Sobre aprender a se perdoar

Photo by Priyanka Karmakar  on Unsplash 

Eu penso demais. Quando não estou sofrendo com as infinitas possibilidades de coisas futuras que talvez nem aconteçam, estou me torturando pelas coisas do passado das quais não tenho controle. Eu me perco totalmente nessa questão de pensar demais, e o pior é que eu acabo não me perdoando por coisas bobas do passado.


No post de hoje, eu queria falar sobre perdão. Mas não o perdão que damos  para outras pessoas e que nos liberta de sentimentos ruins, mas o auto perdão.


Perdoar alguém que faz algo para nos magoar ou prejudicar, é complicado mas ao mesmo tempo, é um processo mais simples do que se perdoar. Eu consigo facilmente perdoar as pessoas, pois levo comigo a ideia de quanto maior for o sentimento que me ligue a alguém, maior é a presença dela na minha vida, então, se eu perdoar eu posso sair da vida da pessoa e fingir que ela não existe. 


Perdoar não significa fingir que nunca aconteceu, significa que você compreende a dor, aceita que aconteceu, mas não vai abrir brecha para uma segunda vez.


Quando se trata de se perdoar, a gente cai no erro de achar que não podemos errar ou inconscientemente achamos que merecemos nos punir por aquilo. A solução mais fácil para se perdoar, é começar a treinar a mente e silenciar a voz intrusiva.


Não existem escolhas ruins


Sempre que tomamos uma decisão e não sai como achávamos que seria, ficamos com aquele sentimento ruim de 'e se?'. "E se eu tivesse escolhido a outra opção?" "E se eu tivesse pensado melhor?". Nesses momentos, é bom ter em mente que não existem escolhas ruins, existem escolhas. Cada escolha que você faz, foi só a decisão que você considerou mais adequada com base no que você sabia no momento, e se não foi o resultado esperado, tudo bem. Sempre terá outra escolha, e você precisa respeitar suas decisões.


Identifique o que te aprisiona


Enquanto crescemos somos ensinados sobre o certo e o errado, e algumas vezes esse certo e errado é baseado na crença de terceiros, por isso, quando fazemos algo um pouco fora da curva desses ensinamentos sentimos culpa.


Se você consegue identificar a razão de ficar se martirizando por algo e trabalha em cima disso, pode ser mais fácil se perdoar. O perdão está em reconhecer o que te deixa acordado a noite e entender que talvez não houvesse outra escolha para aquilo no momento.


Aprender com o passado


As coisas que ficam me revirando, são coisas bem bobas, mas que me prendem de tal forma que eu revivo tudo vividamente. 


A minha saída é me convencer que ninguém pensa nem lembra do assunto, ou que foi algo tão insignificante para outras pessoas que elas nem repararam. A dica é sempre ter isso em mente, a vida das pessoas é tão corrida e elas só lembram de fatos muito marcantes, então uma frase boba dita ou algo esquecível vira só uma lembrança distante que logo o cérebro coloca na caixinha de coisas inúteis que ninguém lembra. 


Se a coisa for algo que te atormenta muito, você só precisa aprender com seu passado e tentar não repetir para evitar criar mais esse sentimento de culpa.


Quando você começa a se tratar com a mesma empatia que você trata as outras pessoas, o ato de se perdoar fica mais fácil. Se livrar da culpa de suas escolhas ou ações, por menores que forem, é uma jornada árdua que só o processo de se conhecer e entender suas motivações te liberta. Respeite suas escolhas, abrace seu passado e ache seu caminho de cura.


E você, costuma ter seus momentos de dificuldade ao se perdoar?

Beijos

31 comentários

  1. A very good advises. Thanks so much and have a nice day!

    ResponderExcluir
  2. Também sou assim como tu, penso demais. Sobre o perdão, perdoou tudo e todos, mesmo que não me peçam. Pelo menos fico bem comigo mesma. Mas perdoar a mim mesma, a questão é outra, por muito que pense há sempre o peso nos ombros.

    Beijinho,
    https://docejoornadablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Com o tampo tenho vindo a aprender a fazê-lo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amei demais esse post, acho muito válido essa última dica de aprender com o passado, muitas coisas não saem da maneira q

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Aprender com os erros ou pelo menos com o que não deu certo no passado é fundamental para ter mudanças no futuro. Amei esse post.
    Beijos.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o auto perdão é muito importante. As vezes ficamos nos culpando de tantas coisas que nem faz sentido ficar remoendo. Tudo que acontece em algum momento tinha que acontecer, faz parte, e precisamos aprender a ser menos cruéis com nós mesmos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. É bem difícil mesmo esse auto perdão porque a gente se cobra demais. A gente precisa ter mais empatia com nós mesmos.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei muito desse post, bem reflexivo.
    Você está certo, perdoar a si mesmo leva a um melhor bem-estar mental e emocional, atitudes mais positivas e relacionamentos mais saudáveis.
    Uma saudação

    ResponderExcluir
  9. um post muito entresante mas perdoar nem sempre podemos fazer pois isso quer dizer que nao temos rezao mas bom desejo lindas festas bjs saude

    ResponderExcluir
  10. Oi Tay, tudo bom?
    Menina, eu sou tranquila em perdoar o outro, sabe? Não quer dizer que o queira perto de mim depois disso, mas enfim, eu sou trsanquilíssima com isso. Agora, perdoar a mim mesma? MEU DEUS, eu sofro, choro, me desesper, a ansiedade bate e eu fico extremamente mal. Nossa, horrível e acho que só terapia mesmo para salvar.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Já me culpei bastante por coisas do passado... poderia ter sido diferente? Poderia, mas passei a não me preocupar com isso, estabelecendo para mim mesma que eu não tinha a cabeça que tenho hoje. Tem um fato até que me expliquei para uma pessoa sobre isso, sobre pensar diferente hoje em dia e tal, e ela me perdoou. Faz parte da nossa vida e é tudo um aprendizado.
    Beijos

    Momentos e outras coisas

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bem? Gostei muito do post.
    É verdade, precisamos ter empatia por nós mesmos também.
    Eu as vezes caio na cilada do "e se".

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tay é importante perdoar, Jesus nos ensinou a perdoar, quando perdoamos nos sentimos bem, eu perdoo e também peço perdão, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Eu também penso demais, e normalmente sempre estou me frustrando pensando no futuro ou sofrendo com o passado.
    E se perdoar realmente não é fácil.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. such a great post! Thanks so much! a great time for reflection too!

    ResponderExcluir
  16. So great to read this. Thank you so much❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  17. Wonderful, such a meaningful discussion to have with yourself.

    ResponderExcluir
  18. So glad you did this post. I know I am sometimes, my worst enemy.

    ResponderExcluir
  19. These kind of worries keep meu up at night.

    ResponderExcluir
  20. Já tive mais dificuldade sabia? Quando a gente envelhece a nossa cabeça muda.
    big beijos

    ResponderExcluir
  21. Que post lindo, fiquei pensando super enquanto lia ele

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Adorei a reflexão do post e eu sei que guardo muita informação na cabeça junto com o rancor, mas ando aprendendo técnicas para me libertar desses sentimento, me ajudando a enxergar um perdão.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Essa publicação conversou tanto comigo e agradeço por isso =)
    Tenho muitas dificuldades para me perdoar e olha que geralmente perdoo os outros com facilidade... amei demais a reflexão

    ResponderExcluir
  24. Eu também tenho esse problema de pensar demais. Ainda preciso aprender a perdoar mais e a não guardar tanto rancor dentro de mim. É um processo lento, mas um dia irei perdoar com mais facilidade.
    Bjus!!!
    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  25. Oi
    boa relfexão, eu também penso de mais e esses dias tive crise de ansiedade ai que a situação pioro, as vezes penso também que tem coisas do passado que deveria ter feito diferente, mas seguir em frente.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Ótimo post!
    bjs
    https://pinkbelezura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Isso é o mais difícil, mas a gente consegue!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.