2 de dez. de 2019

Como ter um relacionamento saudável com o Instagram

Hey gente, tudo bem com vocês?

O Instagram é uma rede social que mudou completamente a forma de interação e como vemos alguns conteúdos online. Abriu portas para pessoas comuns virarem referência em um nicho e deu voz a muita gente. Em contrapartida, se tornou palco para egocentrismo e linchamentos públicos. Eu estou no Instagram desde 2014 e confesso que já vi tudo naquele lugar.

A minha conta tem cerca de 5 mil seguidores desde a época que eu criei, e agora só vai renovando e ficando o mesmo número, já que o mesmo número que ganho é também o que eu perco. E eu percebi que eu perdia muitos seguidores após fazer uma postagem e isso começou a me afetar muito por pensar que o problema era eu, quando na verdade, era apenas pessoas que me seguiam de outra época e estavam esperando coisas diferentes. Eu já desativei várias vezes e a última foi semana passada, só que sempre acaba reativando automaticamente ao tentar ver algum conteúdo no Instagram. Depois de muito esquentar a cabeça sobre como ‘fugiria’ da rede, eu decidi lidar aceitando tudo e criando um ambiente saudável para mim. Por isso, hoje deixarei umas dicas simples, mas que funcionam muito para evitar ansiedade ou um ambiente hostil, vamos ver?


Crie seu feed

O feed inicial é composto pelo conteúdo de todo mundo que você segue, então, selecione e siga somente pessoas que te inspiram e que contribua de certa forma para você. Você não precisa seguir todo mundo, isso não é obrigação. Caso você queria ver o conteúdo de alguém que não segue, é só procurar na lupa. Acho que sentimos tanto a necessidade de não perder nada que nos sujeitamos a tudo.

Seguindo só quem você quer de verdade, acabará não sendo exposto a conteúdos que possam ser um gatilho para você.

Nem tudo é real

O Instagram está cheio de filtros, frames de acontecimentos e mentiras embutidas. Nem tudo o que você vê é real, e quanto mais cedo você entender melhor. Nem todo mundo tem a pele perfeita, saí perfeita na selfie e faz viagens incríveis. Minha dica é: veja um vídeo de edição para foto do Instagram ou um daqueles vídeos ‘fingi uma viagem para lugar x’ e limpe sua alma. Tudo dá para ser manipulado, então não fique pensando o porquê suas fotos não saem tão legais quantos as de outros perfis.



Tenha menos tempo de rolagem

Aprenda a organizar seu tempo no Instagram para ser algo mais saudável. Reduza seu tempo no Instagram e se achar complicado crie barreiras de acesso como olhar o tempo que você passa no Instagram, exigir login sempre que for mexer e esconder o aplicativo em pastas.

Quanto mais trabalho você tiver par acessar o aplicativo, mas você irá refletir sobre se o esforço vale a pena.

Conta secreta

Uma boa saída é ter uma conta secreta, você pode deixar seu perfil do jeito que está e na nova conta que você segue pessoas inspiradoras e posta o que você quiser sem medo de julgamentos. É como se fosse uma aba para respirar quando estiver sobrecarregada.

Eu estou tentando ter uma atitude positiva com o Instagram, por mais que algumas vezes eu me sinta presa a querer números. Acho que todo caminho é alcançado com pequenos passos.

E você, o que faz para se sentir bem com Instagram?
Beijos

17 comentários:

  1. Olá! Amei seu post, é verdade o instagram virou uma febre e muita gente perdendo a sanidade por causa dos muitos filtros que existem lá. Eu parei de seguir e removi muitos seguidores que não condizia com o que eu queria no momento. penso que menos porém melhor.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tay, também estou tentando me desapegar do instagram, sempre segui pessoas reais, fujo das que vivem de aparências, e não sigo de volta se não me sentir atraída pela personalidade da pessoa.O que estava me afetando era a quantidade de notícias inúteis que acabavam aparecendo pra mim por causa do engajamento das pessoas que eu sigo...e o quanto de tempo que eu perdia todos os dias só no instagram. Ontem fui radical, deletei o aplicativo só pra não ter que ficar na tentação e curiosidade, prometi a mim mesma ficar uma semana sem mexer. Tomara que consiga. Obrigada por compartilhar seu depoimento.

    Bjs

    https://memoriaseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie .

    Também tenho um relacionamento complicado com o senhor Instagram haha.Principalmente depois que entrei na onda do feed organizado.
    Quando resolvo parar com isso ,fico desconfortável e lá vem a minha pessoa de novo tentando arrumar o feed.

    Eu tinha essa fixação com os seguidores no meu perfil literário,mas abandonei essa conta e foquei apenas na minha pessoal , e com ela não tenho tanta fixação com isso.É como se tivesse tirado uma carga dos meus ombros haha

    Amei o post.

    Bjs

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post e a reflexão que ele causa, o Instagram é meu trabalho, mas não o deixo influenciar minha vida real. Por exemplo, tento não focar em feeds perfeitos, em fotos perfeitas, em corpos perfeitos, porque sei que isso não existe. Da mesma forma, que não vivo apenas para postar coisas no Instagram. Se a gente deixar, essas ferramentas que são feitas para agregar, acabam se tornando nossas inimigas.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Abri meu insta em 2014 também e realmente muita coisa mudou, inclusive a minha conta q era mais pessoal e hoje é voltada para o blog mais não deixei a parte pessoal de lado.
    Filtrar os perfis que curte, silenciar e deixar de seguir perfis q não acrescentam e acima de tudo seguir perfis q agregam são a melhor coisa.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei o post!
    Realmente o instagram ás vezes é um lugar de puro egocentrismo, você tem toda razão! Achei todas as suas dicas valiosíssimas, mas, a principal é seguir o que realmente nos agrada, afinal, não faz sentido seguir algo que só nos aborrece, né?
    Amei suas dicas <3

    É minha primeira vez aqui no seu cantinho e gostei tanto que até virei seguidora... Se gostar do meu, me siga também ;)

    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Seriamente pensando em aderir a dica da conta secreta, as vezes a gente só quer ser mais espontâneo sem medo de julgamentos
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Eu acabei de criar um perfil pessoal no instagram só para família e amigos próximos em que posso postar o que quiser. Não tenho apegos com feed perfeito, tento intercalar fotos minhas com o trabalho do blog, porém vou silenciando ou parando de seguir perfis que não tenham muito haver comigo.

    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro o Instagram, mas ao mesmo tempo gostava mais dele quando surgiu. Hoje eu quase não posto fotos por lá, uso mais os storys e mais pra postar memes e coisas engraçadas. Fiz várias limpas, já que cheguei a seguir mais de 3 mil pessoas. Hoje sigo apenas o necessário e sempre faço a limpa. Ficava muito preocupada com números e hoje sou mais desapageda.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Felizmente não tenho problemas com o Instagram pq qdo criei quase não usava e qdo passei a usar todo dia eu já sabia que mta coisa nessa rede é manipulada. Gostei das suas dicas.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu já fiquei muito frustrada com a plataforma, mas graças a Deus parei para refletir e hoje tenho um pensamento diferente. É meu espaço de trabalho, vou filtrar o que vejo e postar o que é realmente relevante para mim.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  12. Já passei da época de ter neura com o IG, principalmente com a questão de números. Hoje em dia, acesso bem menos do que no auge do vício e ó, melhor coisa!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto bastante de instagram e creio que ter uma relação saudável nele.
    Acho que é umas das redes sociais mais legais que tem principalmente pra quem curte fotografia, claro que tem os pontos negativos, mas afinal tudo tem haha.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amei a dica de ter trabalho para acessar o Instagram, ainda não tinha pensado nisso.
    Pra quem trabalha com as redes, como eu, fica difícil desativar a conta e fazer um detox, mas acho que o desenvolvimento de como vc enxerga o Instagram vem de dentro, eu mesma já aprendi que nem tudo o que é perfeito no Feed é tbm na vida real.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá, Tay.
    Eu nunca fui de ficar horas em redes sociais. Acredite, mas eu só fui ter um celular recentemente hehe. E o instagram para mim é algo para divulgar as postagens do blog hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. mt bacana seu post, eu adoro o insta e estou sempre por lá, mas a gente tem que lembrar que as pessoas acabam compartilhando seus melhores momentos e a vida de ninguem é assim 100% do tempo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre tenho meus altos e baixos com o instagram e frequentemente tenho sentido a necessidade de me afastar um pouco.
    A gente vai aprendendo aos poucos que a vida na rede social é editada e um pequeno fragmento nem sempre real, selecionado para mostrar para as pessoas.
    Se a gente não fica de olho o IG nos afeta mesmo, e de um jeito nada saudável... adorei as dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL