Reflexões e Devaneios Literários

Hey gente, tudo bem com vocês?


Esses dias eu estava bem desmotivada quesito leituras e fiquei refletindo sobre esse universo literário que vivemos e queria compartilhar com vocês alguns pontos que 'descobri'.


A primeira vez que li um livro real foi aos 10 anos, quando teve um projeto na escola em que tínhamos que ler um livro e falar sobre ele na frente da sala toda. Eu não sabia escolher um livro e acabei pegando uma peça teatral infantil para ler e acabou que não foi uma experiência boa. Um ano depois, teve outro projeto escolar em que toda a escola precisava ler um livro (era o livro Alucinado som de tuba do Frei Betto), lembro que fiquei fascinada nesse livro e li umas 3 vezes e acho que foi nesse momento que descobri que gostava de ler. Após esse livro, comecei a ler os livros do Sidney Sheldon e o mundo da leitura se abriu para mim, era tudo novo e excitante e eu aproveitava da biblioteca da escola para ler tudo o que pudesse. Nessa época, não era fácil comprar livros tanto pela questão financeira quanto por livros serem vendidos em livrarias no shopping e todos os shoppings serem a tipo mais de uma hora de distância. Por essa razão, eu nunca lia lançamentos ou livros muito recentes, a menos que a biblioteca recebesse doações. Foi essa rotina durante todo o ensino fundamental até que eu entrei no ensino médio e a internet ganhou mais força. Dava para comprar livros online ou encontrar pdf's duvidosos, além de existir o Wattpad e blogs em que publicavam histórias originais por capítulos. O ponto é, nessa época eu nunca ficava sem ler algo por conseguir sempre aproveitar a experiência de ler no momento ou de ter esperado muito por um livro e finalmente conseguir apreciar.


Hoje em dia, os sites oferecem entregas no mesmo dia ou bem rápidas além de conseguir o livro segundos após comprar o e-book e ai que começa o problema. Todo mês temos diversos lançamentos literários e somos bombardeados com informações de livros novos que sempre despertam interesse. Após comprar o Kindle, eu vi meu ritmo de leitura aumentar muito, mas também ficou mais comum ressacas literárias e o esquecimento das coisas que li por causa da velocidade.



Além de ler muito, eu percebi que mais reclamava das leituras do que elogiava. Então, percebi que preciso muito mudar minha forma de encarar os livros, preciso ler com propósito.


Uma coisa que reparei é que eu sempre reclamo dos personagens sem levar em conta sua história. Esses dias entrei numa leitura coletiva do livro Amor & Gelato, era um livro que eu estava bem animada para ler, mas logo no começo me irritava com a personagem principal por não se comunicar da forma correta, até me fazer perceber que ela era somente uma adolescente passando por um luto da única forma que sabia. Não sei se é só comigo, mas eu sempre espero que os personagens tenham as mesmas perspectivas que eu, e isso nem sempre vai acontecer. Por isso, sempre olhem a classificação indicativa dos livros que vão ler e vejam para quem está sendo escrito esse livro. Assim, não iremos questionar um plot como fraco, sendo que faria se tivéssemos lendo com uma outra idade.


Se você acompanha o booktok, instabooks ou qualquer pessoa que fale/indique publicamente livros, verá que eles leem muito e acaba que fica parecendo que existe uma competição para ver quem lê mais. Sempre achei que precisava ler tudo o que me interessava e rápido, mas é melhor ler um livro no mês e que esse livro te toque profundamente do quê ler 50 e não tirar nada. Mas está tudo bem se quiser ler os 50 livros no mês também, você precisava fazer o que te faz feliz. E ainda nesse assunto, nem todo livro vai te trazer uma grande lição ou te mudar para sempre, às vezes, uma leitura pode ser boba e ainda sim incrível. Sabe aqueles livros que a gente conhece todo o enredo pelo primeiro capítulo, mas está tudo bem, por que ele vai ser uma leitura reconfortante? Então. Saia em defesa das leituras bobas e sem propósito também.





Não sei consegui falar o que realmente está passando na minha cabeça, mas percebi que preciso mudar minhas leituras e o ritmo. Quero deixar de lado essa vontade colocar os lançamentos na frente de outros livros que quero ler, quero ler sem ficar cancelando personagens por atitudes que eu mesma poderia ter ou deixar de ler algo só porque alguém disse que não seria tão interessante.


Acho que sempre precisamos parar um pouco e refletir sobre diversos aspectos da nossa vida. Porque fazemos o que fazemos e do jeito que fazemos? Estamos fazendo algo porque queremos de verdade ou porque é algo que achamos que outras pessoas querem que fazemos?  Não deixe o consumismo ou a vontade de pertencer a algo te levar por um caminho do qual não quer ir.


E você, já parou para pensar como anda fazendo as coisas? Existe algum ponto do mundo da leitura que gostaria mudar?

Beijos 

37 comentários

  1. Oi!
    Um ponto que fez melhorar a qualidade das minhas leituras no último ano foi ir menos atrás de livros que eu só sabia que alguém gostou bastante no Twitter/Instagram, sem saber o público alvo e se são histórias muito violentas (no caso de fantasias), ir atrás dessas duas informações me ajudou bastante.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Houve um tempo que eu lia muitos livros em um mês. Só que as coisas mudaram e eu queria voltar a ler na mesma velocidade de antes, mas não deu certo. Agora prefiro ler devagar, assimilar o assunto, fazer anotações e guardar o que realmente for bom pra mim.
    Eu nunca cancelei personagens porque vivo me colocando no lugar deles durante a leitura. Só que as vezes não gosto do final do livro.
    Observar a classificação indicativa dos livros é muito importante.
    Bjus!!!!

    ResponderExcluir
  3. As you know, I do like to write. It is interesting to look at some of the trends. Maybe Regency has been the most positive with Bridgerton being on Netflix and now I see a movie will be out in July Mr. Malcolm's list. It's great to see the trend 'of color' blossoming in these features too. But as one blogger said, there are some books that are becoming more violent too. Also, there is so many choices in erotic these days, too. Along the way, self-publishing is advancing. Still, do we have time for it all..well, that's hard to say. And should we make time for it all?

    ResponderExcluir
  4. I hear about books all the time to read. Although, I am not certain they are the books for me. The older I get the more picky I get ❤️

    ResponderExcluir
  5. What an interesting post! Yes, I question myself a lot about what I choose to read. Recently, on staff at the library we were wondering why everyone seems to be checking out Amor Towles' books. So of course, I had to check one out. It's a big book, Lincoln Highway. I am feeling I won't get through it.

    ResponderExcluir
  6. Oh, life is short. Yes, I have a lot freebies to read. And then I ask myself..why am I doing this to myself? Of course, someone is always telling me what I should be reading. Although, I seldom like their suggestions.

    ResponderExcluir
  7. Such a great post. Oh, sometimes I feel I can't compete with Wattpad. It seems to have changed over the years. Of course, sometimes I will find something and find myself wondering if I should be reading this. A very good question.

    ResponderExcluir
  8. Oh, I have to tell you I have not found that Wuxia novel I have been wanting to read. I did find a site just with Wuxia novels and I really didn't like what I found..so of course, I have decided to write my own.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tay, concordo muito com você. Esse universo dos booktubers e outros influenciadores de livros acaba colocando uma pressão muito grande no leitor "comum", uma corrida contra o tempo para ler o livro do momento, entre outras piras. Acho que a gente tem que ler com propósito sim e saber escolher bem o tipo/gênero de livro que nos agrada. Eu leio no MEU ritmo, sempre, sem pressão. Leitura é para ser uma atividade que nos só prazer e não uma competição. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tay.
    Eu leio desde que me conheço por gente. E leio porque gosto de ler, não importa o que. Lendo sua postagem lembrei de quando tinha que encomendar o livro nas livrarias e ele demorava meses para chegar hehe. Acho que esse meio literário virou uma competição nem de quem lê mais e sim de quem tem mais curtida e comentários na verdade. E as leituras foram ficando de lado.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. As vezes rola bloqueio, queria me dedicar mais as leituras, gosto de ler sem pressão e viajar no que ando lendo com calma

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. good post 😊 would you like to follow each other? if the answer is yes, please follow me on my blog & i'll follow you back. https://camdandusler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    quando criança eu lia um livro ou outro, li mais gibi só que nunca fui leitora, no ensino médio que comecei a ler para valer , inclusive na época li Crepúsculo em PDF e depois minha mãe encomendou eles, os primeiros de Percy na biblioteca, antigamente eu li muito livros por ano tipo mais de 100, mas hoje em dia meu ritimo diminuiu, porque como trabalho quando eu chego em casa as vezes eu separo uns 40 minutos para ler, outros eu fico assistindo tv e não leio ou vou ver séries, e achava que por não ler tanto era menos leitor, mas hoje em dia tá tudo bem ler poucos livros e não é sempre que leio lançamentos porque normalmente são mais caros, então foco nos que tenho mais vontade de ler no momento.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Achei essa sua postagem muito boa. Eu também ficava me perguntando como as pessoas liam tanto em um mês, e hoje sou essa pessoa que lê bastante. Meu ritmo de leitura depende de vários fatores: tempo disponível, se estou gostando do que estou lendo e tamanho do livro. Alguns livros leio muito rápido e outros demoro muito. Acho que o negócio é achar uma temática que goste mesmo. Eu gosto de alguns tipos de livro, mas percebi que romances são o tipo de livro que mais consegue me envolver. Apesar disso, também gosto de livros de crimes, mas tenho percebido que nem sempre tô no clima pra ler esse tipo de livro. Eu também não tenho uma lista do que vou ler, geralmente vou pegando aleatoriamente no Kindle Unlimited (claro que dando uma olhadinha nas avaliações). E eu acho que é importante ler quando se tem vontade. Eu leio porque é a única coisa que me ajuda a ficar menos ansiosa. Mas eu acho que em breve você faz as pazes com a leitura novamente. Provavelmente é só uma fase.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tay!
    Achei suas reflexões super válidas e verdadeiras! Ano passado entrei nessa pilha de querer ler mais em menos tempo, pra principalmente produzir conteúdo e passei meses de ressaca literária. Hoje minha média é de 3 livros por mês (às vezes mais, às vezes menos); mas é a meta mais saudável pra mim e pra minha rotina.
    É difícil entrar no Instagram e ver as pessoas lendo 100 ou 200 livros por ano, a gente se sente mesmo passado para trás, mas tenho mudado minha visão sobre isso e hoje priorizo minha saúde e meu tempo. Até porque eu também trabalho, estudo, tenho vida social... não dá para viver só com os livros, né?
    Espero que encontre esse equilíbrio! Por aqui tem dias mais fáceis que outros, mas no fim tudo dá certo :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  16. eu tbm confesso que ando bem devagar nas minhas leituras, mas acho que é fase mesmo e a gente vai procurando nosso equilibrio

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não sou muito de ler livros, quando era criança lia muito gibis, mas gostaria de ter mais vontade de ler, bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  18. Oi Tay!
    Nos últimos dois anos, me peguei lendo muito no modo automático, sabe? Outras pessoas definindo quais livros eu leria, quando eu teria que terminar e quando a resenha deveria sair. Eu fiquei beeeem frustrada e por isso, desisti de todas as parcerias e decidi pisar no freio.
    Quero resgatar essa ânsia e prazer pela leitura, mas por mim. Não pelos outros.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Sua postagem me lembrou que conheci Crepúsculo pelo Orkut haha li dos dois primeiros livros graças as comunidades de lá e quando ganhei uma graninha extra comprei todos.
    Até hoje nunca comprei um livro físico na Amazon, acredita? E-book raramente - pego mais dos gratuitos, apesar que hoje em dia me controlo mais no que pego.
    Eu tinha essa mania de ler livros num dia só, simplesmente parei. Comecei a notar que esquecia as histórias em uma semana. Então agora me obrigo a ficar um pouco mais com os livros de cem páginas e contos tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  20. I've been reading since I was four (yes, it's very early), but I've never read for races and quantity. For me, reading is a moment of relaxation for myself and I try to celebrate this moment.

    ResponderExcluir
  21. Oi tay, o mundo de hoje se tornou mais competitivo, infelizmente. Hoje em dia leio sem pressão. Só quero apreciar a leitura no meu tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Muito boa reflexão, hein?
    Sou uma pessoa que gosta de ler sem pressa, sem calma porque quero curtir a trama, me deixar levar pelas emoções da história, independente da técnica. Livros físicos são muito caros e se eu não dedicar tempo e qualidade ao livro seria dinheiro jogado fora.
    Saudações

    ResponderExcluir
  23. Gosto de ler, apesar de já não ler tanto como lia em tempos, mas adquiri o hábito de ler sobre vários temos e de vários autores!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  24. Oi Tay,
    Acho muito válida sua reflexão, pois os livros também acabam fazendo parte de um consumo desenfreado que envolve a sociedade hoje em dia, então, assim como as informações diárias que precisamos filtrar, também é importante equilibrar nossas leituras e o tempo que gastamos com esse hobbie.
    Já faz uns quatro anos que eu sempre tento manter o hábito da leitura e ler mais do que no ano anterior, mas já estamos em maio e esse ano eu só li dois livros, no começo fiquei chateada, mas entendi que estou vivendo um momento diferente na minha vida, então tudo bem ler pouco e devagar, eu continuo apreciando minhas leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  25. Hola! una buena reflexión, yo hace tiempo que decidí no forzarme a leer, hacia que los libros perdieran interés. Besos

    ResponderExcluir
  26. É bom termos essa percepção de nós mesmos. Faz muito bem.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  27. Excelente post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  28. Eu preciso retomar minhas leituras, preciso reservar um tempo para isso.
    big beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi, que texto incrível! Já me peguei pensando em tudo isso e pra mim veio no caminho inverso! Sempre li muito! E ai a rotina fez com que meu ritmo diminuísse e eu comecei a me frustrar porque eu achava que tinha que continuar lendo um livro por semana, mesmo sem absorver nada muitas vezes!
    Hoje respeito meu ritmo, abandono leituras que empatam pra retomar depois, ou não rs leio livros leves entre leituras longas e assim vamos!

    Eu adorei sua reflexão. Acho importante nos questionarmos sobre como fazemos as coisas para não abandonarmos nossa essência no caminho...

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  30. tay, esse seu post foi completamente perfeito!

    nossa relação com absolutamente tudo mudou demais nos últimos anos com a chegada da internet. a gente tem acesso a tudo rápido demais e as vezes é difícil não se deixar levar por essa pressa doida, inclusive quando saímos da internet (e vamos ler um livro, por exemplo).

    também já me perdi nisso de achar que deveria ler a maior quantidade de livros o mais rápido possível, mas isso sempre acaba me fazendo mal. aí quando me dou conta, começo a seguir meu ritmo (afinal, pra mim a leitura tem que ser algo prazeroso, e não mais uma obrigação chata). ai tem meses que leio 6 livros, outros mal termino 1. e tá tudo certo. acho que o importante é entender nossos momentos de vida e também respeitar o ritmo dos livros que estamos lendo. alguns são mais leves (e também amo esse tipo) e fluem mais rápido. outros são mais densos e exigem mais da gente.

    enfim, é isso <3
    kaffeina.co

    ResponderExcluir
  31. Tay, super entendi o seu ponto de vista. Acredito muito que a leitura é uma das melhores atividades da vida. Ler é aprender, se distrair e viajar sem sair do lugar. Mas acredito também que isso precisa ser feito de maneira relax, se for uma leitura por hobby. Competir para ver quem ler mais é muito ruim. Porque meio que acaba se tornando uma obrigação chata. Acho que a gente tem de se importar mais com a qualidade do que com a quantidade. Claro, existem casos e casos. Quando a gente trabalha com isso, acaba que lemos mais. Mas é sempre bom refletir quando o foco é ler mais e não embarcar em histórias que nos trazem sensações boas e aprendizados que ficam para sempre. E claro: agir sempre pensando no que faz bem para a gente. Enfim, achei esse post bem essencial. E nossa: me deu uma saudade de ler na biblioteca da escola. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  32. It's true it's so easy to get caught up in the pressure to read a lot! I've really gotten back into reading since the pandemic, when my neighbour started up a virtual book club. Some months I read a lot, when the books I have requested at the library all arrive at once, haha! Other months I don't read so much. I try not to put pressure on myself, although I do try to make sure I read everything before I give it back to the library :)

    Hope you had a good weekend. We had a fun but busy one!

    Away From The Blue

    ResponderExcluir
  33. Eu realmente gostaria muito de ler mais,mais com a correria do dia a dia tem sido complicado ficar nas minhas leituras,mais eu não irei desistir.

    www.paginasempreto.blogspot.combr

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Estou amando participar de um grupo de leitura coletiva, acho que me deu um ânimo maior para ler. Consigo mesclar diferentes leituras e com prazos para conversar sobre o que li, acho muito bacana.
    Fazia alguns anos que coloquei como meta não comprar livro por 1 ano e reler os que eu tinha, acabou que esse prazo se estendeu e passei alguns anos sem comprar livros, lia o que pegava emprestado, ganhava e relia os meus. Até que esse ano voltei a comprar e redescobri que eu amo ler livros físicos, eu estava lendo muito pelo celular e ler de maneira física muda demais o meu ritmo e a minha vontade de concluir a leitura.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  35. bom hábito de leitura https://www.formaldressau.com/collections/short-formal-dresses

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 26 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.