Você tem lembranças para recordar hoje




Todos os dias o Facebook faz questão de me mandar uma notificação sobre todas as postagens já feitas por mim naquele dia em outros anos, e toda vez eu faço questão de entrar na página e ler cada post.


Criei o meu perfil em 2010, no mesmo ano que o blog foi criado e a minha versão de 14 anos é uma coisa em que não me enxergo mais.


Eu costumava postar trechos das músicas que mais gostava, recortes dos meus dias na escola, pequenas notas sobre coisas corriqueiras que hoje não fazem o mínimo sentindo pra mim. Em muitas publicações, parabenizo pessoas que nem sei quem são e que nem estão mais na minha rede de amigos, elogio pessoas pelas coisas mais bobas de todas e deposito todos os meus pequenos sonhos que queria na época como escrever um livro e mudar para São Paulo.


Me perdi esses dias em um devaneio após rolar por todas as publicações e me perguntei em qual ponto  mudei tanto para não me reconhecer mais. Não consigo enxergar o momento que deixei alguns sonhos e desejos de lado e gerei outros novos. E a vida é realmente engraçada, pois damos muita importância para algumas coisas que daqui alguns anos nem lembraremos mais.


Passei por tantas mudanças físicas quanto comportamentais, e ter isso registrado é um tanto estranho quanto reconfortante. Esse registro digital me faz lembrar de cada dor que senti, de cada pessoa que amei, de cada medo que eu tive e que hoje vejo que eram menores que eu. Amei lembrar das músicas que  tanto escutava e em como até hoje consigo lembrar de todas as letras. Vi fotos com amigos que não converso mais, e senti saudade de falar com eles para pelo menos ver como estão, vi pessoas que perdi e o momento em que conheci outras.


Eu sei que daqui um tempo, essa pessoa que sou agora não irá existir. Vou ter outra música favorita, vou ter assistindo um filme que vai mudar minha visão, vou ter viajado para algum lugar que vai dar um novo sentindo pra minha vida e está tudo bem. Eu quero todas as mudanças possíveis, mas quero que adquirir a sabedoria de aprender com cada mudança e fazer serem positivas, mesmo quando as mudanças me tirarem da minha zona de conforto e machucar meus ossos.


Quero sempre mudar e conhecer uma versão melhor minha, mas não quero nunca esquecer quem eu já fui. Quero poder me lembrar de cada detalhe e continuar aprendendo com o passado para ter um presente melhor.


E sobre todas as coisas que o Facebook podia nos conectar, eu nunca imaginei que ele me conectaria com quem fui no passado.


Você costuma se perder nas memórias do passado ou prefere sempre pensar no presente?

Beijos

24 comentários

  1. A gente vai se reciclando, se reinventando, mas essa é a beleza da vida. O bom é olhar as lembranças e ver o quanto evoluímos e aprendemos com tudo que já passou :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Time passes so fast and so many fast life experiences are happening. Yes, it's always great when you find that lost picture in a box of a memory you didn't know you forgot. All the best with your positive energy!

    ResponderExcluir
  3. Such an insightful post! Oh, Facebook isn't what it used to be. A lot of times I feel like I'm on Tumblr. Thanks so much for the Friday moment!

    ResponderExcluir
  4. Such a unique post. Very good for reflection. I don't journal like I used to. It's always great to run across an old one to see what I loved watching on TV or an artist's music I couldn't get enough of. Even old addresses of friends who moved away.

    ResponderExcluir
  5. Thanks so much for the post. Learning to make the most of the day is always an ongoing challenge. And remembering it, even harder as we grow older.

    ResponderExcluir
  6. Such a fine post today. Thanks for giving me much more to think about.

    ResponderExcluir
  7. Acho que é inerente do ser humano pensar no passado e no futuro e esquecer o presente. Eu sempre me perco nas lembranças e memórias. Aliás, assim como você também gosto de ver as lembranças que o Facebook me monstra, é legal ver o quanto a gente mudou e melhorou!
    "Quero sempre mudar e conhecer uma versão melhor minha, mas não quero nunca esquecer quem eu já fui." lindo isso ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu digo que são fechamentos de ciclos, quando noto que mudei.
    Eu acredito que tudo na nossa vida tem ciclos sejam eles de 5 anos, 6 ou 7 e quando esse ciclo se fecha coisas novas vem, muitas mudanças são necessárias. Eu também não me vejo como a mesma nem meu blog como quando começou, meu instagram então nem se fala mudou tanto rs.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tay.
    Minhas lembranças do Facebook quase sempre são de algum sorteio de livro que participei hehe. Eu acho isso muito interessante porque dez anos é muito tempo e claro que a gente muda muito. Mas essas lembranças são o que nos tornou no que somos hoje. Gostei muito da reflexão de hoje.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Trato de estar en el presente te mando un beso

    ResponderExcluir
  11. tem dias que as minhas lembranças do facebook me fazem sentir vergonha alheia e outros dias eu fico em uma nostalgia boa. é realmente muito louco a ideia de que vários fragmentos da nossa vida estão publicados numa rede social, e eu sou extremamente grata a minha eu do passado por ter postado tudo aquilo, hoje em dia consigo ver a mudança que aconteceu em minha vida, relembrar bons momentos e até mesmo aprender comigo mesma

    eu amei demais esse post
    super beijos

    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  12. É sempre bom relembrar o passado, mas viver dele não. Essas lembranças ajudam a recordar o antes e o agora. Se eu entrar 3 vezes no face no ano é muito kkk

    ResponderExcluir
  13. Oi Tay,
    Eu não tenho muito o costume de rever essas lembranças, sabe? Acho sim que tem sua relevancia, afinal, tudo que passamos nos trouxeram até aqui, mas no final, acho que as novas decisões são o que determinam quem realmente somos. Aprendemos com nossos erros/acertos ou simplesmente ignoramos tudo?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Tay,
    Que texto incrível. Tem alguns anos que não sou tão assídua ao facebook (tanto que cancelei neste último ano) e essas memórias também já me fizeram refletir sobre mudanças de pensamentos, planos e até atitudes (as vezes olhava postagens que nem acredito que já fiz haha). E é mesmo interessante ver essas mudanças e esperar pelas próximas. Só não tinha pensado em como ele acaba sendo uma boa ferramenta para ver isso tudo.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de regressar às memórias do passado.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  16. Acho que meu comentário se perdeu, Tay

    Algumas lembranças realmente despertam algo na gente, né?
    Algumas coisas eu ja esqueci, mas as que me marcaram mesmo é dificl sair da memoria, ate mesmo a sensação da epoca!!! Muito interessante...

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  17. Também não resisto a acompanhar as memórias que o facebook me trás todos os dias!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  18. Quando o facebook me lembra de algo do passado levo um susto porque não vejo mais a mesma pessoa. É incrível como a gente muda com o tempo e nem percebe.
    Mudar é bom e sempre traz algo novo para nossas vidas.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Tay, tudo bem?
    De vez em quando entro no mood nostalgia, especialmente com fotos antigas e pessoas com as quais não falam mais. Mas sem dúvidas minha fase atual é a que eu gosto mais! Não sinto falta do passado.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Oi Tay,

    10 anos, nossa... o tempo passa tão rapido né, olhando para trás podemos ver nossas evoluções e caminhos que fizerem nos tornar quem somos hoje.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  21. Olá...
    A gente muda muito com o passar do tempo, 10 anos atrás eu era outra Diane, e, sinceramente, gosto de olhar para essas lembranças para me redescobrir, porém, prefiro olhar mais para o presente. As lembranças tem sua importancia pois são fatos do passado que me tornaram a pessoa que sou hoje, porém,definitivamente, prefiro o presente.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu artigo, salvei em meus favoritos em meu navegador para depois ver outros conteúdos.
    Blog: Rastrear pedido americanas

    ResponderExcluir
  23. Era muito legal ver essas memórias quando tinha Facebook. Hoje em dia sinto muita falta dessa e de outras funções do aplicativo.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  24. get lost in memories of the past all the time -
    but I am not on Facebook and would never want to be.
    (They datamine their users, sell the information, and use sexist algorithms).
    I do have a Twitter account though, used to post videos on my YouTube channel, and love reminiscing via the older posts, comments and commenters' links on the older posts on my blog.

    my blog
    my YouTube
    my Twitter

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 25 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.