Criando Seu Próprio Desafio de Leitura

Hey gente, tudo bem com vocês?


Esse ano eu consegui ler vários livros que eu queria muito, mas acabei empurrando com a barriga muitos que eu ainda quero ler realmente. E eu acabei tentando me organizar de várias formas a cada mês para conseguir ler os livros da minha lista, mas acabava desistindo porque parecia uma coisa muito fechada e acabava sendo opressor ver a lista.


No mês passado, foi divulgada a pesquisa "Retratos da leitura no Brasil", e foi constatado que o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre os anos de 2015 e 2019.  Cerca de 52% da população tem hábitos de leitura e a média de leitura do brasileiro é de 4,2 livros por ano.


Eu não acho que quantidade significa qualidade. Uma pessoa pode ler 500 livros e não ser tocada por nenhum, enquanto uma pessoa lê somente um e o leva para a vida toda. Por isso é injusto querer comparar quantidade de livros com ‘cultura’ ou o nome que quiser dar.


Mas os dados da pesquisa são preocupantes pois significa que as pessoas estão deixando os livros de lado. E eu não sou hipócrita para querer falar algo sobre quando não sabemos o contexto que leva alguém a não ler. Ainda não agora que querem taxar os livros fazendo o custo para o consumidor final acabar ficando inacessível. Nesse link dá para saber sobre a pesquisa por capitais .


Pensando em sobre como é mais complicado conseguir se organizar para ler ou criar o hábito de leitura, eu decidi trazer a dica de desafios literários para quem quiser se dedicar mais a leitura. Esses desafios são bem comuns em outros países e eu adorei tentar cumprir o do PopSugar.  Antes de criar sua lista de desafio, você precisa ter em mente algumas coisas:


Decida sobre o que você quer ler


Você precisa ter uma ideia sobre o que quer colocar na sua lista. Se você quer conhecer livros novos, projetos para ler somente clássicos, somente romance, somente suspense e pro ai vai. Pra mim, é mais interessante você misturar diversos gêneros e temas para ter uma lista diversificada. Se proponha a sair da sua zona de conforto e conhecer livros que nunca achou que leria.


Não crie metas irreais

Tenha seu objetivo em mente e que seja bem claro. Você quer ler 10 livros no ano?ok. Quer ler 5 livros por mês? Ok. Quer ler todos os livros de um autor especifico? Ok. Só não crie metas irreais como ler 200 livros no ano se você não tem certeza disso, pois o risco de você se frustrar por não conseguir algo é grande.


Sempre coloque limites e se você ultrapassar os limites comemore. Lembre-se que isso precisa ser um desafio prazeroso para você. E o desafio é para você e não para os outros verem, então, você sempre vai ficar mais fácil se tiver isso em mente.


Se começar a ficar incomodo, tudo bem largar


Você sempre pode desistir. Não fique lendo um livro que você não gosta ou um gênero que você não se identificou só porque se propôs a isso. Se permita desistir de um livro e ir para outro quando quiser. Você que estará no controle de tudo.

 


Eu tinha decidido no começo a cada mês ler 3 livros com um tema específico para cada mês, mas depois criei uma outra lista inspirada nas do PopSugar para caso eu precise de outras temáticas.


Meus temas para os meses são:


Janeiro: Acampamento

Fevereiro: países

Março: Releituras

Abril: Distopias

Maio: Noivas

Junho: Românticos

Julho: Road Trip

Agosto: Tiveram adaptação

Setembro: Livros com nome de cores no título

Outubro: Vencedores de prêmios

Novembro: Autores negros

Dezembro: natal


Faça o download da página em branco aqui e preencha conforme for lendo.


E esse é uma lista com sugestões de temas para você se inspirar. Escolhi 26 tópicos, assim você pode escolher para os meses, ou como você quiser separar. Você pode fazer 52 tópicos para cada semana no ano, 12 tópicos para cada mês do ano ou pode fazer de forma livre e ver o quanto lê. Faça o download da sua lista aqui 


 


O desafio é para ser algo motivador e que te ajude a ler mais e ter contato com livros novos. Se sentir que perdeu o propósito. Não hesite para deixar de lado e só voltar quando sentir que é o momento certo.


E você, costuma seguir algum desafio literário? Prefere escolher um livro pelo título ou pela capa?

Beijos


Os links foram atualizados no dia 19 de novembro 

41 comentários

  1. Eu geralmente leio o que der na telha, haha. Minha meta sempre é ler uns 24 livros por ano, no mínimo (ou seja, 2 livros por mês). Eu sempre leio muita coisa e livros bem variados, mas isso vai muito de cada um.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi Tay,
    Eu não faço listas de livros para ler não. Eu tenho os livros que quero comprar e só. Vou muito na vontade, porque cada hora é uma hora, preciso de inspirações diferentes, então nunca cumpro minhas TBR, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Eu preciso criar vergonha na cara e começar a ler mais, mas acabo empurrando com a barriga por preguiça. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. I love this idea! Definitely, use your local library if you can. Most in the states have Overdrive so you don't have to actually go to the library but to read on a device. Some love this. Others hate this. But at the moment..an actual library or bookstore is not available. Here in the states we have less and less bookstores. And I love a good book store!

    ResponderExcluir
  5. Awesome post! I however don't plan ahead, but keep surprising myself by the freebies I have on my Kindle or those books I got for a dollar at the Dollar Tree that are next to my bed when I can't sleep or in my bag, in case I am waiting. I have actually found some good reads along the way.

    ResponderExcluir
  6. Não consigo seguir desafios literários, isto porque leio conforme me apetece no momento. Tenho sempre alguns livros de reserva e pego no próximo sempre seguindo a inspiração do momento.

    Bjs
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  7. Oh, I like this! Don't forget to journal about it. Later, you might not figure out..I read this before. It can happen. Love, the themes of the month!

    ResponderExcluir
  8. Super concordo que "é injusto querer comparar quantidade de livros com ‘cultura’".
    Eu não tenho costume de ler porque nunca fui incentivada e porque realmente não gosto muito mesmo, não tenho paciência pra parar e ler, mas admiro muito quem lê e inclusive adorei sua lista dos assuntos para cada livro em cada mês, achei bem legal isso :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que desafio bacana. Antigamente eu criava metas e mesmo não curtindo a leitura eu lia até o final, de uns anos pra cá passei a ler o que eu gostava e precisava, parava quando o livro não conversava comigo e depois de algum tempo pegava de novo para fazer a leitura.
    Amei saber que vai participar do desafio.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu realmente preciso fazer isso,estou com uma pilha de livros para ler ainda.
    ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É preocupante mesmo, principalmente se pensarmos nos mais novos. Hoje em dia, com tanta tecnologia a disposição, os jovens estão deixando de ler. Esse ano, estou na minha 40ª leitura sendo finalizada. Perto da pesquisa parece muito, mas eu acho pouco kkkk, apesar de eu saber que minha média anual é de 50 livros geralmente.

    Gostei dos temas que você escolheu para os meses e a proposta de desafio, acho muito legal, esses desafios dão uma motivada na gente :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ei, Tay, tudo bem? Eu sou do tipo que escolhe os livros aleatoriamente, algo chamou atenção, eu tô lendo. Mas eu acho que ter um desafio ou uma meta é muito motivador e ajuda muito as pessoas a ter mais organização e motivação. Eu adorei, beijos!


    Books House

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Para mim a dica de que tudo bem largar é super importante e deve ser sempre lembrada, se o livro não está funcionando em nada desde o início não insista e parta para o próximo!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Hello :)
    2020 foi o ano em que voltei a ler... Comprei um KOBO que facilitou imenso o processo, afinal era extremamente chato andar com livros pesados + tudo o que tenho de transportar por aí.
    Beijinhp

    ResponderExcluir
  15. Oi minha flor!❤
    O resultado dessa pesquisa é uma triste realidade do Brasil.
    Eu me organizo com um caderninho. Amei os planners de leitura.

    Faço metas, mas so as que consigo alcançar.

    Fiz uma postagem nova lá no blog e gostaria muito de saber o que você achou.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir
  16. Oi
    legal o poste, em agosto eu fiz meu próprio desafio baseado em um que vi no youtube, trinta livros para ler antes dos trintas, coloquei só livros que eu queria ler, ou que tenho parado em casa, mas alguns desejados, e tenho até 22 de agosto de 2021 para ler todos, já li alguns do desafio.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. I'm so happy I finally found some time to read. I pick a book by reading the back cover. If it interests me, I grab it!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  18. Anotei os livros que li este ano. Minha vontade de ler novamente, foi depois que a pandemia começou e assim que comprei um kindle também.
    Chegando aos 30 livros ao ano e coloquei a meta como 15. Olha só!!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  19. Umas dicas muito úteis. Eu gosto de ler.
    Invítote a passar pelo meu blogue. Feliz semana!

    ResponderExcluir
  20. Eu até que consegui ler mais esse ano, devido a pandemia que fez minha faculdade parar, agora com a volta as aulas de forma online eu tenho dado uma parada maior devido aos artigos e pronunciamentos que tenho que ler.
    Inclusive não acho que a leitura tenha caido, as pessoas estão encontrando outras formas de ler livros sem ter que comprar por causa dos preços, eu mesma tenho um site que sempre baixo livros pois a vontade de ler é grande e a grana é pouco. O acesso a livros está se tornando algo de elite.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dias, a sua organização e a forma como construiu um caminho para realizar o que gosta! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Tenho de fazer este desafio, assim com tudo programado talvez não desista tão fácil!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, Tay.
    Esse ano decidi participar de dois desafios e estou conseguindo cumprir. Mas não gosto porque a gente fica preso e acaba lendo uma coisa obrigada só para cumprir a meta. Geralmente olho na estante e lio o que me dá vontade. Quanto ao preço dos livros é alto mesmo mas não é desculpa para não ler. Porque sempre li em bibliotecas e só comecei a comprar livros despois que comecei a trabalhar. Sem falar nos sebos que tem livros ótimos por menos de 5 reais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  24. O ano de 2020 foi extremamente atípico e não li quase nada. Ainda não pensei em desafios, mas sei que quero me empenhar mais nas leituras em 2021!


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    ResponderExcluir
  25. Eu devia ler mais, tenho alguns livros que comprei, gostei, mas acabei não terminando por algum motivo qualquer. Mas ando tão sem tempo que acabo só deitando e dormindo. Mas eu sei que 90% disso só é "desculpa" para eu não sair da rotina e continuar da mesma forma x.x. Vou tentar ao máximo mudar isso para dezembro e principalmente, 2021. Quero ler pelo menos 10 ao ano (não posso criar metas irreais, assim como você disse).
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  26. Oii. eu também fazia isso, mas hoje em dia não faço mais, mas quero muito volta a me organizar melhor.

    beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Legal esse desafio. Preciso ler +, desde que comecei a ver séries há alguns anos que diminui muito a leitura.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  28. Oi Tay, tudo bem?
    Acredita que estava pensando em uma lista pro ano que vem? Esse ano, depois de um bom tempo voltei a ler, e a ler muito, mas mais leituras leves mesmo pra amenizar os dias mais complexos. E não quero deixar de ler ano que vem, mas quero dar uma diversificada nas leituras.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  29. Nossa achei super bacana a última lista é muito bom ter algo novo pra ler e que fuja do comum.
    Eu me aventurei esse ano e li mais de 30 livros, acho que no total foram uns 35 por aí e to terminando mais um. Eu coloquei uma meta baixa no skoob porque queria voltar a ler e me dediquei de ler 1 livro por mês. Teve mês que eu lia mais e teve mês que eu li só um. haha E empaquei também, sem falar que larguei um livro. Então é normal.
    Vou salvar a lista aqui.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  30. É mesmo preocupante o fato das pessoas estarem perdendo o hábito da leitura. Em 2017 eu me impus à ação de ler mais, e desde então eu tenho lido um número cada vez maior de livros por ano. Tudo é questão de hábito. Porém, é necessário também que a pessoa se adapte ao que for melhor pra ela, eu por exemplo, leio muito mais em e-book por que é mais fácil pra mim, além disso, tenho uma lista enorme de livros, mas não consigo seguir desafios. Por outro lado, conheço gente que consegue ler bem mais seguindo desafios e até mesmo fazendo leituras em conjunto, tipo clube do livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  31. Tay esse desafio é um ótimo incentivo para leitura, eu leio pouco.Mas adoraria ler pelo menos um livro por mês, mas a correria não deixa.
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  32. que montones de libros lees, esta genial

    ResponderExcluir
  33. This seems like a great idea. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/11/declare-caviar-perfection-luxury-anti.html

    ResponderExcluir
  34. Pessoalmente gosto de ler de forma aleatória e de ser surpreendida, mas gostei das sugestões para o desafio!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  35. Oi Tay, tudo bem?
    Prezo total pela qualidade em vez de quantidade, mas é difícil não sentir a pressão da blogosfera com tanta gente lendo 40, 50, 60 livros por ano. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  36. Oi, Tay.Tudo bem?
    Gostei do desafio, antes eu tinha a pressão de várias leituras por ano, já não sinto mais e sempre procuro ler o que estou com mais vontade. Esse ano participei do Leia Mulheres.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  37. Gostamos do desafio, mais procuramos não por muitas metas em nossas leituras, pois sabemos que não conseguiremos cumprir, então pegamos o livro que temos mais vontade de ler no momento e lemos no nosso tempo já que não conseguimos criar um horário fixo todos os dias para leitura as vezes lemos rapidinho e as vezes demoramos para acabar de ler um livro!!


    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi Tay,

    Eu não sou muito de desafios pois acabo me auto sabotando e prefiro escolher a leitura conforme me dá vontade. Mas acho legal acompanhar os desafios dos blogueiros e ir vendo suas leituras.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 24 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.