2 de ago. de 2019

Como parar de roer as unhas

Hey gente, tudo bem?

Qual mania vocês tem que mais te dá nervos? Quando eu era mais nova, eu tinha o mau hábito de roer as unhas. Minhas unhas eram só aquelas coisinhas bem pequenas e irregulares, e eu roía tanto, que machucava. Acho que eu larguei parcialmente isso por volta dos treze anos, entretanto, até hoje uma das minhas unhas não se recuperou, ela tem textura mais grossa que as outras e sempre que está crescendo, ela parte no mesmo ponto.

Roer as unhas é um hábito muito comum e que muita gente tem. Possui até o nome técnico de Onicofagia. Pessoas podem roem as unhas por diversos fatores como ansiedade, medo, estresse e outros, e em alguns casos a razão é algum transtorno mental ou emocional. 

Para parar de roer as unhas, podem ser usado a força de vontade, terapia, remédios caseiros ou várias tentativas até achar a que for mais fácil para cada pessoa.  Eu digo que estou 100%, mas vire e mexe estou com o dedo na boca, entretanto, eu não mordo, eu aperto só um pouco e depois largo, só que isso é um processo involuntário e eu consigo controlar os impulsos.

Problemas que podem dar

Roer as unhas pode acarretar em inúmeros problemas, uma vez que nossas mãos e unhas estão expostas a diversas coisas. Coçamos a cabeça, depois passamos a mão no rosto, pegamos em dinheiro, pegamos em algo que caiu no chão e algumas vezes não levamos a mão entre as ações.

Ao roer as unhas estamos expostos a :
  • Contrair uma infecção
  • Problemas estéticos
  • Dores na função pinça dos dedos


Como parar de roer as unhas

Existem vários métodos caseiros e simples para tentar não roer as unhas, algumas pessoas consegue se adaptar e outras não, vamos ser algumas opções?

Esmalte

Se você manter sua unha pintada tem a possibilidade de você evitar roer por ela está bonita. Hoje no mercado, existem algumas bases com gostos amargos para evitar que as pessoas roam as unhas.

Se você não quer gastar comprando a base especifica, pode fazer a sua usando uma base normal e colocando pedaços de alho dentro. O alho faz a base ficar com um cheirinho ruim que pode inibir a vontade de levar á boca, essa base com alho também ajuda no fortalecimento da unha.

 

Mantenha suas unhas arrumadas

Só pintar para deixar bonitinha não é uma solução 100% eficiente, mas se você deixar  a unha sempre bem cuidada você não vai sentir a necessidade de roer. Livre-se de cutículas e daquelas pelinha soltas e mantenha as unhas bem lixadas, assim não terá pequenos defeitinhos para puxar.

Carregue consigo sempre uma lixa e cortador de unha que podem auxiliar na manutenção.

Nada de mãos ociosas

Manter as mãos ocupadas ajuda também. Usar spinner fidget ou qualquer outro método de ocupação de mão auxilia nessa criação de novos hábitos.

Mascar chiclete também funciona.

Você precisa saber qual gatilho te desperta a ação de levar os dedos a boca e tentar trabalhar nisso para evitar, tanto sozinho quanto com ajuda de terceiros.

Hoje em dia a única coisa que impede minhas unhas de serem grandes é o trabalho, fora isso, está tudo ok. Eu percebi que eu roía as unhas por causa de nervosismo, e então eu sempre trabalho na respiração para me ajudar a não ficar nervosa.

E você costuma roer unha? O quê funciona para você?
Beijos

18 comentários:

  1. Eu roí unhas até os meus 15 anos e foi bem sofrido para parar.
    Tentei de tudo: óleos amargos, band aid, fitas, esmaltes escuros... mas o que funcionou para mim foi a força de vontade mesmo.
    Teve um dia que coloquei na cabeça que não roeria mais e foi! Nunca mais!!
    Adorei as dicas!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  2. Tens aí umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Quando era criança eu roia as unhas, virei adolescente e larguei esse mau hábito, mas hoje eu só não consigo evitar ceder de puxar as pelinhas soltas, haha. Sempre acabo me machucando. Sei que a base com alho não ajudaria por que o cheiro e o gosto de alho puro não me incomoda, mas eu realmente percebi que fazendo a manutenção das unhas frequentemente eu não fico cutucando.
    Amei a dica da respiração e do chiclete, pois eles me ajudam a diminuir a ansiedade.
    Gostei muito do post e estou feliz que tenha voltado a escrever no blog, sabe que eu gosto muito do seu conteúdo!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas, eu roia muito as minhas unhas, só parei depois que comecei fazê-las toda semana, aí fico com dó de estragar o esmalte e não consigo roer mais, rs!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Eu também tinha esse mal hábito de roer unhas e ainda eu reclamava que elas não cresciam kkkk por que será que as unhas não cresciam né KKKKKK).

    Você largou esse hábito mais cedo que eu, eu só fui largar mesmo esse hábito aos 19 anos depois do meu namorado brigar muito comigo kkkk por causa disso, ele falav que fazia mal isso g.g

    Amei as suas dicas,principalmente a de manter as mãos ocupadas, com certeza irá ajudar muitas pessoas. É dificil largar esse hábito mas com muita força de, conseguimos largar rs

    https://itslizzie.space

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fui de roer as unhas, mas quando fico ansiosa tenho mania de ficar arrancando elas pelos cantos com a mão mesmo, elas ficam todas curtas :( mas amei as dicas, acho que preciso manter as minhas sempre arrumadas para evitar ficar lascando elas nesses momentos ansiosos.

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tay.
    Eu parei de roer com esmaltes. Base mesmo na verdade, que era amarga hehe. E eu não roía só as unhas não, chegava a morder toda a pele em volta também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive problemas com isso, mas meu irmão já se machucou muito por causa da mania de roer unhas. Ótimas dicas, Tay <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse hábito. Algumas vezes já consegui deixar minhas unhas crescerem, mas é tudo questão de foco. Geralmente, quando invento de deixar as unhas crescerem passo sempre uma base fortalecedora. Quando estão maiores começo a pintar e assim não roo.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que nao sofro disso!!! rs.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu costumava roer quando estava mais ansiosa, hoje em dia é muito difícil fazer algo assim, pois eu sempre vou na manicure e nem tenho tempo para isso, além de manter minhas mãos sempre ocupadas.
    Boas dicas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Quando eu era novinha tinha muuuito essa mania. Só consegui parar com isso mesmo, pintando ela sempre !

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tay!

    Eu também tinha este hábito feio... Minha solução foi manter as unhas feitas. Hoje, com elas feitas, acabo não roendo. Mas não sei dizer se estou 100% "curada"... Hehe

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  14. Graças a Deus eu nunca tive esse problema de roer unha \O/
    Mas as minhas só conseguem crescer quando estão arrumadinhas, fora isso elas quebram sempre. (estranho) adorei suas dicas, vou compartilhar teu post com minha amiga Ana, porque ooooh menina que come as unhas e o dedo uasdhusadhasu

    Muito bom!

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Eu só comecei a parar de roer as unhas quando comecei a arranjá-las. Por saber o trabalho que dava e por gostar de vê-las arranjadas, deixei de roer. Hora em ponto! :P

    Beijinhos,
    Joana Freitas

    ResponderExcluir
  16. Roo as unhas desde que me entendo por gente. Sou aquele que roo até sangrar. Não sei o que fazer com esse hábito, mas seu post me ajudou muito.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas republiquei um post. Nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL