi milhares de palavras-chave em um único post que só me rendeu dor de cabeça para limpar tudo depois.

A dica é sempre usar marcadores diretos no blog e que você possa usar em todas as postagens do mesma tema para deixar tudo na mesma página.

Agora falando de SEO, sim são bem importantes se você quer atrair mais público para o seu blog. Desde as técnicas no texto até nas configurações das postagens e imagens.

Eu realmente acho que a evolução é o melhor caminho para todo mundo. Ninguém nunca permanece o mesmo e essa é a graça da vida.

Eu estou focada em levar o blog para o próximo nível e estou aprendendo com cada ‘erro’ que já cometi.

E você, qual conselho gostaria de ter recebido?
Beijos

22 comentários:

  1. Eu preciso arrumar tempo e estudar mais sobre SEO. Sei que ajuda bastante quem está no ramo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post, se pudesse voltar no tempo também me daria esses três conselhos, principalmente o primeiro sobre os links!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. A gente acaba aprendendo sozinhas né?
    Mas isso é bom! Mudamos nossas perspectiva <3
    E passei pelos mesmos erros hahahaha, acho que o único que eu não cometi foi do link direto. Mas isso porque minhas fotos são autorais (a grande maioria), mas imagino o tabalhão que deu colocar tudo em ordem.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas para mim que estou começando. Obrigada!!
    https://mydays.travel.blog/

    ResponderExcluir
  5. São conselhos vassalismos. E ainda estou aprendendo aos poucos.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. essa do SEO eu queria ter começado mais cedo, demorei viu?
    Os pontos que vc colocou são bem legais e importantes.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  8. Eu falo sobre tudo no blog, sobre o que me preocupa, a minha vida, tudo!!
    Tenho de ir investigar isso do SEO.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  9. Também acho que qualidade sempre será melhor que quantidade. Atualmente eu tenho dias específicos para postagens: segunda, quarta e sexta, mas se por algum motivo algum dia fica sem postagem, eu não piro, além disso, não raro eu passo por bloqueios criativos, e nesses momentos, prefiro nem começar a escrever. Além disso, um dos meus maiores erros tbm foi criar várias tags, que eu ainda tento organizar, hahaha.
    Amei o post, compartilhar suas aprendizagens ajuda a outros.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tay.
    Ótima postagem. Eu também acreditava nessa da quantidade de postagem, hoje faço no meu ritmo. E de links também, acho que todo mundo cai nessa hehe. E outra coisa que eu não sabia era sobre as imagens, eu achava que se estava no Google podia usar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Não mudaria nada nessa sua lista, são conselhos que eu também amaria ter lido/recebido. Lá no meu blog tem muuuuita imagem quebrada lá na época de 2011 mais ou menos, é bem chato arrumar tudo.
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito boas as dicas! Eu sempre tento melhorar, mas ao mesmo tempo gosto de pensar que não faria nada diferente do que fiz.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei as dicas. A primeira e a última são as que mais me arrependo de não ter aplicado antes!! Niceness Beauty Blogger

    ResponderExcluir
  14. sao msm ótimas dicas, td super importante que a gente acaba aprendendo com o tempo blogando

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Menina, essa de salvar as imagens me salvou muitoo. Antes só copiava os links e quando vou olhar minhas postagens antigas as fotos já não existem.
    Me arrependo muito de não ter aplicado antes. Mas tudo é aprendizado, né?

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu queria ter aplicado técnicas de SEO desde o começo do meu blog também e divulgado desde o começo no pinterest, mas são coisas que você vai aprendendo com o tempo mesmo.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  17. Excelentes dicas!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  18. Técnicas de SEO certamente seria a dica que eu queria ter recebido no começo, otimizar um post para que ele apareça em posições melhores nos mecanismos de buscas é essencial.

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  19. Ótimoooos seus conselhos, eu gostei!
    E concordo muito com isso "o bom de escrever sobre coisas muito pessoais, é poder ver que não é só você que passa por aquilo ou pensa aquilo" eu sempre fico impressionada quando posto algo bem pessoal e várias pessoas se identificam.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas e concordo com todas. Hoje faço parte do slow blogging também.
    xoxo
    http://byjaque.com

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL