Viagem: Vitória e Vila Velha - Espírito Santo

Hey gente, tudo bem com vocês?


Por aqui está tudo tranquilo. Recentemente viajei para Vitória no Espírito Santo com a minha irmã e os meus sobrinhos e decidi falar sobre a cidade aqui no blog.


Quem decidiu o destino foi a minha irmã e tudo começou com a ideia de irmos de Brasília para Belo Horizonte e de lá seguir de trem para Vitória, já que queríamos muito andar de trem. Infelizmente minha irmã não conseguiu comprar os bilhetes do trem, então fomos de avião mesmo.


Ficamos na cidade de segunda até sábado e nos hospedamos no Nobile Suítes Diamond. O hotel fica na Avenida Dante Michelini do bairro Jardim Camburi. Eu amei muito esse bairro, ele é bem novo e calmo e o hotel ficava de frente para  praia. Sobre o hotel: Eu achei ótimo. Super limpo, funcionários educados, tem um café da manhã delicioso e completo e o apartamento é bem confortável.


Como chegamos de noite o hotel, decidimos dormir logo e só conhecer a cidade no outro dia.


No primeiro dia de fato da viagem, fomos andar na orla da praia e de lá seguimos para o Projeto Tamar.

 


As atividades do Projeto Tamar tiveram início da década de 80 no Espírito Santo, mas o Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar de Vitória do qual visitei só foi inaugurando em 2012, ele fica localizado no bairro da Enseada do Suá. O ingresso custo R$24,00 inteira e R$12,00 meia-entrada e funciona das 10 da manhã até às 17. No local, possui tanques com tartarugas resgatadas e as pequenas que estão aguardando o retorno ao mar. Em cada ponto de observação, possui um funcionário falando sobre as tartarugas, sobre o projeto e em algumas épocas eles tem programações diferenciadas como nas férias. É um ótimo passeio para levar as crianças, mas não é tão interessante ficar o dia inteiro lá. Perto do Projeto Tamar, também tem o Projeto Baleia Jubarte. Uma curiosidade sobre o nome do projeto é que Tamar vem de Tartaruga Marinha.



Depois do Projeto Tamar, fomos almoçar no Shopping Vitória e depois fomos para o hotel.



No segundo dia de viagem, decidimos ir para Vila Velha conhecer o Convento da penha. O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil e está localizado num penhasco de 154 metros de altitude e foi fundada em 1558 pelo Frei Pedro Palácios. O Convento tem uma vista privilegiada para Vila Velha e também para o oceano. O acesso ao convento é feita pela Ladeira da Penitência, que dá uma caminhada de 457 metros em meio ao calçamento de pedra e curvas. Quem não está disposto a andar par chegar ao Convento da Penha, pode pagar 5 reais na entrada que dá direito a um lugar de ida e volta de van. O lugar é bem bonito, tem uma vista incrível, mas eu só transitei pelas áreas externas, já que estava tendo uma missa. O horário de visitação de segunda até sábado é de 6h às 16h30 e aos domingos 4h às 16h30. Dá para subir de carro de passeio, entretanto, tem limite de veículos, aos sábados é proibido e os domingos só sobem os primeiros 50. Vale muito a visita, mesmo se você não for religioso, uma vez que tem uma vista incrível de tudo. Um detalhe importante é que por conta da altitude, tem muitos urubus na área, então requer cuidado.


Saindo do Convento da Penha, pegamos um uber para o Farol de Santa Luzia. O Farol foi inaugurado em 1871 e suas peças foram trazidas da Escócia pelo Barão de Cotegipe. É permitida a visitação de terça a domingo, das 9h até às 16h30 e a entrada é gratuita. Não é permitido entrar com trajes de banho ou sem camisa, logo na entrada, tem um espaço com a história do Farol, é exposto alguns nós de marinheiros e então temos o Farol de Santa Luzia que tem uma vista linda para o mar. O lugar é bem calmo, e no dia que fui, quase não tinha ninguém, então estava bem silencioso.



Na mesma rua do Farol de Santa Luzia, existe a Praia Secreta. Não tem qualquer placa enorme sinalizando o lugar, só um inscrito bem tímido na parede que só dá par ver se estiver prestando atenção. A praia é bem bonita, mas não é tão secreta assim, então aos finais de semana e feriados fica bem cheia. Depois de dar uma olhada na Praia Secreta, fomos para a Praia da Sereia. A praia é bem agradável, tem umas pedras bonitas, mas me fez entender que eu gosto da ideia de estar na praia, mas eu odeio estar na praia de verdade por causa do cheiro.


Entrada da praia secreta e o caminho que leva


No terceiro dia, decidimos ir visitar o centro histórico da cidade. O centro tem prédios históricos com uma arquitetura linda, mas que infelizmente está muito abandonado. O lugar estava bem vazio e dava um pouco de medo de andar por lá, seria muito bom se o governo criasse algum tipo de incentivo para o comércio voltar com força para essa parte da cidade e cuidar dos prédios. Nossa primeira visita no centro foi na Catedral Metropolitana de Vitória, gente, que lugar lindo. Tem um estilo neogótico predominante, vitrais incríveis e é ótimo para quem gosta de misturar conhecimento arquitetônico com religiosidade. Depois da Catedral, fomos para o Palácio Anchieta.





