Saúde Ocular e a Luz Azul

Algumas semanas atrás, eu acordei com uma mancha vermelha no meu olho direito e fiquei apavorada. Eu não sabia o que era, nem o que tinha causado e procurei um optometrista que me disse que era um derrame ocular.  O derrame ocular ou Hemorragia subconjuntival, por mais que tenha um nome impactante, é totalmente comum e é causado pela dilatação das veias dos nossos olhos e podem 'estourar' de diversas maneiras como ao coçar os olhos, espirrar, fazer força e diversas outras coisas. Não precisa de um tratamento e some em cerca de 2 semanas. O post de hoje não é sobre isso, mas foi o meu motivo de visitar o Optometrista e acabei fazendo logo um exame de vista. Minha vista é mais do que perfeita, mas acabei comprando um óculos com proteção de luz azul para o proteção dos olhos, já que os meus andavam sofrendo muito pelo uso de tela e o post de hoje é sobre isso.


Um explicação rápida sobre luz azul: existem luz visíveis e invisíveis. O sol, nossa principal fonte de luz, possui luz em diferentes cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul) e cada cor tem diversos tons, e o espectro das luzes coloridas combinadas originam a nossa conhecida luz branca. Os raios com maior comprimento de onda terão menos energia, e o de menor comprimento terá mais energia. Os mais próximos da luz vermelha são visíveis e elas aquecem, na outra extremidade temos os raios de luz azul e ás vezes são chamados de luz azul-violeta, depois desse espectro começa a luz invisível e depois disso é considerado ultravioleta e sabemos que dependendo da exposição a luz uv pode tanto nos bronzear quanto queimar. O sol é a principal fonte de luz azul, mas as telas de celulares, computadores e tv também possuem luz azul e esses eletrônicos emitem uma quantidade considerável de luz que pode ser prejudicial a longo prazo.


Mas veja bem, a luz azul não é um vilão o tempo todo. É superimportante para manter nosso estado de alerta, ajuda na função cognitiva, ajuda no humor e memória e ainda é um dos responsáveis pelo céu parecer azul, fala sério, quem não ama ver um céu azulzinho em um dia quente?!


Por isso, precisamos cuidar dos nossos olhos ao invés de querer mudar a natureza. Eu separei algumas dicas que reuni pela internet e que comecei a usar comigo para melhorar a minha saúde dos olhos e evitar outros sustos.

 


-Quase todo celular e aplicativo mais usado possui função de modo noturno. Ele reduz a luz azul e deixa uma visualização mais confortável para os nossos olhos, por isso, experimente começar a usar o modo noturno ou baixe um filtro de luz azul para o seu celular. Só digitar filtro de luz azul ou modo escuro que aparecem várias opções.

 

-Reduza o uso de telas ou invista em óculos com proteção de luz azul. Eu optei pelos óculos e não tinha nenhum problema de vista, mas foi colocado grau 0,25 no olho direito e 0,50 no esquerdo e ainda assim, eu achei um valor caro para se pagar em óculos para alguém sem um problema plausível, mas fui mesmo assim para ver se meu olho ficava mais confortável. Já vi na internet alguns óculos que prometem bloquear luz azul, mas não sei se são confiáveis.

 


-Exercite sua visão fazendo a regra 20/20/20. Essa regra basicamente diz que a capa 20 minutos de uso de tela, você precisa desviar a visão e olhar por 20 segundos para algo a 20 metros de distância, acho um exagero, eu sempre tento só olhar o mais longe que o ambiente permite e é uma ótima pausa para os olhos.

 

-Sempre tente deixar o celular ou o monitor do computador numa posição baixa de forma que você precise olhar para baixo para enxergar.

 

-Tire uns minutinhos do dia para chorar. As lágrimas são os lubrificantes naturais dos olhos, então, coloque aquela música que toque do fundo da sua alma e dê uma choradinha para lubrificar. Caso você seja maquiadora e não quer chorar para não borrar a maquiagem (olá, Juliete), na farmácia tem um produto chamado lágrimas artificias que cumprem a função e é mais fácil de usar.

 


As dicas são bem simples, mas fazem diferença a longo prazo. É sempre bom fazer uma consulta para ver a situação dos olhos e usar moderadamente os eletrônicos.


Estou usando os óculos direitinho e não sinto uma fadiga que sentia antes, então por mim está tudo ok até agora.


