Eu Voltei Para o Instagram

Oie, eu voltei pro Instagram.


Já falei aqui algumas vezes sobre como a plataforma é ótima e horrível. E alguns meses atrás eu decidi dar um tempo do minha conta.


Eu tinha uma conta na rede social desde que eu tinha 18 anos, de lá para cá muita coisa mudou, inclusive eu. Eu saí da fase de adolescente insegura para uma nova adulta que não sabia que era exatamente, e ser bombardeada de estímulos da vida de outras pessoas e essas vidas sendo mais interessantes que  a minha, meio que me quebrou.


Eu passei muito tempo me comparando e querendo me enquadrar em um número. Todo o meu relacionamento com o Instagram foi bem tóxico, pois por mais que eu soubesse que me fazia mal, eu continuava voltando. O ciclo da abuso continuou até que eu decidi desativar tudo e não olhar para trás.


Enquanto eu ficava sem uma conta, eu usei o tempo livre para ler mais, descobrir coisas novas e descobrir quem eu era sem me basear em outras pessoas.


O Instagram não é um mostro que vai acabar com você, mas ele pode sim te influenciar a mudar a forma como você se vê, sua forma de consumo e seus hábitos. Por isso, sempre certifique de se rodear apenas contas que te fazem bem e que são interessantes para você.


              


Em agosto eu achei que estava pronta para voltar a ter uma conta, mas decidi que não iria voltar para as minhas antigas com todo o drama, contas tóxicas e gatilhos, então eu criei uma nova conta mais voltado pro blog do que pra mim, para que eu possa ver o conteúdo de outros criadores e 'sem ninguém saber' que eu estava de volta. E eu posso dizer com toda certeza que em nenhum momento de agosto até agora eu me comparei com alguém eu achei que alguém pareceu falso. Eu sigo blogs e podcasts e blogueiras gringas que eu gosto do conteúdo e tudo parece tão orgânico e saudável. TUDO PARECE REAL.


Meu tempo de pausa fez eu olhar as redes sociais com outros olhos e recentemente eu li o livro Observações Sobre Um Planeta Nervoso do Matt Haig que me fizeram refletir sobre algumas coisas. Também teve o livro Qualityland do Marc-Uwe Kling que me fez entender que somos mais que algoritmos e números e que canto nenhum da internet sabe mais do que precisamos ou queremos do quê nós mesmos.


Acho que tudo isso foi mais um monólogo aleatório do quê o que costumamos ler por aqui, mas eu digo algo, seja autentico consigo mesmo. Não se compare e nem coloque pessoas em pedestais, todo mundo está cheio de defeitos e problemas, mas algumas pessoas conseguem esconder tudo usando filtros.


Eu voltei pro Instagram e se você tiver uma conta, deixa aqui nos comentários para eu conhecer seu conteúdo.


E você, já deu alguma pausa do Instagram? Consegue separar o que é real do que não é?

Beijos

30 comentários

  1. Oie minha flor! Dei uma olhadinha pelo seu blog e amei. Vi aqui um tipo de conteúdo que gosto muito e vou me inspirar. Desde agosto eu dei uma pausa no instagram, mas não deletei minha conta. Deixo la porque tem muitas recordações bacanas. Sinceramente não estou sentindo falta... Quem sabe algum dia volte a postar lá.


    Passa lá no blog. Fiz postagem nova e queria muito saber sua opinião sobre.❤
    Beijos😚,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  2. a gente tem dessa de achar que tudo é perfeito como as pessoas mostram no instagram né? Eu tento não olhar tanto por esse lado por mais difícil que seja. Meu ig é @aminadefe :)

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Compreendo o que você diz. Eu (Cristina) não tenho conta pessoal, somente a conta de Coisas de Feltro e acabo por focar mais em instas de artes. Acabei de me tornar sua seguidora lá no instagram. Força aí.

    Bjs
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. eu tenho umas 5 contas no instagram e juro que falta muito pouco pra eu apagar todas elas e ficar só com a de estudos que é a que eu quero focar mais
    o instagram consome muito das nossas energias

    amei essa reflexão que você fez, beijossss

    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que voltou realmente ele só te afeta se você deixar.
    É sempre bom se cercar de pessoas que não vão te influenciar nesse sentido de comparação.
    Eu não desativei o meu, mas não posto com a mesma frequência e to mais relaxada com organização de feed o que era uma neura antes.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda estou em um desenvolvimento pessoal para deixar que o Instagram se torne menos tóxico na minha vida. Tanto que já pensei várias vezes em desativa-lo, mas não tive coragem.
    Fico feliz que vc esteja tendo uma relação bacana com a rede social, um dia quero chegar a me sentir assim.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. I have never figured out a way to enjoy the platform, myself. I know some who trust it more than any social media out there, but I dunno. I like doing collages, but I think they would like it best just to see my photos and I don't do selfies and well, I have stuck with my blog all this time and I like it here, best.

    ResponderExcluir
  8. OMG..the internet was down today for starters and it was so crazy..even at work. Granted we are in troubling times. I was so nervous I couldn't even get into my blog. Strange how we are with all the apps we need in our lives. Thank you so much for this post. & thank you for your feedback too. It's truly had to find that balance in the rollercoaster days we are having.

