Resenha: Anna e o Planeta | Jostein Gaarder

Título: Anna e o Planeta
Autor: Jostein Gaarder
Gênero: Ficção / Infantil / Infantojuvenil
Pouco antes de completar dezesseis anos, Anna começa a receber mensagens em seus sonhos. Preocupados, os pais resolvem levá-la a um psiquiatra, mas o médico não acha que existe algo errado com ela. Na verdade, o excêntrico dr. Benjamin acredita que parte do que ela vê nos sonhos é real, como o agravo do aquecimento global e a consequente extinção de vários animais. Ele está certo, pois Anna está observando o mundo através dos olhos de Nova, sua bisneta que vive em 2082 e está prestes a fazer dezesseis anos. O mundo está desolado e Nova se sente cada dia mais revoltada com as gerações anteriores. Quanto mais Anna enxerga o futuro em seus sonhos, mais ela percebe que deve agir no presente. Mas será que ela vai conseguir agir rápido o suficiente para evitar que suas visões se tornem reais?"


Anna Nyrud é uma garota que prestes a completar 16 anos, ganha um anel de rúbi vermelho que é uma jóia de família, a família acredita que o anel é uma jóia mágica. Anna começa a ter sonhos de um futuro distante, só que no sonho ela não é Anna e sim sua Bisneta, Nova.

Nos sonhos, ela vê através dos olhos de Nova o que aconteceu com o mundo, todo dia uma espécie animal ou de planta fica extinta e por causa de tudo que vê no sonho, Anna decide que precisa fazer algo pelas gerações futuras.

Seus pais, preocupados com Anna a levam em um médico, o Dr. Benjamim, um homem que entende completamente toda a preocupação de Anna em relação ao planeta e acabam virando amigos. Anna também namora Jonas, um garoto que entende também toda a preocupação dela e juntos, eles iniciam uma campanha de conscientização.

Eu amo o tema de questões ambientais que o livro trata, e ele também fala sobre a refugiados, biodiversidades e todo o efeito que os problemas climáticos trazem com si. Em muitos momentos a leitura simplesmente não flui, e eu me peguei parando a leitura e tendo que ler tudo outra vez para entrar no clima. Os personagens não são tão abordados, com o que faz que não dê para o leitor se apegar tanto assim.

O livro passa uma mensagem boa, um alerta. E no fim da leitura, eu também senti que precisava fazer algo pela planeta.

Talvez todo o problema do livro seja o número de páginas, que por ser um livro relativamente curto não 'deu tempo' de inserir mais história.

Se você gosta dos temas ambientais e do autor, é uma ótima escolha de livro. Ah, não posso esquecer de falar dessa capa que é simplesmente maravilhosa e ela que em primeiro momento me fez querer ler o livro.

E você, já leu esse livro?
Beijos

10 comentários

  1. Que bacana esse livro! Essa mensagem que o livro traz me deixou super curiosa para lê-lo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, ótima resenha!

    Beijos!

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  3. OOi, adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa com esse enredo.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. EU AMO ESSE AUTOR! Eu já li O Mundo de Sofia e O Dia do Coringa. Fiquei curiosa pra ler esse livro, obrigada pela dica <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas achei bem interessante. Gostei muito da resenha :)

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor. Achei a premissa interessante, mas fiquei chateada por ele nao ter conseguido chegar lá.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. OOOOOOI

    como eu adorei essa sinopse! Realmente apaixonante.
    Parece ser daqueles livros que são muito fofos e bonitos, mas ao mesmo tempo conseguem nos fazer pensar em algumas coisas necessárias. Leria sim!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar do autor mas nunca li nada dele, gosto muito de histórias young-adult, fiquei curioso em relação a esse livro =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.