E você, usa óculos? Como protege seus olhos da luz azul?

Beijos

46 comentários

  1. Olá...
    Meus olhos são bem sensíveis e acho que não vai demorar muito ser preciso usar óculos.
    Amei demais as suas dicas e depois que mudei a luz do meu celular ficou muito mais confortável :)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Thanks so much for the info! Recently, I had an eye stroke too, but I saw first something that looked like threads or hair and then when I rubbed my eyes it became black dots that dispersed everywhere. When I went in, they found that my retinas are swelled. But they didn't talk about anything you suggested. I feel I have the worst doctors ever now. Coming up with so many baffling explanations..from "you might have had Covid"...to as actual stroke.

    ResponderExcluir
  3. Such important post! Thanks so much. It can happen. Thanks so much.

    ResponderExcluir
  4. Adoring you in those glasses! Thanks so much for this post!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei com miopia bem rápido graças a luz de uma tela de computador que eu passava horas.
    Hoje em dia uso pra distância e ainda tenho astigmatismo uma droga.
    Depois da adolescência até hoje usando óculos acostumei de boa.. rs
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Bem, a melhor notícia é que você foi ao Optometrista. Muito bom que você conseguiu os óculos, eles são tão necessários hoje em dia com a tecnologia.
    Ficam lindos em você, gosto da cor e do estilo. Não uso, mas a verdade quero pegar um pouco para me proteger da luz da tela. Obrigado por compartilhar!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Uso óculos há quase 20 anos, tenho miopia alta mas ainda não estabilizou, na questão de chorar é só eu lembrar dos boletos que está tudo resolvido rsrsrs brincadeira. Está linda de óculos

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tay. Tudo bem?
    Eu comprei um óculos desse há um tempo atrás justamente porque meus casos de enxaquecas estavam piores por causa da vista cansada. Melhorou bastante ter um descanso para esse abuso de tecnologia.

    Que bom que o seu olho está bem e sem problemas. Saúde ocular é tudo.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  9. Siempre es bueno cuidar los ojos y no abusar de la computadora y el celular. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  10. nossa mt bacana esse post, a gente tem que cuidar mesmo da nossa saude e isso é cuidar da nossa saúde ocular mesmo

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  11. Meu pai já teve esse derrame ocular, assusta mas ainda bem que não é nada grave.
    Achei bem interessante essa regra 20/20/20, não conhecia, porém eu como uso óculos ou lente direto e sempre tô na frente do computador sinto que preciso desviar o olhar e descansar.
    E você ficou linda de óculos, adorei :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. You are so beautiful.

    www.exclusivebeautydiary.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Tay,
    Deve ter sido um susto ver algo diferente nos olhos né?! Ainda bem que não foi nada sério.
    Mês passado eu fui ao oftalmologista para uma consulta de rotina, e de acordo com o médico, minha visão é perfeita, ele disse que não tinha necessidade de eu usar óculos apenas com a função de proteção contra luz azul, mas me indicou ler e-books com a proteção de luz do aparelho, e também me explicou esse exercício 20/20/20. Então, fiz algumas mudanças, dentre elas, meu celular automaticamente liga o filtro de luz azul das 22h até ás 8h pra que não atrapalhe meu sono caso eu mecha nele antes de dormir. Além disso, uso luz baixa nos meus aparelhos eletrônicos.
    Achei seu post super informativo e necessário.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, a minha oftamologista falou essa regra dos 20 e ainda me passou um lubrificante pra passar diariamente ou quando for usar computador ou leitura por muito tempo.

    Essa lente é cara msm, eu ainda não fiz. Mas já chorei desconto pra minha mãe kkkk ela trabalha em laboratório ótico.

    Beeeijos
    Eu Milhazes

    ResponderExcluir
  15. Informações muito boas!
    Os óculos são muito bonitos!


    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  16. Olá, Tay.
    Uso óculos desde que me conheço por gente hehe. Tenho miopia e astigmatismo. Mas nem sei sabia isso de luz azul hehe. Quem sempre estoura essa vasinhos no olho é minha mãe, ela usa um colírio diário.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, também tenho óculos com filtro de luz azul e isso mudou a minha vida, pq antes eu ficava com a vista muito cansada por causa das telas.

    Abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  18. Oh wow that does not sound fun at all. I so need to get blue light glasses but I also need them to before reading too as my eyesight is not so hot.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  19. Oi
    isso aconteceu com a minha irmã, ela ficou apavorada ainda mais porque estava sozinha em uma outra cidade.
    Eu uso óculos com lentes para esse tipo de luz e também porque não posso ficar sem já que não enxergo de longe, meu olho as vezes fica ardendo e seco ai eu uso colírio.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Já tinha ouvido falar dessa regra do 20/20/20 e é uma coisa que eu adoraria fazer mais, mas só me lembro quando leio sobre (como agora!), não sabia que existem óculos que protegem contra a luz azul e vou ficar de olho nisso!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Tay, tudo bem?
    Uso óculos para ler e trabalhar, pois tenho astigmatismo, e sempre dou preferência a lentes com essa proteção. Me ajuda muito a não ter dor de cabeça também.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  22. Eu uso óculos desde os 13 anos, para miopia, e agora astigmatismo. Eu já imagino o quanto são caros, pois conforme o grau aumenta, mais cara fica a lente. Desde que descobri o astigmatismo, tenho usado bastante o filtro de luz azul no celular e minhas redes sociais são todas em modo noturno, o que tem me ajudado bastante. E, como minha vista é seca por natureza, vivo com um colírio lubrificante também. Minha visão é outra desde então. Que bom que você procurou um especialista e você ficou muito bem de óculos, por sinal. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  23. You look amazing.

    www.exclusivebeautydiary.com

    ResponderExcluir
  24. Yes we spend so much time in front of the screen that it would be a great decision to invest in blue light glasses. I use them too!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Tay,
    Paguei caro nos meus óculos para ter essa lente especial aí, confesso que demorou um pouco para eu me acostumar, porque sentia que mudava a cor das coisas, nem sei se era minha imaginação ou se realmente muda, mas é um investimento né?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Ei, Tay, tudo jóia? Eu super te entendo com relação ao preço dos óculos, são literalmente os olhos da cara! Fico feliz que você está com uma visão boa e saudável! E a luz azul pode fazer estrago até na nossa pele, fui descobrir isso recentemente em uma aula da faculdade! Enfim, amei o post e beijosss. Aliás, você ficou linda de óculos


    Books House

    ResponderExcluir
  27. Que lindo o seu óculos Tay! Mas nossa, imagino o seu susto ao acordar com uma mancha vermelha no olhos, eu ficaria apavorada. Ainda bem que não era nada grave! Bacana demais as suas dicas para melhorar a saúde dos olhos, preciso aplicar no meu dia a dia. Beijo :*

    ResponderExcluir
  28. Ooi!
    Menina, esse post é para mim, né? Pode falar. Eu estou há uns 2 anos enrolando para ir num oftalmo e ir pegar um óculos novo. Eu to sentindo meus olhos pedindo socorro já :(

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  29. So glad you are doing OK. Thanks for this post. Love those glasses! Here's to stay beautiful. And wonderful reads!

    ResponderExcluir
  30. Cuidar dos olhos é importante e é necessário, seu post bastante informativo, ainda não uso óculos anotado as suas dicas bjs.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  31. Então, eu sempre deixo meu celular no modo noturno, e, o brilho do celular deixo no mínimo, sempre preferir assim, mas gostei das dicas, e gostei do seu óculos. Beijos flor!

    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá! essa proteção da luz azul na lente é ótima ainda mais quando recomendada pelo oftalmo.
    É sempre muito importante se atentar aos cuidados com os olhos.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Além de usar um óculos com lentes que me protegem da luz azul,eu utilizo um colírio recomendado pelo oftalmo que ajuda na lubrificação ocular.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. ótima dica pra quem usa!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  35. apenas uso óculos para escrever e ler :)
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Depois que comecei a trabalhar no computador, percebi que não enxergo como antes. Estou precisando até ir no oftalmo, para ver se preciso usar óculos.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  37. quantas dicas boas
    temos mesmo que nos cuidar

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo post. Informações importantes e nelvrágicas para a nossa saúde ocular. Teve um tempo que usei óculos, inclusive preciso retornar no oculista novamente para rever essas questões. Trabalho muito com os olhos, luz de telas durante todo o dia e suas dicas são bem pertinentes (Confesso que tem algumas bem inalcançáveis) e acredito que façam a diferença.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 24 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.