BeReal e a arte de performar autenticidade

Se você sempre se atualiza sobre redes sociais, já deve ter ouvido sobre o BeReal. BeReal é um aplicativo de fotos em que uma vez por dia é solicitado que você poste uma foto. A notificação chega e você precisa tirar a foto com um tempo determinado e serão usadas tanto a câmera frontal quanto a traseira ao mesmo tempo. A premissa do aplicativo é trazer uma verdade ao mundo digital, uma fez que quase tudo na internet é performado e filtrado para mostrar o melhor lado. Mesmo passado os 2 minutos dados pelo aplicativo, você pode postar a foto em outro momento.


Lembrando que as fotos só são compartilhadas com quem está na sua lista de amigos na rede.


O aplicativo foi lançado lá pelo final de 2019 e já conta com mais de 50 milhões de downloads.



Eu tentei usar o BeReal quando estava fazendo sucesso fora do país, mas não consegui ficar postando por quase não conhecer ninguém que usava e depois de perceber que quase todas as fotos saiam quase com o mesmo cenário: eu e meu computador. Percebi que em 99% do tempo, não estava tão legal para compartilhar minhas fotos e decidi abandonar o aplicativo.


Uma coisa que me dá muita ansiedade no Instagram é a curadoria de conteúdo onde todo mundo só posta tudo editado, tudo muito perfeitinho e me dá um gatilho bem grande. Com o BeReal, eu não senti isso no começo, mas depois senti ao perceber em como minha vida  estava tediosa.


Recentemente, vi muito Tiktok com pessoas postando sobre o BeReal e em como eles performavam autenticidade para postar sua foto do dia. 


Quando eu falo em performar, estou me referindo a ficar esperando a notificação com um cenário pré-pronto para postar e deixar entendido que você estava fazendo algo realmente legal. Como foi o caso de um vídeo em que vi algumas garotas correndo por Paris para conseguir atualizar a foto do dia em frente a Torre Eiffel ou quando alguém está maquiada só esperando a notificação chegar. 


O BeReal, não tem função de edição de fotos, a possibilidade de usar filtros nem o tempo de pensar muito sobre o contexto da foto, mas mesmo assim, muita gente consegue burlar o sistema e produzir fotos interessantes. Não é errado fazer isso, mas sei lá, acho que a rede social perde o propósito no momento que para de ser real.



Um ponto que eu fico com pé atrás com o BeReal, é que mesmo que seja só seus amigos vendo suas fotos, ainda assim, você está criando um material de lugares que costuma ir, pessoas que costuma encontrar e isso é um ótimo material para stalkers e pessoas com más intenções.


No final do dia, o BeReal não é uma plataforma tão tóxica como as que estamos acostumados, porém, os usuários conseguem criar esse ambiente de  performar autenticidade e filtrar o conteúdo e os usuários mais inseguros também estarão vendo o reflexo de achar que sua vida não é tão interessante quanto a dos outros. Como qualquer outra rede social é preciso policiar o uso e evitar caso não seja bom para você e também é preciso lembrar que mesmo numa rede social que prega a autenticidade, existem formas de burlar e criar o feed perfeito. Então não acredite em tudo o que vê.


E você, conhece o BeReal? Usa?

Beijos

32 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia esse aplicativo. Não sou muito de redes sociais, me parecem um pouco perigosas, pois favorecem a disseminação de notícias falsas: nas redes, as “notícias falsas” viralizam e afetam muito nossa forma de nos informar. Obrigado pelo conselho.
    Uma saudação

    ResponderExcluir
  2. No conocía, es aplicación te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu parei com redes sociais. Então, todas novas que surgem ignoro.
    Daqui uns dias nem aguento mais com Twitter ou Insta haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa aplicação vou ver
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. I am glad you are making me aware of this. But I'm not really in the social media loop, either.

    ResponderExcluir
  6. Thanks so much for the post! very informative!

    ResponderExcluir
  7. Such an interesting post! Thanks so much! Thanks for being here! Thank you for your comments too💕💗🧁

    ResponderExcluir
  8. Oops..sorry I gave you the wrong link. All the best to your blogging!

    ResponderExcluir
  9. No lo conocía, gracias por tu reseña. Un abrazo y feliz día.

