7 de fev de 2019

8D Music: Uma nova experiência sonora


Se você já foi em algum show, você sabe como é a sensação sonora. Um som alto que parece vir de todas as direções e parece entrar por cada poro do seu corpo e isso tudo é possível de sentir sem sair de casa e tudo o que você precisa é do youtube e fones de ouvido.

O 8D surgiu lá pelos anos 80, com um argentino chamado Hugo Zuccarelli e é a ideia do som vindo em diversas direções trazendo um ambiente similar a realidade virtual. O 8D já é usando em jogos e agora com a música, trás uma experiência totalmente diferente. O 8D, também conhecido como ambisônico, é um grupo de efeitos sonoros que permitem ouvir sons em 8 direções diferentes.

Para ouvir músicas em 8D, é necessário fones de ouvido e a sensação é similar a de estar no meio de um show. Você ouvirá a música de todos os pontos e parece que ela fica dando voltas na sua cabeça.  O som flutua do lado direto para o esquerdo, para no meio da sua testa, dá uma volta por trás da cabeça e você simplesmente fica pensando ‘o quê está acontecendo?’.

Confira aqui uma música em 8D, use fone de ouvido




No Youtube, é possível encontrar vários canais que postam músicas em 8D e pelos likes e comentários, dá para ver como  é bem aceito.

Desde que ouvi pela primeira músicas em 8D, eu não parei mais. Adoro dormir com a sensação, entretanto, é importante tomar cuidado de não ouvir por muito tempo (cuidado com fone de ouvido né). Como eu, em muita gente nos comentários dos vídeos dizem que o som os ajuda a dormir e outros ainda vão além, dizem ajudam nas dores físicas.

Esse tipo de som, ainda não é usado nas músicas usuais, entretanto, creio que daqui a um tempo, será comum vermos cantores populares aproveitarem do efeito para implementarem em suas músicas trazendo uma experiência sonora nova.

E você, já conhecia esse efeito?
Beijos

9 comentários:

  1. Confesso que não tinha ouvido falar em 8D (a desatualizada), mas fiquei curiosa para experimentar!
    Em casa, farei o teste!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o efeito sonoro ainda. Que interessante e demais!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. O meu pai tem um amplificador que "cria" esse efeito, nem sabia que o nome era esse rs. Amo essa sensação da música "bater dentro da gente" kkk
    Beijos!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro ir num show do que ter essa sensação em casa e sozinha, nada se compara a energia, as amizades feitas e tudo mais em um show hahahahhaha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. EU AMEI esse efeito, não conhecia, to aqui escutando outras, muito bom!

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Pena que eu não tenho fones de ouvido, mas só pelo aparelho de som do computador já foi possível perceber essa transição de lados. Aliás, eu já ouvi algumas músicas que dão essa sensação de ouvi-la de vários ângulos, mas eu não sabia que esse efeito chamava-se 8D. Realmente é uma nova experiência sonora.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Nunca tinha ouvido falar nisso do som em 8D deve ser especta-cu-lar!!!
    Tenho de ir ouvir isso, preciso é de uns fones, não tenho meh!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, o nome disso é audio 8d?
    jhahahah
    Eu semprei odiei quando ia assistir algo ou ouvir alguma musica e ficava mudando de lado o fone...
    Bate a tontura e parece que a loucura sobe na cabeça, hahahaha

    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  9. Oii Tay, adoro essa sensação que da ao ouvir música 8D como se estivesse no próprio show, mas não sabia que tinha surgido nos anos 80's.

    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL