Criar uma loja: O primeiro Passo

Hey gente, tudo bem com vocês?


No outro post sobre a Primadrama, eu disse que começaria uma série de postagens sobre a criação de uma loja online que traria informações que eu não consegui tão facilmente quando tive a ideia de começar uma loja online. Em cada post, trarei alguma informação sobre por onde começar, fornecedores, plataformas e todo o universo envolvendo.


Hoje, falaremos sobre o primeiro passo para criar uma loja online que é A VONTADE DE COMEÇAR.


Sim, o primeiro passo de tudo é você querer começar algo, seja ele por causa de um sonho ou pelo descontentamento da situação em que se encontra. O meu pontapé foi perceber que meu tempo estava passando e eu não tinha nada tangível para mim. Que eu trabalhava para ajudar outra pessoa a realizar seus sonhos enquanto eu trabalhava somente para sobreviver até o dia seguinte.


Depois que você diz: eu quero isso, você precisa sentar e olhar o que precisa para alcançar. Minhas sugestões de passos são:


-Defina seu nicho


Decida sobre o que será sua loja, quando mais específico melhor para criar um plano eficaz. Exemplo: eu quero uma loja de roupas femininas. Isso implica em compras diferentes peças como saias, blusas, vestidos. Também terá que comprar cada peça numa variedade diferente de tamanhos, talvez terá que comprar diversos estilos diferentes já que seu foco são roupas femininas e também terá que ter peças que incluam diversas idades.


Agora, se você quiser uma loja de t-shirt feminina de frases de séries para mulheres até 30 anos plus size, você terá um público e produto bem definido e assim pode focar bastante em estratégia.


Saber o que quer vender implica bastante nos próximos passos.


-Crie um plano de negócios


Crie um plano de negócios definindo de quanto será seu investimento inicial, em quanto tempo será preciso para ter esse investimento de volta, quais são seus gastos previstos.


Nesse ponto, você pegará referências de quais são seus possíveis concorrentes para saber qual será o diferencial da sua loja e também qual a melhor forma de entrar no mercado.   


O plano de negócios é uma parte bem especifica e chatinha de fazer, por isso, recomendo que visite o site do Sebrae pois sempre tem informações relevantes e clicando aqui você pode baixar o arquivo em pdf para dicas.


-Defina qual será sua plataforma


Sua loja será online ou você fará vendas físicas oferecendo para outras pessoas? Ser for online, você venderá por instagram, marketplace como shopee e mercado livre ou terá um site próprio? Sendo online como será feita a entrega: você vai entregar em mãos, usará motoboy, algum serviço de entrega ou correios? Seus clientes poderão experimentar as roupas antes da compra? Serão vendas locais ou nacionais?


-Revenda ou produção própria?


Você precisa definir se revenderá os produtos ou você mesma fará. Se for produção própria o cuidado precisa ser redobrado para precificar de forma certa e incluindo sua mão de obra e materiais para evitar perdas.


Se for revenda, você precisa criar sua lista de fornecedores e se atentar em qualidade e custo. Mais para frente, trarei um post só sobre fornecedores e algumas dicas.

 

Esse começo leva um tempo, pois você precisa estudar tanto o seu futuro negócio quanto lojas concorrentes. Eu recomendo a busca de informações legais sobre os processos de criação de loja, como tirar CNPJ, MEI, como emitir nota fiscal.


Esse primeiro post foi isso, no decorrer do tempo quando eu for lembrando das coisas importantes eu vou falando  e corrigindo possíveis erros. O próximo post será sobre fornecedores e eu vou trazer dicas de fornecedores de alguns nichos.


E você, já pensou em começar uma loja?

Beijos

41 comentários

  1. São todos ótimos tópicos e dicas, já pensei em criar uma lojinha na shopee, mas como tô com obras em casa não tenho espaço pra isso agora.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  2. Tayane importantes as suas informações pra quem deseja abrir uma loja, suas informações vão ajudar muito bjs.

    ResponderExcluir
  3. Thanks so much for the information. I greatly appreciate it!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tay.
    Eu nunca pensei em atuar nesse ramo. Até porque não tenho nenhum talento para isso. E só de ver o trabalho todo já fico cansada hehe. Mas suas dicas são muito importantes para quem está pensando em começar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei das dicas, e acho importante incluir que um passo importante é definir um prazo para iniciar e fazer dar certo. Exemplo: não adianta criar uma loja e 6 meses depois fechar, precisamos de um tempo maior para conseguir fidelizar clientes, pelo menos o prazo de um ano.
    Amei as dicas.
    beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou mesmo a pensar abrir uma loja online em breve. Já ando a fazer pesquisas para seguir em frente!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Achei suas dicas super válidas pra quem está querendo abrir o próprio negócio, mas acho que não tenho o talento necessário pra abrir uma loja comigo no comando.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bacanas as dicas! Já pensei em ter loja online, mas penso que dá muito trabalho. Mas acho que se for o sonho da pessoa, acho que tem que investir nisso mesmo.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Muitoooo legal suas dicas!
    Eu tô fazendo um curso de marketing digital e várias coisas do que você disse fazem total sentido.
    Isso de saber muitoo bem seu nicho é fundamental! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das suas dicas.
    Eu já pensei em criar uma lojinha tb.
    Os cursos do Sebrae são ótimos. Já fiz alguns e recomendo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. Que post maravilhoso ele ajuda e muito pois as vezes as pessoas querem ter um negócio mas nem sabe por onde começar, adorei.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. Morro de vontade de ter minha marca mas sempre me perco :((
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  13. These are brilliant tips! Thanks for this informative post!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  14. meu sonho, criar uma loja online
    vamos ver se em 2022 esse sonho se realiza

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante, nunca penseiem criar uma loja online,mais assuas i formacoes sao realmente preciosas, vale muito apena se informar, acho que definir o nicho serve pra tudo, é importante saber com quem vai lidar. Grande abraço, beijos flor.

    ResponderExcluir
  16. bardzo mądre wskazówki. Super post

    ResponderExcluir
  17. Já pensei em abrir uma loja online, mas fui deixando pra depois por não saber como começar. Ansiosa pelas próximas dicas
    Beijos ♡ | blog | instagram

    ResponderExcluir
  18. Hola! un post muy interesante y útil, gracias por los consejos. Besos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Taí algo que nunca pensei. Mas acho incrível você compartilhar pq tem muita gente que guarda pra si o caminho do sucesso.
    Eu não sei se tentaria, pela dor de cabeça em administrar.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  20. Oi Tay,
    São ótimas dicas para quem tem esse sonho.
    Não podemos esquecer da parte legal envolvida, acredito que o SEBRAE ajuda a abrir CNPJ e tal, mas é uma coisa que pouca gente pensa e tem imposto envolvido, né?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Tópicos e dicas incríveis! Muito obrigado pela informação.
    Uma saudação

    ResponderExcluir
  22. Oi, Tay!
    As dicas são incríveis! Morro de vontade de empreender, mas ainda não tive ideias e dinheiro suficiente pra fazer acontecer haha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Não sei se uma loja é um caminho que eu tenha vontade, mas abrir um negócio é uma coisa que eu tenho certeza que farei em algum momento, não sabia que o Sebrae disponibilizava "manuais" em pdf!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Muitos bons conselhos e dicas que deixaste a quem esta a começar
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi
    muito bom o poste, eu tenho vontade de abrir uma loja online, já sei o nicho, mas preciso encontrar fornecedores de roupas, pois eu não posso ficar viajando para comprar as roupas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá. Tenho um desafio para si lá no blog.
    Bom fim de semana
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  27. Um post útil, muita sorte. Beijinho

    https://endlessfeelingsoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oie Tay!

    Já pensei em abrir lojinha online pra minha mae sim, achei esse post super interessante e que ajuda bastante, sabe?
    Tem muitas coisas a se pensar!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  29. This definitely takes a bit of preparation and thought before starting. It's good to know the direction you want to go into and take the needed steps.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  30. ótimas dicas as suas. E é bem isso mesmo, a vontade de começar é o primeiro passo. Amei as dicas e quero ver mais delas por aqui, ainda mais porque tenho essa vontade de ter uma lojinha online, e pode me ajudar um bocado. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  31. Bem interessante esta série de postagens e também as dicas.Eu comecei uma lojinha de jóias de unhas e adesivos e tem sido bem interessante essa experiência.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Interessantes dicas.
    Invítote a passar pelo meu blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  33. What a Great quite! All tips are very useful in this post. Thanks,

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 24 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.