Coisas que não te contam sobre o processo de emagrecimento

Photo by Jennifer Burk on Unsplash

Hey gente, tudo bem com vocês?

Já falei diversas vezes aqui sobre querer emagrecer e tudo mais. Esse ano, eu comecei a levar essa vontade mais a sério após ver o quanto o excesso de peso estava afetando minha saúde física e mental. Eu preciso frisar que durante toda a adolescência e começo da vida adulta, eu pesava 45KG, esse peso era constante e após eu ter passado por um problema emocional, eu cheguei a pesar 68 KG. Baseado no cálculo de IMC, eu estava com sobrepeso. 

Nem sempre devemos levar o IMC em conta, uma vez que o cálculo não leva em conta a quantidade de massa muscular ou gordura corporal. Por isso, nem sempre devemos nos levar pelo peso que vemos na balança ou pelo o que vemos refletido no espelho, devemos ter nossos exames sempre atualizados e levar em conta nosso sentimento e condicionamento em relação ao corpo.

Falando sobre meu processo de emagrecimento, eu fiz tudo sozinha e nem levei muito a sério até achar um ritmo que ficasse confortável ou que deixasse a minha mente quieta. Separei algumas observações do processo que queria que tivessem me contado antes, vamos ver?

Emagrecer é um processo solitário

Decidir emagrecer deve ser uma escolha sua. Nem todo mundo vai entender seu interesse por uma mudança ou apoiar. Sempre vai ter alguém que vai te chamar para comer algo fora da sua programação, ou para dizer que só um dia não vai fazer diferença. 

Vão comentar que não estão vendo seus resultados ou dizer coisas ruins, por isso, você precisa ter certeza do quê quer e se manter firme.

O que sempre me incomodou muito foi a minha barriga, então enquanto eu perdia peso, toda coxa, bumbum e peitos iam sumindo, mas a barriga continuava com o acumulo de gordura, até que eu ouvi que eu seria uma 'magra barriguda' e me afetou de uma forma que eu tive que começar meu processo todo de novo para lembrar o que eu queria e que eu estava sozinha nessa jornada. 

Criar metas de como você quer estar daqui um tempo, ajuda muito. Não metas baseadas em quilos ou uma roupa específica, mas tipo, eu quero subir cinco lances de escada sem sentir que meu peito vai explodir e por ai vai.

Mesmo que o número na balança não mude, não significa que não houve progresso

Mesmo mudando sua alimentação, tendo uma rotina de exercícios definidos e fazendo trocas saudáveis, ás vezes, você não verá a balança mudar o número.  Nosso corpo é a mistura de gordura e músculos, então você pode perder gordura e ganhar o mesmo valor em músculo e isso fará seu peso não oscilará, por isso, nem sempre leve a balança ao pé da letra.

Por isso, não desista só porque a balança disse que não houve mudança.


                                                   Photo by Jamie Street on Unsplash



Restrição gera compulsão

Não adianta nada começar uma alimentação saudável excluindo tudo o que é dito como ruim da sua vida. Massas, açúcares, chocolate não vão te fazer nenhum mal se você não exagerar. Se você se obriga a não comer algo por muito tempo, quando decide experimentar só um pouco acaba passando do limite. 

O que funciona para mim quesito de alimentação é reduzir pela metade. Se eu costumava colocar 5 colheres de arroz, agora coloco 2 e meia e por ai vai. Também comecei a observar meus hábitos alimentares e identificar quando eu estava comendo para nutrir o meu corpo ou se eu estava comendo só para passar o tempo. 

Reduza o consumo de certas comidas ao invés de cortar de forma abrupta e isso pode ajudar a não gerar uma compulsão.

Nem sempre o peso está atrelado a felicidade

Na minha cabeça, eu seria mais feliz se emagrecesse. Mais a sua forma física não te fará feliz se você tiver outras questões a resolver.

Se conheça, faça as pazes com o seu passado, procure hobbies que te relaxam, fuja de pessoas e lugares que não te fazem bem ou acolham como merece. Quando você começar a arrumar toda a bagunça que te incomoda, você conseguirá ser mais feliz por não ter o peso de carregar coisas que te faz mal.

O meu processo está sendo bem lento por tentar achar um peso em que me sinto bem, tenho medo de perder mais do que preciso e não em acostumar. Para quem quer perder peso, minha dica é comece a fazer musculação, assim você reverte a gordura em músculo, sua nova dieta nem vai ser sobre reduzir e seu corpo não sofrerá tanta flacidez após a perda de gordura.

É muito importante aprendemos nos amar como somos, mas não tem problema nenhum se você quiser mudar e tentar coisas novas.
Beijos

Nota: Essa postagem estava faz bastante tempo no rascunho aqui do blog. Eu perdi todo o peso que queria perder, e após isso eu decidi largar de mão, então fiquei outra vez com sobrepeso. Estou totalmente no processo outra vez, e decidi postar pois a minha versão de hoje achou tudo o que escrevi ainda válido e é o que usaria para me lembrar durante minha jornada.

23 comentários

  1. Sim não podemos desistir, com certeza temos que nos amar como somos, mas se der pra mudar é melhor bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de ler o seu relato. É realmente algo muito pessoal e quem está de fora não tem noção das suas dores. Você falou algo bem real, estar bem consigo mesma é o primeiro passo que podemos dar em qualquer decisão que tomamos para uma mudança. Eu fico feliz que você tenha conseguido levar adiante o processo e desejo sorte no novo.
    Bjks!

    Eu nunca li os livros dessa trilogia, mas confesso que estou me afastando um pouco de fantasia no momento. Mas fico feliz que tenha dado uma chance ao livro e que foi uma experiência positiva. Espero também que os próximos volumes sejam tão bons quanto.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi Tay. Obrigada pelo seu relato, também passo por esse processo, e depois que tive minha filha a auto estima foi lá embaixo por causa do peso e da cobrança de mim mesma pra voltar ao corpo de antes.

    Mas aos poucos estou aprendendo a deixar fluir e focar no que é realmente importante pra mim nesse momento que é o cuidado com a minha filha, claro que a saúde é super importante, mas estou tentando me cobrar menos e uma coisa q me ajudou foi parar de seguir as influencers famosas que nos mostram um mundo completamente distorcido da realidade.
    Beijos.

    Momentos e outras coisas

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu post.
    Eu vejo muita gente focada em número na balança até eu já fui assim e muitas vezes achava que não tava mudando nada, depois que parei de me pesar todo dia melhorou, consegui ver mudança e quando pesei de novo cheguei no peso que eu queria.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    antes da pandemia eu estava em processo de emagrecimento é foi complicado, mas na época encontrei o equilíbrio só que depois da pandemia desandou e eu engordei novamente e mais, eu até agora perdi novamente cinco quilos, mas não estou fazendo nenhuma dieta, e de processo solitário é mesmo, além da força de vontade porque quando eu estava de dieta minha mãe não ajudava e só fazia coisa que engorda e gostosa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gostei bastante do post e hoje ele serve como uma dica para mim que ando buscando ser menos sedentária ultimamente (os hábitos da pandemia mudaram a minha rotina) e gostei bastante do lance de pequenas metas, como subir uma escada sem se cansar.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana essa postagem! Eu também tenho sobrepeso, mas não é algo que me incomoda. Eu já fui a pessoa que achava que tinha que perder peso para encontrar a minha melhor versão, hoje gosto do que vejo no espelho. Acho que temos que fazer o que deixa a gente feliz e espero que você consiga atingir seus objetivos. Infelizmente muita gente não entende e até tenta atrapalhar, mas vai dar tudo certo.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. Es duro bajar de peso. Esperó que lo logres. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  9. Nunca precisei de passar por isso. Mas não deve ser um processo fácil.
    Isabel Sá
    Bri

    ResponderExcluir
  10. Thanks for the post! Stay strong! Stay healthy!

    ResponderExcluir
  11. Our bodies are always evolving. There are things we that affect us. I am trying to learn to eat smaller meals. And always more exercise. A hard combination.

    ResponderExcluir
  12. Oh, when you find out a guy friend can drop 20 pounds from not drinking soda pop..it can be devastating sometimes.

    ResponderExcluir
  13. It is always interesting to see what these celebrities eat. No bread. No meat. Nothing after 4 in the afternoon. Always working out. Stay healthy, but good to you.

    ResponderExcluir
  14. EU preciso focar nisso tambem. Eu li recentemente um ebook É possível emagrecer após os 40 e estava cheia de dicas que ninguém conta! Só preciso colocar me pratica !!

    ResponderExcluir
  15. O importante é não desistir durante esse processo de emagrecimento.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  16. Oii Tay,
    obrigada pelo seu relato, eu Sarah entrei nesse processo, minha alimentação era bem ruim, comecei tirar alguns alimentos devagar, hoje nem sinto falta, refrigerante principalmente.. eu já não tomava tanta água, agora comecei beber bastante no dia.
    Começamos acompanhar seu blog, adoramos!
    Abraços,
    Blog Vou Arrasar

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Amei que você compartilhou um pouco da sua experiência aqui.
    E sim emagrecer e um processo solitário ainda mais quando olhamos pessoas próximas comendo de tudo e agente tendo que se restringir ou diminuir apenas a quantidade.
    Mas, vale a pena. Tudo que melhora a nossa saúde vale o esforço.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Verdade é algo que precisa de vários direcionamentos, eu mesma entendi bem melhor da Análise Corporal, acho que fez muita diferença pra mim
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  19. Recently, the COVID-19 pandemic has brought on more on-line gambling, since individuals aren't leaving the home as frequently. All those fascinated with the undead will have a great time|a good time} at Casombie. However, would not mean|this would not suggest|this does not imply} that the game options are limited to zombie titles. For example, pre-season spins the place you get free spins over the weekend if you 메리트카지노 performed from Monday to Friday in the course of the week.

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.