22 de jul de 2019

Aprendendo lições com Masterchef

Hey gente, tudo bem?

Eu sempre via as pessoas no Facebook comentando sobre o Masterchef, e eu não acompanhava o programa e em primeiro momento não sentia tanto interesse em assistir. Esses dias, eu descobri que tinha as temporadas completas no canal do programa e decidi dar uma chance e confesso que adorei cada segundo.

Estou acompanhando a sexta temporada que é a atual e a quinta temporada e já observei alguns pontos importantes, além de dar vontade de testar as receitas. Como estamos falando sobre um programa com pessoas sendo elas mesmas, podemos ver comportamentos que desaprovamos e nos fazem pensar em como agimos também.

Separei três lições simples, mas importantes que aprendi nessas duas temporadas, vamos ver?

Nem tudo que parece ser ajuda é

Sabe aquela frase 'nem tudo que reluz é ouro'? No episódio oito da temporada atual, o participante Fernando tinha o poder de determinar que tipo de sopa cada participante teria que fazer, e ele quis que o participante Helton fizesse uma sopa vichyssoise.

O Helton não sabia fazer a sopa, mas precisava fazer. Em certo momento, o Fernando disse que deu essa sopa para ele por ser mais fácil e assim ele se sairia bem (a sopa era composta de apenas 4 ingredientes). O problema foi que depois ele disse para as pessoas que estavam perto dele, que deu esse tipo de sopa para Helton por saber que ele não conseguiria fazer. Totalmente nítido que ele queria que o garoto fosse ruim, e no fim, Helton acabou eliminado da competição.

O aprendizado que podemos tirar disso é sempre desconfiar das intenções das pessoas. Às vezes, as pessoas parecem boas e que querem nosso bem, só que nunca dá para saber a real intenção das pessoas.

Desconfie de pessoas que sempre parecem muito boazinhas, talvez elas estejam tentando esconder algo.


O básico é necessário

Para qualquer coisa nova que queremos fazer na vida, devemos começar do básico e aprender aquilo de verdade para poder tentar algo mais avançado. Seja para aprender um novo idioma, começar um trabalho novo ou outra coisa. Procure aprender das menores coisas até poder avançar.

No programa, uma competidora foi eliminada por não conseguir fazer uma coxinha direito. Aprender coisas que você não tenha tanto interesse podem te ajudar um dia.

Nunca desmereça seu trabalho

A gente tem muito a atitude de achar que o que fazemos nunca é bom ou suficiente. Em alguns momentos do programa, os jurados perguntam "você realmente acha que isso ficou bom?" "Você acha que isso é trabalho de um chef de verdade?", dai os competidores sempre citam os defeitos dos seus pratos, sobre como poderia ter temperado mais ou deixado mais tempo no fogo, e as vezes, os jurados nem estão reclamando só testando para ver até onde a pessoa aguenta.

Saiba que seu trabalho tem valor sim, não deixe ninguém dizer o contrário, nem mesmo você. Tudo pode ser melhorado, e é sempre bom perceber seu erro para melhorar, mas não faça criticas na frente de outras pessoas, pois elas acharão que possuem a liberdade de fazer o mesmo.

Está sendo uma experiência boa assistir a esse programa, queria ter começado antes que então eu não me sentiria tão atrasada.

E você, acompanha o programa?
Beijos

24 comentários:

  1. Há mais de 10 anos eu acompanho versões de vários países de Masterchef. O do Brasil eu não gostei muito, principalmente por causa dos jurados que são extremamente grossos e gostam de humilhar os participantes. Mas é um programa incrível e eu amei as lições que você tirou assistindo a Masterchef. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  2. Fico em pânico assistindo Master Chef, morrendo de dó dos participantes, rs. Mas é fato que a gente aprende muita coisa com o programa. Adorei seu post!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Não assisto MasterChef por que não gosto do formato do programa e geralmente eu fico muito brava com algumas atitudes dos jurados. Penso que em algumas situações se eu fosse participante do programa eu chutava o balde e saía xingando todo mundo, haha.
    Mas, eu gostei muito desses aprendizados que vc trouxe para o post, realitys shows são sempre bons para observarmos as ações humanas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  4. Realmente dá pra aprender algumas lições pra vida com Masterchef...
    Acho que eu nunca tinha parado pra pensar nisso e olha que eu adoro Masterchef, porém depois que mudou pra domingo não vi mais :(

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava muito de assistir ao MasterChef dos Estados Unidos,mais a versão aqui no Brasil eu assisti pouquíssimas vezes.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. não acompanho. Gosto de outros estilos de culinária.
    Tipo aquele: que seja doce do GNT.
    Mas, as dicas que vocÊ falou fazem todo sentido.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha visto por essa forma, foram raras as vezes que assisti esse programa. Adorei seu post, arrasou Tay <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, sou muito fã, infelizmente não acompanhei essa temporada :( mas sempre aprendo muito! Era bem fã mesmo no ano em que o Léo ganhou, parava minha vida pra assistir kkkkk

    talodemaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Legal essas lições! Eu não assisto o programa mas vejo todo mundo comentar na internet!

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca vi o programa mas achei bem ruim essa da sopa.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Tay.
    Eu amo Masterchef e sempre fico torcendo para alguns participantes hehe. Gostei das lições que você tirou e poderia citar mais um, sempre tem alguma coisa que ainda não aprendemos. Várias vezes vejo até os jurados aprendendo com os participantes.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tay!

    Adorei os ensinamentos que você já tirou do programa. Muito observadora!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  13. Acompanho sim o programa. Estou vendo a sexta e falta ver a primeira. Muito legais as lições que você aprendeu.
    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Aprende se imenso
    Beijinhos, Jéssica
    https://damselme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Interessante esse modo de ver!
    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. super bacana esse post, o programa é mesmo cheio de lições de controle emocional e superação de desafios

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito das lições que você tirou do programa, isso a gente acaba aprendendo na vida gastronômica. Eu não vejo o programa porque eu me formei em gastronomia, dai pra passar raiva, eu passo no trabalho mesmo hahaha

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  18. Oi
    nunca tive muito interesse nesse programa, mas já assisti alguns episódios aleatório no canal H&H, que bom que está gostando de assistir, vi umas noticia que parece que deu algumas confusões nessa temporada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adoro demais o programa e realmente se aprende muito com ele.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  20. Não assisto muito ao programa mas que e capaz de existir essas coisas lá isso é
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  21. Essas lições são essenciais para ter uma boa convivência, saber se posicionar e saber viver em grupo é maravilhoso. Quase não assisto o programa, porque meus horários não coincidem.
    beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..

    Parabéns!

    Meu Blog: Jogos de Loterias

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL