Hey gente, tudo bem com vocês?
Você já leu algum livro e senti a necessidade de falar sobre esse livro para todo mundo? Foi assim que me senti com O rio que me corta por dentro do Raul Damasceno.
Em O rio que me corta por dentro, vamos conhecer Cícero, um garoto que mora com os avós e a tia no sertão cearense e fica a espera da mãe que só vem em dezembro de Fortaleza, onde trabalha. Em quanto espera pela mãe, ele sonha em conhecer o mar e compartilha esse sonho com Luzimar, seu melhor amigo.
O Rio que me corta por dentro foi uma experiência literária ao tentar conhecer mais livros nacionais. Eu amo a literatura nacional e amo a versatilidade e a maravilha que é encontrar técnicas literárias, o regionalismo e a cultura em cada livro, por isso, senti que esse livro traria uma faceta nova dos livros nacionais que estava lendo anteriormente.
Nesse livro, vamos seguindo a vida de Cícero passando o tempo desde pequeno até a idade adulta e vamos conhecendo também os moradores da região como o Luzimar que teve seu dedo mindinho do pé cortado pelo pai após uma promessa se o filho nascesse homem, conhecemos Nambu a dona do bar Gogó da Ema, sabemos da existência também de Chico Metero, pai de luzimar, e sabemos que boa gente ele não é.
Esse livro é curto e tem uma narrativa fácil. O autor usa do linguagem regional em alguns momentos e apreciei muito como durante todo o livro eu enxergava um potencial de adaptação na história. Sério, essa história precisa virar um filme ou série.
Em uma das idas da mãe para casa, Cícero escuta ela comentar como queria passar o ano novo na praia com as amigas, e ao questionar se ela viria no próximo ano, ela confirma. Entretanto, ele vê cada ano passar sem o retorno da mãe e passa a odiar o mar. Enquanto isso acontece, ele vai crescendo com Luzimar e passa a olhar o garoto com outros olhos e então os sentimentos de ambos começam a mudar até Cícero ler uma carta que muda tudo.
Eu confesso que já sabia o que tinha na carta por causa de pequenos fragmentos no texto, mas ainda sim, foi devastador. Somos jogados em um misto de emoções e experimentos a raiva, o medo, a descrença e a esperança. Esse livro tem poucas páginas, mas são suficientes para criar uma história completa e bem feita.
Em cada página descobrimos um novo segredo e entendemos a razão das coisas serem como são. É um livro que quero muito reler e sentir as mesmas coisas ou até encontrar coisas que puderam passar despercebidas.
O livro está disponível para compra na Amazon e disponível no Kindle Unlimited.
E você, já conhecia o livro?
Beijos
Oh, it does look intense and lovely. Great to hear about this one. Thanks for the wonderful review.
ResponderExcluirI am sure this hits home, more than many of us will ever know. It does sound very promising💕
ResponderExcluirIt does sound to be full of bitter sweet moments. Thanks so much!
ResponderExcluirTay ainda não li o livro mas pela sua resenha é um maravilhoso livro, é uma boa pedida pra ler bjs.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas li uma obra clássica que é ambientada no sertão nordestino: Vidas Secas - Graciliano Ramos. Já leu?
ResponderExcluirBig beijos
www.luluonthesky.com
Gracias por la reseña. Tomó nota. Te mando un beso.
ResponderExcluirComo tiene un título tan lírico, pensé que era de poesía. Parece una lectura muy recomendable.
ResponderExcluirBesos.
Amei a capa do livro, ela realmente chama a atenção e nos faz querer conhecer a obra!
ResponderExcluirwww.minutodabeleza.com
www.blogminutodabeleza.com
Uaal pela sua resenha eu fiquei bem curiosa pra ler esse livro e saber o que acontece com Cícero.
ResponderExcluirParece ser uma história bem comovente e que mexe com nossos sentimentos; gosto de histórias assim.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Parece ser um livro avassalador. Fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Your enthusiasm for "The River that Cuts Me Inside" by Raul Damasceno is truly contagious! It sounds like a captivating journey through the life of Cícero and the rich tapestry of characters and experiences in the backlands of Ceará. The exploration of themes like longing, friendship, and the complexities of family relationships seems deeply moving. I haven't read this book yet, but your heartfelt recommendation has definitely piqued my interest. Thank you for sharing your thoughts and insights on this remarkable literary work!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas é muito bom estar em contato com autores nacionais. A gente se identifica ainda mais.
ResponderExcluirBjus!!!
galerafashion.com
Que resenha maravilhosa demais, terminei de ler ela querendo fazer essa leitura em breve
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
I love books that make me want to immediately talk to someone about it. Interesting review.
ResponderExcluirhttps://comfycozyup.com
já ouvi falar, mas nunca li
ResponderExcluirme parece perfeito
beijo
A mina de fé
Eu gosto quando livros, mesmo que curtos, tragam grandes ensinames e sejam completinhos!
ResponderExcluirJá fiquei interessada e vou anotar para quando pegar o KU de novo ♥
Beijos!
Pam
Blog Interrupted Dreamer
Oi!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas gosto bastante de histórias com regionalismo, a ponto de sentir que está lendo uma leitura com sotaque sabe? Tipo na cabeça tudo vai ganhando o sotaque. Coloquei o Paraná como preferência de destino de viagem depois de uma leitura assim.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Conheço bons escritores brasileiros mas Raul Damasceno ainda não tive oportunidade.
ResponderExcluirBeijo