    ResponderExcluir
  9. Não dei pausa, mas tenho duas contas uma particular e outra do blog.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu adoro o instagram. O meu é sobre maternidade então consigo tirar muita coisa boa, as ruins não absorvo, beijos

    ResponderExcluir
  11. Uso uma conta só (pessoal e blog) e felizmente nunca tive nenhum problema. Não sei se é por eu ser + velha (entrei pro Insta já dps dos 30) ou apenas por saber q mta coisa ali não é real mesmo. O meu é @anete_oliveira

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho competência para duas contas, então uso a minha pessoal e vem ficando tudo ok. Confesso que o instagram me desanima porque ele te corta muito o alcance...
    Mas eu gosto da rede social, consigo postar as minhas fotos, desapeguei de número de curtidas e de seguidores.
    E sobre relacionamento abusivo, é assim mesmo, voltei várias vezes e fiquei péssima. Só não exclui face e insta, porque naquela época não tinha stories e eu não olhava as lembranças do facebook. Hoje quando vejo, automaticamente apago.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  13. Oii Tay

    entendo bem, mas que bacana que voltou.. eu nunca desativei ou dei uma pausa, antes eu não sabia separar as coisas, achava que tudo era igual via, mas hoje em dia consigo separar muito bem. Sempre busco coisas boas e legais pra acompanhar, inspirações e ig de frases.

    Beijos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  14. Thanks so much for your comment! There is so much to see on instagram!

    ResponderExcluir
  15. I will confess..I do like looking at celebrities accountants, but then again..is that really them?

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tay!
    Eu criei minha primeira conta no Instagram aos 12 anos de idade, acredita? Esses dias mesmo me peguei triste, me comparando com outras pessoas mesmo sabendo que nada que elas postam correspondem à uma realidade verdadeira.
    Estou ficando mais tempo no Ig do EB mesmo, e parei de seguir algumas pessoas. As redes sociais podem ser bem tóxicas às vezes, mas tenho separado as coisas e olhado mais para mim mesma e quem eu sou :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  17. oii, eu me identifiquei muito com seu post, faz três anos que não uso meu instagram pessoal porque quando menos espero já estou me comparando com os outros. por causa desse motivo resolve desativar para algum dia volta totalmente curada. Hoje em dia estou bem melhor.
    bjs!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Nada nesse mundo é perfeito, o melhor é sermos nós mesmas e tentarmos ao máximo sermos felizes com o que temos e sem dúvida procurar sempre a Paz.

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  19. Oi
    eu tenho o instagram do blog e o meu, mas nunca dei uma parada até porque eu não sou muito ligada em redes sociais, normalmente fico mais conectada na do meu blog do que no pessoal, normalmente fim de semana eu fico a maior parte do tempo longe do celular.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Já dei pausas de todas as redes sociais na real, haha. Eu gosto do instagram, mas no momento meu perfil tá sem fotos. Uma coisa que eu faço é não seguir tanta gente e sempre fazer limpas. Gosto de seguir pessoas inspiradoras e que militam por coisas que eu acredito.

    https://www.biigthais.com/

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  21. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/11/carolina-herrera-good-girl-marc-jacobs.html

    ResponderExcluir
  22. Oi, Tay!

    Eu acho o Insta ótimo, mas é uma rede que pode ser muito ingrata também, né? Eu curto muito porque adoro fotos sigo umas contas que me "alimentam visualmente" e isso é massa, mas penso que tudo em excesso é ruim. E também tem esse rolê de se comparar, muitas vezes se frustrar com essa vida de aparências com a qual bombardeiam a gente. Eu trabalho com dança e a rede social é muito importante pra divulgar meu trabalho e "me manter em contato com o mundo" do trabalho, mas confesso que às vezes não consigo evitar me comparar com os outros de forma tóxica, é horrível e tem época que é mais difícil de aguentar e aí me ausento um pouco, simplesmente paro de entrar no app. Aí depois faço uma limpa de contas que sigo, tô sempre tentando me manter seguindo apenas as que o conteúdo me faz algum bem. Enfim... sempre tentando encontrar uma forma de equilíbrio.



    Um beijo enorme!
    Hey, Maria! | Instagram

    ResponderExcluir
  23. No inicio da pandemia o meu psicológico ficou muito abalado e com isso eu dei uma pausa no Twitter, Facebook e Instagram. No whatsapp eu não pude mas sabe, a pausa me fez um bem danado. Ás vezes as redes sociais pioram a nossa saúde mental e nem nos damos conta.

    https://itslizzie.space

    ResponderExcluir
  24. Bem vinda de volta ao insta, espero que tenhas muito sucesso!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Eu tenho uma relação bem parecida com o meu instagram pessoal, ultimamente só ando entrando no do blog, mas quando o mundo voltar ao normal eu pretendo usar despretensiosamente o meu começar uma conta nova.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. No momento eu estou dando meio que uma pausa no insta. Acho que faz bem pra saúde mental (e pra vista também). O insta parece um oceano sem fim, quando entro difícil sair :(

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  27. Eu fiz isso, mas dei uma pausa de tudo. Já me comparei. Já briguei. Hj deixei pra lá, tem coisas que não vale a pena. Hj só mostro um pouco de cada coisa 😍

    Eu tenho vc ???

    Beijos
    www.eumilhazes.com.br

    ResponderExcluir
  28. Acho super importante esse detox digital. Eu tenho usado o Instagram pouco hoje em dia. Isso tem me feito bem.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 24 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.