Os Móveis de Madeira do Palácio Anchieta

Hey gente, tudo bem com vocês?


Recentemente, viajei para o Vitória no Espírito Santo e fui conhecer o Palácio Anchieta. O prédio foi construído em 1551, e começou sendo uma igreja, depois uma escola e após reformas e restaurações, sobrevivido a incêndios e diversos outros fatores, hoje é a sede do governador do estado.


Durante a minha visita, eu não parei de reparar nos móveis e quadros presentes no prédio. O prédio tem uma predominância em móveis de madeira e reúne diversos estilos como o inglês, francês e tem peças orientais também. O prédio tem visitação diária gratuita e durante a semana você pode visitar áreas determinadas no primeiro piso, e aos finais de semana, você pode visitar as dependências usadas pelo governador. 


Confira os móveis aqui


No segundo pavimento do prédio, no corredor que dá acesso ao gabinete do governador, o estilo predominante é o francês. No cômodo principal, o estilo predominante é o inglês, e possui mobília de cedro. Um dos móveis mais antigos do gabinete é um escaninho onde se guardava correspondências. O Salão Nobre do palácio é revestido de adornos em gesso e madeira e você encontra o mobiliário no estilo Luís VX e Luís XVI.


No Palácio, também tem o Salão Dourado, o estilo do salão é o rococó. Por ter uma decoração em estilo Luís XV e ter uma grande quantidade de ornamentos em gesso e estuque com pinturas folheadas a ouro, o salão é considerado um dos mais ricos e imponentes do prédio. Segundo a história, os móveis do salão foram encomendados por Eva Perón, mas o navio em que estavam encalhou na Baía de Vitória e o governador do estado decidiu comprá-los. 


Confira os móveis aqui


Quando eu estava na visita, só lembrei da loja Atelier Clássico por ter peças que com certeza deveriam também fazer parte do acervo do palácio. No Atelier Clássico, você encontra móveis de madeira que são totalmente personalizados em cores e acabamentos. A loja reúne o melhor dos móveis clássicos de luxo, sempre prezando pela qualidade. 


As madeiras do prédio consistem em cedro, jacarandá e peroba e fiquei observando o quão bem cuidado as peças eram e por isso eu reuni as dicas mais básicas para seus móveis de madeira durar mais.


-Evite a exposição excessiva ao sol

-Evite produtos de limpeza muito pesados

-Evite água, e se tiver o contato, seque muito bem

-Também é sempre bom evitar o contato de utensílios quentes ou copos para evitar marcas. O recomendado é sempre usar uma proteção antes.

-Sempre use o produto recomendado para cada tipo de madeira/acabamento. Se for uma madeira escura, use óleo de peroba, se a madeira for clara, use uma cera incolor e se a madeira tiver verniz, os cuidados são redobrados.


E você, costuma ver os móveis dos locais aonde vai?

Beijos

23 comentários

  1. Oi tay, que lugar lindo que você foi, confesso que gosto de ver os moveis nos lugares.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Beautiful post.https://www.bauchlefashion.com/2022/07/why-bright-green-is-this-summers.html

    ResponderExcluir
  3. Muito encantador o Palácio Anchieta, adoro as peças da loja, essas peças são bastante estilosas, elegantes, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo. Os móveis devem ser perfeitos.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Me gusta la cómoda, te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Acho que só vi móveis do estilo quando fui ao museu, num passeio da escola mesmo hahaha e em série de época. Acho muito elegante, e se pudesse teria pelo menos esse sofá da quinta foto.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi Tay, tudo bom?
    Dá um ar de riquesa, né?
    Super combina com seu passeio!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre reparo nos móveis dos lugares, principalmente quando eles são de época. Adorei a postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tay.
    Eu raramente vou a lugares assim hehe. Mas acho esses móveis uma graça. Se não custassem um rim cada eu compraria. Mas praticamente dá para mobiliar a casa toda só com o preço de uma peça hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. So inspiring! Love the classic look!

    ResponderExcluir
  11. So great to learn of this. I am quite a slob when it comes to furniture.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gosto de ir em lugares assim pensando mais em observar a arquitetura do lugar, mas acabo admirando os móveis também. Tenho muita vontade de fazer um passeio para o Espírito Santo.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Não me importava de dar umas voltinhas por esse palácio!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  14. Oi
    deve ter muitos moveis interessantes em uma casa antiga como essa, eu sou louca nessas poltronas meu sonho é ter uma um dia.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Fiquei encantada com esses móveis.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa que cabeceira mais linda! Eu amei!
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 26 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.