Dicas Para Organizar Sua Vida

Photo by Covene on Unsplash

Hey gente, tudo bem com vocês?

Eu sou viciada em fazer listas. Tudo o que preciso fazer ou decidir sempre estará em algum tipo de lista até ser finalizado. E não foi diferente quando eu percebi que minha vida não estava como eu queria e que precisava de mudanças. 

Faz algum tempo que sinto as coisas fora do lugar e que nada está saindo como o esperando. No começo do ano, eu tive que parar com a loja que eu havia aberto online, um tempo antes eu tinha saído do meu emprego normal, então as coisas foram só acumulando e me deixando cada vez mais mal. 

Talvez seja o combo de ociosidade com comparação online que tenha me dado esse sacode para olhar para a minha. Eu sempre tive a ideia clara de quem eu queria ser quando adulta, e percebi que não fiz nenhum passo necessário para me tornar essa pessoa, então, resolvi que precisava começar de algum lugar.

Acho que a vida de ninguém precisa estar em colapso para que comece a ser organizada. Pelo menos uma vez ao ano, é bom analisar a vida e ver o que precisa ser mudado. Sempre que você sentir que não está indo no rumo que achou que iria, ou se você estiver indo por esse caminho e sentir que ele não é certo, então, tente mudar a rota e se encontrar outra vez.

Para exemplificar por onde quero começar  a organizar, decidi separar algumas áreas de organização e sugestões de coisas, vamos ver? 


Photo by Sarah Brown on Unsplash


Organização de espaço

Sabe quando o estado da nossa vida reflete no ambiente? Então. Comece limpando seu quarto, retirando tudo o que não usa ou não tem necessidade. Mude os móveis de lugares, experimente mudar as cores das paredes e tudo o que vier  a mente.  Também arrume seu guarda roupa, tire as roupas que não cabem ou que tem muito tempo sem uso, experimente combinações de peças diferentes e aproveite para doar as roupas que tirar.

No quesito digital, organize seu computador e celular apagando todos os arquivos que não tem mais uso e crie backups para emergências. Também faça uma limpa nas suas redes sociais apagando fotos que não gosta, removendo seguidores ou parando de seguir pessoas que você sente que não deveria estar seguindo. Crie um ambiente seguro online para você.

Uma dica que eu dou também, é mudar todas as suas senhas e desconectar as redes de dispositivos ou site terceiros que possam armazenar informações. 


Físico

Nosso corpo sempre dá sinais de quando as coisas não vão bem, então encontre uma atividade física para fazer todos os dias. Você pode escolher diversas atividades diferentes para ir alternando.

Faça um checkup completo para saber como vai sua saúde e em que ficar de olho. É sempre bom complementar suas vitaminas e prevenir qualquer problema.

Se estiver insatisfeito com suas roupas, estude os estilos e veja o que te deixa mais confortável e seja algo que queria para mudar suas roupas.

Cuide do seu corpo, não para mudar radicalmente, mas se for seu objetivo, é válido também. Mas cuide para que você se sinta mais disposto e presente nas coisas. Quando temos uma rotina de atividades eficiente, conseguimos dormir e comer melhor e o humor fica mil vezes melhor. 


Photo by Marissa Grootes on Unsplash


Mental

Além de um corpo saudável e funcional, precisamos ter uma mente tranquila também. Se você puder, faça terapia para se conhecer melhor e entender suas reações. Caso não possa no momento, invista em conhecimento pessoal como livros de auto ajuda, conversar com pessoas de confiança, criar listas para saber dos seus gostos. Quanto mais você se conhecer, entender suas motivações e saber seus limites, fica mais fácil para evitar uma auto cobrança desnecessária.

Se afaste de pessoas que não agregam na sua vida. Sabe aquela amiga que não fica tão feliz pelas suas conquistas? Aquele garoto que sempre se enfia na sua vida, mas nunca tem uma ação real? Aquele conhecido que só fala com você para saber de coisas da sua vida ou te pedir favores? Não se sinta intimidado e corte os laços. A gente sempre sabe de quem devemos manter distância, mas às vezes, nos enganamos achando que as pessoas querem o nosso bem como queremos os delas e isso que nos impede de seguir em frente.


Financeiro


Rastreie seus hábitos financeiros durante dois meses. Anote o destino do seu dinheiro até com as menores coisas e depois crie uma planilha com suas despesas mensais e despesas ocasionais. Quando temos esse registro visual de com o quê estamos gastando, fica muito mais fácil levar um susto com os gastos desnecessários e evita-los.

Ainda falando sobre finanças, crie uma reserva por menor que for mensalmente, para imprevistos ou desejos futuros. 

Uma dica para economizar, é nunca fazer compras por impulso, sempre esperar pro promoções ou cupons de desconto, e também fazer pesquisas pelo melhor preço.

Se caso você não tenha uma renda fixa, essa é a oportunidade para tentar alguma coisa nova. 

Se você tiver dívidas, faça um plano de ação para quitar tudo e passe a controlar os gastos para evitar novas dívidas.


Photo by Ella Jardim on Unsplash


Outras dicas práticas


Crie uma rotina: tente ter uma rotina para ter um horário certo para dormir, acordar, e ter um tempo para fazer todas as coisas que precisa fazer podendo aproveitar o processo.

Aprenda novos hobbies: que tal aprender uma língua nova ou aprender a fazer algo de artesanato? Tente um novo hobbie que sempre quis tentar, mas se desencorajou. Você nunca sabe de onde pode surgir uma nova paixão. 

Tire um dia para ter um dia lento: Um dia lento, é aquele que você não tem nenhuma obrigação e pode fazer as coisas que quiser. Tire pelo menos um dia do mês para fazer algo sem ser planejado para poder curtir as pequenas coisas da vida e recarregar as energias. Um dia lento serve até para poder colocar o sono em dia. Tudo o que sua imaginação permitir.

Chega um momento na vida, que todo mundo para e avalia sua vida até aquele ponto. Por isso, existe as chamadas crise dos vinte anos, crise de meia idade e tudo mais. Pegue o costume de avaliar sua vida e decidir sobre as coisas que deseja para o seu futuro, é importante sempre fazer essa avaliação, mas também não usar como desculpa para desistir das coisas. Tire um tempo para se conhecer melhor e aprender a separar os seus desejos em desejos reais e os desejos momentâneos.

E você, costuma avaliar sua vida e tentar mudar as coisas? Como é o seu processo?

Beijos

2 comentários

  1. So wonderful to see your post! I miss you! Thanks for the great tips! I love the post!

    ResponderExcluir
  2. Sweet post! Love these tips! Thank you so much!

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.