Beba água & Defenda o SUS

Hey gente, tudo bem com vocês?

Hoje eu queria falar aqui no blog sobre um assunto que eu nunca comentei, que é o Sistema Único de Saúde, o famoso SUS. Se você já precisou levar ir a um pronto-socorro enquanto estava com frente, recebeu a fiscalização da dengue em casa, pegou medicamentos sem custo no posto de saúde, recebeu vacina, usou o samu, significa que você usou o SUS.

O SUS, Sistema Único de Saúde, é um dos mais completos serviços de saúde pública do mundo, pode ser usada desde consultas básicas até transplantes. O serviço é gratuito e garante acesso fácil e sem discriminação, com intuito de melhorar a qualidade da saúde.

A gente conta com muita campanha preventiva, mas sabemos que os postos de saúde estão lotados e falta muito ainda para ser 100% eficiente e contemplar toda a população, mas é inegável sua importância.  A ideia do SUS nasceu do Movimento da Reforma Sanitária no início da década de 70, após muito luta, foi a universalidade do direito à saúde foi oficializada na constituição de 88 e assim criou-se o SUS.

Direito dos usuários do Sus, presente na “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”

  • Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
  • Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
  • Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
  • Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
  • Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu trata- mento aconteça da forma adequada.
  • Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.



Acho que um dos maiores debates atuais é sobre a questão de saúde pública vs. Privada, uma vez que usam o argumento da falta de médicos e postos cheios como desculpa para privatizar a saúde, mas se tivéssemos que pagar por planos de saúde em um país em que a desigualdade é tão grande, quem você acha que poderia pagar por isso? O acesso gratuito á saúde não é nenhum favor e o governo não é bonzinho porque pensa no povo ao disponibilizar médicos, remédios e etc, a população que paga toda a conta no final com os impostos. Num sistema privado, que mesmo com nossos impostos teríamos que pagar um valor a mais para ter acesso a serviços, como você imagina essa conta fechando? Existe um X enorme dando abertura para desvio de recurso e o não acesso geral para esses serviços.

Vou usar um exemplo Brasil (sistema público) x EUA (sistema privado): aqui, quando quebramos a perna, sai de graça a consulta e a colocação de gesso. Se for o caso de cirurgia e colocar pinos ou coisas do tipo, também sai de graça. Nos EUA, o mesmo procedimento pode levar uma pessoa a falência.

O SUS não é perfeito, longe disso, mas ainda assim nos garante ter o mínimo de confiança de saber que a gente pode ir a um hospital e receber o tratamento que precisamos.  Existe o problema de longas filas, falta de vaga, médicos sobrecarregados e tantos outros, mas isso tudo é um reflexo da corrupção e ganância das pessoas eleitas pelo povo. A solução pro SUS é investimento e uma melhor gestão. Se todos se empenhassem na melhoria da solução ao invés da critica e do pensamento da privatização, com certeza, toda população teria uma saúde melhor.

O SUS merece ser defendido pois mesmo que você ou eu exclusivamente precisamos dele, outro alguém precisa, e é completamente fora da realidade alguém querer extinguir ou dificultar o acesso a algo para pessoas sem condições só porque você não acha necessário. O SUS é desde medidas preventivas até quando está nas últimas opções, o SUS é brasileiro e merece o apoio. E em tempos de Corona Vírus, sabe quem faz o rastreamento epidemiológico? Isso mesmo, o SUS.

Eu sou o tipo de pessoa que só vai ao hospital no extremo mesmo, e em todas as vezes, nunca voltei para casa sem atendimento e a medicação. Então, bebam bastante água, defenda o SUS e cobre dos políticos eleitos para que eles cumpram suas obrigações. 

E você, defende os serviços públicos ou prefere os privados? Qual sua opinião sobre o assunto?
Beijos

11 comentários

  1. O sus é muito importante, defendo com toda minha força. Graças a ele minha família e amigos tem acesso a vários remédios, ele só precisa melhorar, mas mesmo assim é muito importante. Adorei a matéria
    Beijos!
    Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  2. Já tive experiência com os dois, já dependi do SUS, do particular e do convênio. Sou suspeita em falar porque os três funcionaram comigo quando precisei. Hoje, caso precise, só tenho o SUS, por sorte, onde moro os hospitais são bons! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. adorei o post, quase todo brasileiro depende do SUS e temos sim que defende-lo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Muito interessante (e importante) você vir falar sobre isso. Concordo com você em muitos pontos e sou absolutamente contra a privatização da saúde.
    O SUS é de extrema importância, mas infelizmente ainda muito falho. Minha mãe recebe um remédio pelo sistema e graças a Deus não temos problemas, mas há um outro que ela tem que esperar cerca de 4 meses para receber (e não dá para esperar 4 meses) então temos que comprar. Mas isso é o menor dos nossos problemas. Minha cidade quase nunca tem médico disponível, a coisa melhorou um pouco quando vieram os cubanos, mas agora foram embora (daqui). Se eu quebrar um braço, preciso ir na cidade vizinha. Se ligar para samu, provavelmente não vem buscar (já aconteceu).
    Infelizmente há muitas falhas e o governo de jeito nenhum é bonzinho, ainda há muito o que melhorar, mas a maioria deles não se importa. Privatizar nunca!
    Beeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  5. Um dia uma professora minha se não me engano disse que o SUS é um ótimo sistema, muito bem pesando o que prejudica é a má administração e eu super concordo.
    E como também já dependi muito e ainda dependo do SUS super defendo e apoio muito isso de "bebam bastante água, defenda o SUS e cobre dos políticos eleitos para que eles cumpram suas obrigações".
    Parabéns pelo texto!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o cartão do SUS e já usei alguns dos seus serviços. Não é uma mil maravilha, pelos fatores que você mesmo expôs, mas dá para o gasto.

    O blog está em Hiatus de Verão, mas estaremos comentando nos blogs amigos esse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tay.
    Infelizmente aqui na minha cidade deixa muito a desejar. Eu tenho convenio no momento, mas fiquei em uma fila para cirurgia de retirada da vesícula por três anos e nada. Fiz o convenio, esperei os dois anos de carência e operei antes do que pelo SUS. Minha mãe não tem convenio e tem que esperar seis meses cada consulta. Sem falar em exames que no convenio faz na hora e no SUS é meses para conseguir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Eu acho o SUS extremamente importante. Já tive plano de saúde e hoje não tenho mais. Já fiz uso dos dois serviços e minha mãe trabalha na área da saúde pública. Confesso que algumas vezes o SUS é melhor que o atendimento privado.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Apesar de todos os problemas, eu defendo muito o SUS. Quando eu era adolescente, tive um tumor cerebral e meu plano de saúde negou vários aparelhos para uma cirurgia segura. Consegui fazer a cirurgia pelo sus e no fim deu tudo certo. Acho que o sus precisa passar por todo um processo para melhorá-lo. Um looooongo processo. Porém ele não deixa de ser importante.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Sempre defenderei o SUS, já fiz tratamentos que iriam custar bem mais caro no particular. Apesar dos problema ajuda muito.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  11. Enjoyed reading your opinion about this.
    I just followed your lovely blog :)

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 24 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.