11 de nov. de 2019

Um papo sobre positividade tóxica

Hey gente, tudo bem com vocês?

No post de hoje irei falar sobre positividade tóxica. Já falei aqui diversas sobre como estou tirando um tempo para aprender mais sobre minha personalidade e as razões que me fazem reagir de uma maneira em certos tipos de situações e em como eu me vejo no mundo. Eu consegui reparar bastante em detalhes meus que eu não sabia antes, mas isso também resultou em coisas negativas.

Eu me peguei me forçando a ter uma positividade fora da realidade, eu ficava me questionando se eu estava sendo eu ou alguém que eu queria ser e se valia a pena. O ponto que me fez refletir sobre se eu estava no caminho certo foi quando eu passei a fingir que estava bem para as pessoas ao meu redor e isso ia contra tudo aquilo que eu estava aprendendo.

O processo de crescimento pessoal não é algo linear. Você não vai de ponto A até o B por uma linha reta, você terá altos e baixos, irá duvidar dos seus resultados e achará que é apenas o resultado da personalidade de outra pessoa que já passou da sua vida. Entretanto, quanto mais o tempo passar, você irá perceber seu desenvolvimento e como lidar com ele.

Positividade tóxica é quando decidimos, mesmo que inconscientemente, que devemos sempre ser positivos e ignorar as emoções consideradas ruins. Você pode se sentir triste, com raiva, sentir nojo de algo, você é totalmente livre para chorar quando sentir vontade. Não existe as emoções boas ou ruins, existem apenas as emoções humanas.



Todo sentimento que temos existe por uma razão e somos programados para aprender com os eventos. Pense em qualquer coisa que já aconteceu com você, que você teve sentimentos muitos intensos e pense se esse momento foi decisivo para te fazer tirar alguma lição. Precisamos legitimar todos os sentimentos, mesmo aqueles dos quais não gostamos. E pior do que deslegitimar nossos sentimentos, é deslegitimar de pessoas das quais não conhecemos as batalhas. Exemplos de positividade tóxica em outras pessoas é tipo quando você está conversando com alguém que tem depressão, ansiedade e você solta frases tipo ‘para de ser tão negativo’ ‘apenas vibes boas agora’ ‘seja mais positivo’. Em momentos em que estamos para baixp, é complicado ver o lado bom, então tanto para você quanto para pessoas que você conversa, tente lembrar que momentos difíceis acontecem e que está tudo bem se sentir assim. Não apresse ninguém e não se apresse.

Você vai superar algo de verdade depois que aprender a lidar com o que teme. Não se force a sempre ficar bem e ser o mais feliz, você pode se sentir da forma que quiser. Ser positivo não é algo ruim, mas você precisa ser consciente de si e sobre suas ações e aprender o valor da validação e suporte.

E você, já teve algum momento de positividade tóxica com você?
Beijos

17 comentários:

  1. MUITO importante esse post pq realmente ninguem é feliz o tempo inteiro e essa pressão acaba deixando mt gente mais infeliz ainda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Que texto incrível. Nunca tinha parado para pensar sobre isso, acredita? Mas vou prestar mais atenção sobre esses momentos.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Eu já senti isso, mas não sabia o que era. Tenho o péssimo hábito de ignorar os sentimentos ruins e tentar florescer os sentimentos bons!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei com isso. Já me enganei falando algo para mim e no final nada passava.
    Infelizmente, esses altos e baixos são normais na vida né? Acho que podemos saber lidar com cada etapa, é uma forma de amadurecer.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto, também me pego sendo um pouco forçada, isso atrapalha nosso crescimento pois sentimos que não somos algo, que estamos fingindo alegria. Devemos sempre estar satisfeitos com nós mesmos, sentindo que já alcançamos e vivemos de acordo com nossos ideias né c: senão ficamos doidinhas querendo fazer mil coisas por dia ushush haja tempo pra todas as nossas vontades hehe, acho que esse video tem tudo a ver com o post e eu também adoro!! https://www.youtube.com/watch?v=v9mLziV6WaM&list=LLLq6LCGqhZkjBBDvu77H0Ng&index=242&app=desktop

    Tree Colors
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, acho que sempre passamos por isso quando começamos a perceber a importância de ser mais positivo na vida. E inicialmente acabamos nos vendo assim, mas com o passar do tempo percebemos que o caminho é outro
    Charme-se

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse texto/desabafo. Quando eu comecei com essa coisa de ser mais positiva comecei a reparar isso e não só de mim, mas das outras pessoas também. Todo mundo quer passar a imagem que está bem o tempo inteiro, mas a coisa não é assim. Hoje eu sei que quando estou triste, tenho que viver a tristeza daquele momento, porque ficar guardando esses sentimentos é muito ruim (e uma hora a gente explode). Eu tento resignificar os momentos ruins e aprender com eles, mas não deixo de vivê-los ou viver uma mentira positiva para amenizar a situação.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. really nice post*_*
    https://chiaradipalma92.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho que todos nos temos os nossos dias não quer dizer que tenha de o demonstrar
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Ah eu sou 100% emoçao e me permito sentir todas,
    claro, procuro sempre tentar ser positiva e creditar que tudo pode melhorar, que vai passar, mas não me privo de sentir tristeza, alegria, saudade, amor..
    Amei o post
    beijos
    Taty
    http://www.tatycampos.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Seu post é muito interessante. Pois nos últimos dias eu tenho tido algumas crises de ansiedade e isso é bem normal pra mim, já que faz sete anos que eu faço tratamento contra TAG (transtorno de ansiedade generalizada). E eu aprendi a parar de fingir que está tudo bem e engolir choro. Agora quando a ansiedade vem eu me permito senti-la, fico triste, isolada, choro horrores, e depois desse período eu passo até mesmo a me sentir melhor. Portanto, parei de ser positiva exageradamente, se eu não tô bem, eu me permito não estar bem e não tenho vergonha disso.
    Seu post me fez lembrar o filme Divertidamente, acho que ele ensina exatamente isso, todas as nossas emoções tem seus momentos e precisam ser sentidas.
    Como sempre Tay, amei o post <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Muito bom!!
    É exatamente o que você disse, os sentimentos são algo natural, é humano e extremamente normal sentir raiva, tristeza... Não tem como ser positivo o tempo todo.
    Tava até chato essa moda de positividade forçada o tempo todo né?
    Adorei seu post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Tay.
    Gostei bastante da reflexão de hoje. Até porque nos temos sentimentos e eles podem ser qualquer um dependendo do momento.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Eu sou positiva mesmo sabendo que estou atravessando uma fase ruim em termos de saúde!! Sei que alguns dias são mais duros mas que fazem parte da vida!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Tay, tudo bem?
    Eu sempre tento esconder meus sentimentos, mas quem me conhece mesmo sabe quando estou fazendo isso. Sua postagem foi um aprendizado. Hoje eu tento ser sincera com meus sentimentos e dizer tudo bem. Tudo bem não está sempre tão positiva, só não posso permanecer nesse estado por muito tempo.
    Obrigada pelo texto.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  16. Assunto bem interessante.
    Bom fim de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  17. It is interesting and also paradoxical to realize that we communicate with others better than our communication with ourselves
    https://childactorlainstitute.wordpress.com/

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL