Abraçando a Impermanência

Photo by Elia Pellegrini  on Unsplash 


Eu sempre gostei do conceito de eternidade. De saber que algo continuaria existindo mesmo depois de anos de algo relacionado ter deixado de existir. Como as pinturas rupestres em cavernas no Goiás ou as pirâmides do Egito. Você sabe que aquilo vai permanecer por muito tempo e tem um certo conforto em saber que a 'evolução' poderá ver com os próprios olhos coisas que você do passado pôde olhar também.

Não gosto da eternidade só para coisas grandiosas, mas para coisas simples como cheiros e pessoas. Eu queria que quase tudo permanece como conhecemos, como uma canção que você sempre vai saber a letra, mesmo depois de anos de ter ouvido pela última vez. Talvez seja esse o meu problema, querer que as coisas permaneçam as mesmas, mesmo quando descobrimos que nada é eterno.

Nos apegamos muito em querer a felicidade eterna, o amor eterno, o dinheiro/bem-estar eterno, mas esquecemos que tudo na vida precisa de contraste e sempre iremos precisar do inconstante e do fim de algo para novos começos.


Photo by Roman Melnychuk  on Unsplash 


No Budismo, eles pregam que é fundamental compreender a impermanência. Que tudo será transitório, inconstante e eventualmente acabará, só assim, você conseguirá aproveitar o momento sem a desculpa de deixar para depois. O depois não existe, é uma desculpa que usamos para fingir que ainda temos tempo.

Se você tiver uma oportunidade e não tiver certeza que vai se repetir, agarre-a na mesma hora. Diga as coisas que quer dizer, de declare para quem quer se declarar, deixe a outra pessoa saber seus sentimentos. Você não sabe se vai ter essa oportunidade depois, então se arrependa só dos seus atos e não das coisas que deixou de fazer por medo.

A impermanência é o passe livre para uma vida com mais significado, é sobre agarrar o agora. Quando abraçamos a impermanência, aprendemos a dar valor em coisas que antes seriam insignificante aos olhos. Vemos o bater das asas virar poesia e o som da gargalhada de alguém amada virar música. 

Treine seus olhos, seus ouvidos e seu coração para a impermanência. Trate tudo como se estivesse perto de acabar, assim, tudo será mais intenso e você viverá aproveitando a vida sem as distrações que os impedem de ver além.

Por mais que a impermanência seja o conceito de que nada dura para sempre, quando entendemos e começamos a  aproveitar tudo tão plenamente acabamos  criando memórias que pareceram eternas.

Não devemos ver o fim de algo como ruim, uma vez que sempre uma nova coisa surge. Então, aproveite tudo e viva sem arrependimentos.

E você, já ouviu sobre a impermanência? Prefere saber que tudo vai acabar ou gosta de acreditar que pelo menos algo tangível será eterno?

Beijos

11 comentários

  1. Eu gosto muito desse conceito de agarrar o agora.
    Estou presa no seu texto!!
    Beijos!!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  2. Thank you so much for sharing your thoughts on impermanence. It's a profound concept that reminds us to cherish the present moment and live life to the fullest. I just shared a new post on my blog. Let me know your views about it. Kisses, Melody Jacob. www.melodyjacob.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de saber que algo vai durar, acho que muita coisa acaba e ter certeza que de algo vai ter continuação me trás paz

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de saber que algo vai durar, acho que muita coisa acaba e ter certeza que de algo vai ter continuação me trás paz

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Embora seja reconfortante pensar que algo tangível possa ser eterno, acredito que é mais saudável e realista reconhecer que todas as coisas estão sujeitas a mudanças. Isso inclui relacionamentos, situações e até mesmo nós mesmos. Aceitar a impermanência nos permite apreciar plenamente o presente e valorizar cada momento.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão! Eu tenho muito problema com fins de ciclos, mudança... Gostaria que muitas coisas jamais mudassem, mas infelizmente a vida sempre segue seu rumo independente do que a gente queira ou não.
    Enfim, adorei o texto. Serviu muito para o momento de vida que estou enfrentando.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. I so enjoyed your post! Yes, finding the joy is best. Embrace it..even in those little things of nature that are overlooked. I think some of the best revelations I've ever had were in children I worked with who were in the special needs catagory. I am thankful to have known them.

    ResponderExcluir
  8. Such a great post. So glad you give such beautiful insight. The world has a lot to offer in all the chaos.

    ResponderExcluir
  9. So happy to see your post. It all starts with a smile they say. All the best on this journey with much happiness in all that you do.

    ResponderExcluir
  10. Depois que sofri algumas perdas pessoais, aprendi valorizar ainda mais o momento presente.
    É aquela coisa: tem oportunidade de ligar, encontrar alguém vá. Hoje você está aqui, daqui a 1 segundo só Deus sabe.
    Feliz dia internacional da mulher!
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Realmente devemos viver o tempo presente. O futuro a Deus pertence. Gostei muito da reflexão que realizou.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.