    ResponderExcluir
  10. Hola! graicas por la informacion, no conocia esta red social. Besos

    ResponderExcluir
  11. Tay ainda não conhecia o aplicativo mas achei bastante interessante, existem tantos aplicativos que não tenho noção, obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha ouvido falar sobre este aplicativo,mais não com tantos detalhes como você explanou no post.
    Parabéns pelo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Vi que está na moda, mas não entendo muito bem.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha ouvido falar, mas confesso que não me empolgou. Hoje em dia não fico muito ligada nessas coisas de redes sociais. Na real ando meio enjoada de performar no mundo online.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar do aplicativo, mas não estou usando. Eu sempre acreditei que dava para enganar o app, deixando tudo pronto para postar as melhores fotos, como em outras redes sociais. Eu também não gosto muito de mostrar os lugares que frequento por causa dos stalkers, então só teria fotos na minha casa. Mas estou começando a ficar curiosa para entrar e ver o que tem por lá.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu já vi comentarem dessa rede, mais não uso não e como você falou se tem como burlar essa regra ela realmente perde seu proposito e acaba virando uma rede como as outras que já existe.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu conheci o BeReal esses tempos porque um pessoal no trabalho começou a usar. Eu gostei da idéia do aplicativo e até pensei em baixar, mas ainda não baixei. Eu ando excluindo seguidores e deixando de seguir pessoas no instagram. Por essa ser uma rede menos utilizada, me pareceu interessante... Claro que sempre vai ter quem vai querer criar conteúdo em todas as novas redes, logo começam as publis por lá...As redes sociais no geral são muito mais sobre o que a gente quer mostrar e, no geral, o pessoal quer mostrar recortes editados da própria vida. Acho que, como você disse, tem que se ter cuidado ao usar qualquer rede social e tentar ao máximo não se comparar porque aquela foto foi escolhida para estar ali, não dá pra gente saber o quanto daquilo não foi editado.

    Gostei da reflexão.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. hey great application, wish you a happy friday

    ResponderExcluir
  19. Oi Tay,
    Conheço sim, mas não senti vontade de fazer... Não sei, acho que a gente anda muito vivendo em função das redes sociais, então determinar quando devo parar e tirar uma foto para postar, não é algo que gostaria de viver em função, sabe?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu já ouvi falar sobre esse app e até fui procurar, mas vi que ele era muito pesado para o meu telefone e não arrisquei, ainda mais com os comentários negativos sobre bugs constantes. A ideia é bem legal, se parar para pensar no quanto o Instagram te força a ser perfeito. Mas sinceramente, as pessoas já foram tão contaminadas com isso, que até para serem reais, elas não conseguem mais. E é bem isso o que você falou, ainda dá margem para stalkers, que muitas vezes são mais próximas de nós do que imaginamos. Ainda não sei se me renderei a esse app.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  21. Eu já ouvi falar desse app uma vez, mas acabei não baixando, por ser muito pesado para meu telefone. E fiquei também com o pé atrás depois de alguns comentários negativos sobre bugs constantes nele. A ideia é realmente boa, se comparar com a perfeição que o Instagram te cobra. Mas parece que as pessoas não conseguem sair desse ritmo e se perdem até sobre o que é vida real. Fora que concordo com o que você falou, sobre isso dar margem para stalkers que, muitas vezes, são mais próximos de nós do que pensamos. Enfimm, não sei se me renderei a esse app. tão cedo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Que bacana, amei conhecer o app. Achei a ideia bacana.
    Beijos.





    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Tay, tudo bem?
    Entendo a popularidade do app em relação às pessoas buscarem uma fuga da "perfeição fingida" do Instagram. Mas se até nele estão performando um ambiente cool, sinceramente, não tenho paciência. Fico com um app a menos então, me concentrando só no Insta mesmo. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  24. I love the idea of this app. Thanks for sharing.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  25. Eu adorooo o BeReal, acho super legal e não tem aquela cobrança ou tanta comparação igual no Instagram.
    Aliás, qual seu BeReal? Faltou deixar seu user hehehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Acho que a lição que fica sobre isso é que de nada adianta a plataforma ter a intenção de ser realística se a galera que usa nao tem... :/ Faz parte da vida no século 21, acho. heheheh

    https://dropandoideias.com/

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.