10 de jun de 2019

Efeito Forer: isso não foi feito só para você

Você já se deparou com uma previsão diária de horóscopo, ou talvez um teste em que você falava qual objeto você via primeiro e isso determinaria sua personalidade e você achou que tudo encaixou perfeitamente a você? Eu sinto em te dizer que você caiu no efeito Forer.

O Efeito Forer é uma falácia de validação pessoal que nada mais é que a ideia de que algo foi feito exclusivamente para você, quando na verdade, foi apenas algo genérico e que se encaixa em diversas situações.

O psicólogo Bertram R. Forer fez um experimento com seus alunos e cada um recebia um texto e deviam dar notas  de 0 a 5 para falar quão perto foi a precisão do texto com a personalidade deles.  A maioria das notas foram perto quase máxima e então o Bertram R. Forer revelou que na verdade deu o mesmo texto para todos, ou seja, todos acreditavam ser um texto baseado em sua personalidade enquanto na verdade era um texto com frases vagas e que se encaixam para a maioria das pessoas.

Texto do experimento:

Você tem uma necessidade de ser querido e admirado por outros, e mesmo assim você faz críticas a si mesmo. Você possui certas fraquezas de personalidade mas, no geral, consegue compensá-las. Você tem uma capacidade não utilizada que ainda não a tomou em seu favor. Disciplinado e com auto-controle, você tende a se preocupar e ser inseguro por dentro. Às vezes tem dúvidas se tomou a decisão certa ou se fez a coisa certa. Você prefere certas mudanças e variedade, e fica insatisfeito com restrições e limitações. Você tem orgulho por ser um pensador independente, e não aceita as opiniões dos outros sem uma comprovação satisfatória. Mas você descobriu que é melhor não ser tão franco ao falar de si para os outros. Você é extrovertido e sociável, mas há momentos em que você é introvertido e reservado. Por fim, algumas de suas aspirações tendem a fugir da realidade.

Muita gente acredita na que a maioria de sites falam em questão de personalidade por algumas razões como: achar que se trata de algo personalizado , ou achar que uma pessoa é autoridade naquele assunto e por isso está dizendo coisas verídicas ou por sempre apresentar os traços bons da personalidade.


Eu sou a doida dos testes online e confesso que agora ando bem mais crítica em relação ao que leio. Eu não sei todos os aspectos da minha personalidade e saber que posso encontrar testes genéricos me fazem questionar tudo e questionar o que acho que sei sobre mim. 

A pessoa que mais se aproveitou do Efeito Forer (fonte: as vozes da minha cabeça), mas sem brincadeira, com certeza ela se usou muito, foi o P. T. Barnum que vocês devem conhecer do filme  The Greatest Showman (O Rei do Show). Ele até criou a frase ‘Nasce um trouxe a cada minuto’.

Trazendo para o nosso dia a dia, como você tem certeza absoluta que aquele Daily Mix do Spotify foi feito só para você? Ou será que aqueles emails da Netflix com filmes que você poderia se interessar foram enviados somente para você? Quando algum @ me manda uma mensagem fofinha eu me pergunto agora se aquilo é só para mim ou para todos os contatinhos.

O Efeito Forer é algo muito poderoso e quando se sabe usar, pode muito bem manipular muita gente. Por isso, eu acho importante você se questionar sobre as coisas e tentar saber se algo é exclusivo feito para você ou se é algo genérico feito para todos. Eu ando de olho bem aberto para as empresas com seus papos de coisinhas feitas somente para ti, nunca se sabe né?!

E você, já conhecia esse efeito? Você costuma acreditar em testes de personalidade?
Beijos

22 comentários:

  1. Não conhecia mas foi bom ler sobre isso e ganhar um pouco de conhecimento e conteúdo.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas quem nunca caiu nessa, né? Kkkkk. Quando adolescente, eu caía nessa direto kkkk. Hoje já não acredito mais, mas bom saber como surgiu! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse efeito, mas sempre fui desconfiada desses testes.
    Nunca acreditei que essas indicações do Netflix ou do Youtube são apenas pra mim, afinal são máquinas, robôs e não pessoas que estão alí nos conhecendo e nos indicando coisas legais.
    Mas isso também tem um lado ruim, exemplo isso de achar que o contatinho enviou a mesma mensagem fofa pra você e mais 7 HAHAHAHHA triste.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, vejo que muitas pessoas usam de artifícios e problemas que todo mundo se encaixa para produzir esse efeito, e como muitas pessoas não o conhecem, acabam se identificando com tudo que ouvem ou leem.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de fazer esse tipo de teste, mas a partir de agora vou saber que estou sendo enganada. kkkk.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu não fazia ideia disso, fiquei curiosa para saber mais a respeito.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  7. eu não sabia disso, achei super interessante!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tay!

    Que coisa interessante... Não conhecia o efeito Forer, mas acho que faz muito sentido. Vou passar a prestar mais atenção!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esse artigo. Não conhecia esse Efeito Forer, mas conheço sua execução em várias coisas que acontecem comigo.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Lindo post :)

    https://trapeziovermelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o nome do efeito, mas sabia que existia...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esses testes também e mesmo sabendo da falácia é legal ler coisas que a gente se identifica kkkkkkk eu não conhecia esse estudo e agora vou lembrar disso quando for fazer outros testes =D

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  13. Não sabia desse efeito, achei interessante! Não confio nesses testes em geral, acho sempre vago. No meu trabalho fizemos um de personalidade com um coach profissional e apesar de algumas características baterem, não tem como levar totalmente a sério, porque nem fizeram um estudo real sobre mim, eram só perguntas generalistas. Vale ficar sempre de olho.
    Um beijo!

    Fe
    www.femrgd.com

    ResponderExcluir
  14. Fiquei interessada no assunto, ainda não conhecia esse efeito e nunca fui muito de fazer testes em geral. Adorei o post.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. obrigada pelo comentário <3
    por acaso ainda não conhecia :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderExcluir
  16. Bem informativo o seu post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse efeito, mas acho que já caí nele algumas vezes kkkk
    mas agora estou muito mais atenta!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Tay.
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre o termo, mas sobre horoscopo e testes eu sempre desconfiei porque quantas milhares de pessoas não existem com o mesmo signo, é claro que com alguém aquilo vai funcionar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Caramba minha vida é uma mentira hahahah nunca pensei que a playlist do spotify não foi feita só pra mim ;-; mas sobre esses testes eu nunca levei a sério porque programar uma resposta diferente para cada possível usuário é praticamente impossível, como programadora sempre fiquei ligada nisso, só não sabia que tinha um nome este efeito. Adorei o post!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  21. O texto do experimento acaba trazendo vários aspectos do qual a maioria das pessoas se identifica. Pensando no efeito forer, realmente, frases vagas como o do texto acaba nos fazendo acreditar que ele foi feito apenas para quem o lê.
    Também sou a louca dos testes, mas com relação aos de personalidade eu sempre gostei de esmiuçar o resultado para conseguir entender a mim mesma.
    Amei o post, super informativo, eu ainda não conhecia esse efeito.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL