Oblivion - Fabrício Martin, Laura Jardim



Anna é uma pessoa comum. Tem poucos amigos verdadeiros, uma família que não a entende completamente, um trabalho repetitivo, que seria até suportável se não fosse um chefe terrível, e tem bem menos dinheiro do que gostaria.

E, ultimamente, tudo parece pesar mais. Um desânimo e tristeza persistentes começaram a acompanhá-la.

Porém, uma solução acaba de surgir: o apagamento da memória.

Centenas de pessoas já usaram esse procedimento cirúrgico para esquecer lembranças e traumas. O processo é caro, mas existe uma solução mais barata: um apagamento geral de todas as lembranças. Mesmo assim, cada vez mais e mais pessoas procuram o tratamento para reiniciar sua vida.

A história segue nossa protagonista enfrentando bons e maus momentos, enquanto encontra seus amigos, familiares e colegas de trabalho sempre refletindo sobre a pergunta: “E se eu abandonasse tudo para começar de novo?”.

 

 

Anna é como uma jovem adulto que conhecemos, mas ela vive no futuro, onde temos cirurgias revolucionárias e um assistente pessoal robô com personalidade. Anna segue uma rotina comum: encontra mensalmente seus amigos, trabalha em um emprego onde seu chefe não sai do seu pé e sempre tem alguém pedindo algo, precisa lidar com os pais que não a escutam e tenta esconder todas as suas dores pro trás da ideia de que existem outras pessoas sofrendo mais que ela.



Logo de cara me identifiquei com a Anna, ela se sente diferente em meio a tudo e não sabe lidar com todas as coisas de uma forma firme. Durante um dia, ela encontra com uma ex-colega de faculdade e descobre que a mulher não se lembra dela após passar por um processo de apagamento de memória.


Anna claramente está em um processo de depressão não diagnosticado e que se força todo dia a seguir a rotina, mas ela vai vendo tudo mudar após ganhar um robô dos pais.


Essa HQ é totalmente encantadora. Ela é toda em preto e branco, as artes são lindas e é uma leitura bem rápida. Eu não sabia bem o que esperar da leitura e peguei mais por causa do capa, mas me surpreendi com um enredo tão sensível e cheio de significados.


Na jornada da Anna, vemos ela passar pro momentos importantes e dolorosos que nos ajudam a entender o porquê dela querer apagar as memórias. Eu sempre me perguntei se tivesse uma opção assim, de poder se livrar das memórias, se eu iria querer. E mesmo sabendo que até as coisas ruins nos fizeram chegar ao hoje, o eu de hoje aceitaria.



Anna toma a decisão dela e eu entendi e apoiei. O livro está cheio de mensagens, mas também tem um alívio cômico entre Aleph, o robô, e o gato Benny.


A HQ está disponivel no Kindle Unlimited e eu super recomendo. Consegui ler tranquilamente pelo Kindle e não deu qualquer problema de leitura.


E você, já conhecia o livro? Se pudesse, manteria suas memórias ou apagaria todas?

Beijos

27 comentários

  1. Parece ser uma leitura muito interessante, dica devidamente anotada.

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tay, eu não conhecia esse livro e achei a proposta bem interessante. Às vezes, me pergunto se teria coragem de apagar. E já tive muito essa vontade, mas hoje em dia, só faria se tivesse a opção de deixar as memórias boas intactas. Só as ruins iriam embora hehehe! Enfim, fiquei com vontade de embarcar nessa HQ. Vou tentar baixar no Kindle e te conto! E espero que esteja tudo bem com você. Qualquer coisa, estamos aqui. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Um livro incrível, as vezes dá vontade de apagar tudo na memória, se pudesse apagaria muitas coisas bjs.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  4. Um tema muito polêmico. Me lembrou 'Black Mirror'. Acho que é algo que poderia vir a acontecer em um futuro próximo, mas não sei se tenho vontade de passar por isso. Gosto muito das minhas memórias. As ilustrações do livro são lindas e incríveis.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura bem interessante! Vou levar a sugestão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  6. ¡Hola!
    Me has dejado intrigada con este libro. y, si además, los personajes son tan geniales, creo que le daré una oportunidad. Voy anotando.
    Saludos

    ResponderExcluir
  7. Oh, it does sound refreshing, and a lot reflection for those who do read it. Thanks for the review. I will so keep it in mind. Thanks for your comment too! About the Vanna & Koda story. Actually, I had seen Conan Gray "Koda" in a skirt and I remembered a few people I knew in high school who wanted to dress in women's clothes. They even wanted me to go shopping with them. I thought it might be interesting how Vanna would react to this kind of situation, of course, her friend might have made it worse. Thanks so much for reading. I adore your blog 💕

    ResponderExcluir
  8. Oh, wow, this does seem it would have a lot of twists and turns. I think the older you get the more you want to remember those you grew up with. Recently, I found out someone I knew passed away and I didn't know. It was such a shock even if it happened long ago.

    Thanks so much for your review. It looks like such an interesting book.

    ResponderExcluir
  9. I am sure this one really hit home for you. Such an interesting premise. It looks really unique and heart-felt too. I loved the review. Thanks so much for being here.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Você me intrigou com este livro. E se os personagens são tão bons também, acho que vou tentar. Eu estou pontuando.
    Saudações

    ResponderExcluir
  11. Já quero ler, parece ser ótima a Hq, vou procurar

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. Parece um livro bem interessante e com um tema que gera muitas discussões.
    Se eu pudesse apagaria a memória também.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  13. Gracias por la reseña. Me lo llevo anotado. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu adorei a proposta e já adicionei lá no Skoob pra não esquecer.
    Uma vez eu conversei com uma psicóloga sobre hipnose. Daí fiquei pensando sobre isso, sobre esquecer coisas da memória. Acho que, mesmo que seja dolorido, algumas coisas nos alertam para não cair em ciladas, sabe? Então nem tudo eu queria apagar; ajudaram a maturidade.

    até mais :D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Beautiful review! This book sounds wonderful.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia essa HQ, mas achei super legal. Gosto muito de ler HQs e achei essa dica ótima e já até notei aqui para ler. Ótima resenha!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  17. não costumo ler HQ, mas achei a história bem interessante

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  18. Achei bem interessante essa HQ, achei bem lindinhas as artes.
    E também me identifiquei com a Anna, parece ser uma personagem cativante por ser uma pessoa comum etc...
    Fiquei curiosa pra ler e adorei o post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Gostei! Não conhecia.
    Ótima indicação, já q estou no fim do meu livro aqui.
    Bom Carnaval, tem indicações de filmes pra ver lá no blog.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  20. nao conheço mas parece ser muito bom obrigada por partilhar bjs saude

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Pela capa imaginei que seria uma história mais cotidiana e fiquei curiosa com esse ponto que me fez lembrar do filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Tay.
    Achei a capa linda também e o enredo é muito interessante. Vou adicionar na minha lista para ler. Eu acredito que se tivesse essa opção eu escolheria ficar com as memórias porque sem elas eu seria outra pessoa. E vai saber se não seria tudo pior ainda hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  23. Olá, Tay.
    Que livro mais interessante, eu optaria ficar com as memórias mesmo algumas sendo dolorosas fazem parte do que eu sou hoje.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  24. Oi Tay,

    Não conhecia a HQ, mas os traços e a capa estão linda demais, além da premissa é claro.
    Vou colocar na minha listinha com certeza!


    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia este livro mais ele me parece ser bastante interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi
    não conhecia essa HQ, gostei dos traços dos desenhos vou dar uma olhada no KU.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 26 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.