Hoje em dia, o Palácio Anchieta abriga a sede do governador do estado, mas já foi o Colégio de São Tiago e residência Jesuíta em 1759. Depois de 1908, o Palácio começou a ser um centro de articulação política.


O Palácio Anchieta possui visitações guia das 09 até as 17 e durante dos finais de semana, a visita se estende pelas áreas que o governador usa, durante a semana os visitantes não tem acesso a esse lugar. O lugar é bem bacana e reúne uma história política e religiosa, do meu ponto de vista, a visitação é melhor quando se está em um grupo pequeno.


No nosso último dia de viagem, o tempo decidiu fechar mais, então ficamos no hotel a manhã e uma parte da tarde e depois saí com meus sobrinhos para catar conchas.

Outras fotos:













Eu amei Vitória e me deu muita vontade de mudar para lá. A cidade é bem limpa e eu percebi que os moradores gostam muito de se exercitar e fazer atividades físicas, então é super comum encontrar pessoas andando de bicicleta e também tem o projeto Bike Vitória, que são bicicletas compartilhadas que você baixa um aplicativo, paga pelo tempo que for usar e depois deixa nas estações que se encontram por toda a orla da praia.


Se você for planejar uma viagem para o Espírito Santo, talvez seja interessante ficar em Vila Velha pelo custo mais baixo, e é fácil ir pra Vitória de Uber, não sai um valor tão elevado assim. Tem diversos outros lugares interessantes na cidade, e já estou com vontade de voltar para conhecer mais.


E você, já conheceu Vitória?

Beijos

22 comentários

  1. Eu adoro Vitória e Vila Velha! Moro a 3 horinhas de lá, em Minas mesmo, mas amo demais lá. Apesar de morar perto, só visitei o Convento da Penha da sua lista, preciso conhecer mais. São duas cidades realmente incríveis, com uma vibe difícil de descrever, mas parece que todo mundo vive calmamente e com muita paz. Já me deu vontade de voltar pra lá!

    ResponderExcluir
  2. Ainn viajar é tão bom né?!! Eu não conheço Espirito Santo, mas deve ser lindo todo o estado ahaha Nossa você tem o mesmo sentimento que o meu ahahahhaha eu gosto de praia, mas não gosto ahaha e eu nunca consigo explicar direito isso ahahahhaa porque eu gosto de natureza, o barulho do mar, a beleza, mas a praia em si, não é algo que me atraia pra entrar ahaha doido ahahhaa

    amei as fotos, a viagem deve ter sido bem gostosa, ainda mais quando a companhia é boa né?!
    Mas ótima dica sobre ficar em vila velha, precisamos ter mesmo uma econimia na hospedagem ahahahhaa

    Beijos
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tay.
    Que passeio legal, lugares muito interessantes para se conhecer amei as fotos. Eu nunca nem sai do meu estado hehe. E que pena que não conseguiu viajar de trem, eu viajava muito de trem quando era criança mas não gostava muito não hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Parece que foi uma viagem incrível, à qual você aproveitou bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Eu amei as fotos que você tirou. Já fui a Vila Velha e conheci alguns desses lugares que você foi. Gostei muito da sua postagem e fiquei com vontade de voltar a essa cidade. Me lembro que amei quando fui.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Que bello lugar, me alegro que pasaste genial en este viaje. Genial hotel. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. Que viagem incrível, Vitória é um lugar bastante encantador, lindas as fotos, ainda conheço Vitória mas fiquei com vontade bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh que post legal e que fotos lindaas ♥
    Eu amooo esse lugar, já fui pra Vitória e Vila Velha. Saudades demais do Projeto Tamar, do Convento da Penha que é lindoo! A Praia Secreta aaaaaaaah lugar incrível!
    Muitooo dahora, que saudades de viajar :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Such exciting travels! Beautiful post! Thanks so much! Adoring❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  10. Definite WOW factor! So glad you learned so much about the city while you were there!

    ResponderExcluir
  11. So great to know of this city! Thanks for the beautiful post!

    ResponderExcluir
  12. Fantastic post! Awesome info on such a great history and place to visit!

    ResponderExcluir
  13. Oi
    legal que aproveitou um tempo com sua irmã e seus sobrinhos e que conheceu vários pontos turísticos nessa cidade, deve ser um lugar realmente bom de se visitar.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que fotos lindas. Tão bom poder aproveitar e conhecer novos lugares, eu tenho muita vontade de visitar o ES. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Gostei de conhecer o lugar através dos seus olhos.
    Beijo
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  16. Oh very good place, cute photos darling

    ResponderExcluir
  17. Amo fotos de viagem e gostei de ver os teus registros ♥

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 26 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.