6 de ago de 2019

E se a pessoa tóxica for você?

Na minha busca por mudanças reais, eu decidi me afastar das pessoas que de alguma forma eram tóxicas para mim. Sejam por seus comentários ou atitudes e eu percebia que minha energia mudava muito de acordo com a pessoa que eu estava perto.

Em um primeiro momento estava tudo bem, eu me sentia melhor, mas depois percebi que tinha algo me impedindo de progredir e estava me deixando estagnada em maus hábitos. Foi quando me caiu a ficha que uma das pessoas tóxicas na minha vida era eu.

Eu estava concentrando meu foco tanto no quê as pessoas faziam que me deixavam mal, que acabei mascarando o que eu fazia que me levava para baixo e mesmo que eu tenha notado esse tipo comportamento somente eu com eu, me bateu a dúvida se talvez inconscientemente eu não era tóxica com pessoas ao meu redor.

Como observar se você possui comportamentos tóxicos

Eu percebi que eu comecei a me tratar muito mal, e eu tenho tendência a carregar a culpa por tudo sempre e acabava atribuindo a mim o resultado de certas situações. E eu ficava nesse loop de desmerecer o que eu fazia e sempre me lembrar de cada detalhe como um lembrete de quão horrível eu fui.

A única coisa que eu fiz, foi ir percebendo meus padrões e gatilhos e mudando o pensando enquanto eu via que estavam chegando. Como aquilo de o quê os olhos não veem o coração não sente.

Aprenda a pegar o que é seu

Eu não sei levar os créditos. Quando alguém me elogia por algo, eu sempre encontro uma saída de falar um defeito sobre aquilo e sobre como outro alguém faz melhor. E isso me criou um padrão de comparação enorme em que tudo o que fazia ou pensava em fazer eu falava ‘qual  a razão se alguém pode fazer dez vezes melhor?’, e então eu desistia de coisas e me privava de tentar.




Pare de afastar pessoas         

Eu nunca lidei bem com partidas, e minha saída para não ficar para trás é não deixar as pessoas chegarem perto o suficiente. Eu sempre me isolei das pessoas e depois me culpava por não ser interessante o suficiente, só que eu não percebia que as pessoas não estavam perto por que eu que não deixava.
Eu tenho trabalhando bastante na criação de um círculo social seguro e que eu não afaste.

Observação e mudança

A melhor coisa a se fazer quando você é uma pessoa tóxica para você (e também para outras pessoas) é observar o que está fazendo de errado e procurar mudar. Mas antes, você precisa tentar entender a razão pela qual faz isso, às vezes achamos que é só personalidade quando tem uma coisa mais funda que isso.
Eu ainda vejo comportamentos errados em mim e nos meus pensamentos, mas eu sempre tento controlar. Já que uma vez que deixo eles me afetarem, pode acabar ecoando nas outras pessoas e criando climas ruins.

Minha dica é: Cuide você como cuidaria de alguém que ama e precisa de amor e paciência.

E você, costuma ter ser mais afetado pelo comportamento tóxico das pessoas para você ou os que você tem consigo mesmo (se tiver)?

Beijos

14 comentários:

  1. Eu já fui assim por muito tempo, mas consegui mudar. Ainda não 100%, mas aos poucos, vou mudando isso. Já passou da hora de passar de me boicotar. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e realmente precisava ler algo assim, pq na maioria das vezes nao sabemos lidar com gente toxica!
    adorei o blog. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que texto legal, amei seu blog... Vi que sempre tem textos legais! Estou adorando visitar e ler seus textos..

    Parabéns!

    Meu Blog: Loterias Online

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes somos tóxicos e nem percebemos isso. É normal cometer erros, magoar as pessoas... todo mundo faz isso, faz parte da vida.
    Mas acho que o mais importante é reconhecer isso, saber que sim podemos ser tóxicos, invejosos, falar coisas desagradáveis...
    Eu já percebi que tem momentos que sou assim, ás vezes percebo só depois... mas sempre tô tentando melhorar.
    Ótimo post!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei sua reflexão, sempre julgamos as pessoas como tóxicas, mas nunca olhamos para o próprio umbigo, né? É super importante parar e analisar se nós mesmos não somos a toxidade da nossa vida e da vida do outro!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Amei esse post, eu sempre me culpo por coisas que não dependiam apenas de mim e isso acaba me frustrando demais. E receber elogios e dizer obrigada eu acho que é um desafio que estou disposta a tentar.
    Amei seu post, quero mais assim.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O difícil é a própria pessoa aceitar que é tóxica!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  8. O difícil é a própria pessoa aceitar que é tóxica!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  9. eu já tive muitas amizades tóxicas que mudaram meu comportamento, me afastei de pessoas que eram boas para ficar do lado de pessoas negativas. Acordei, e mudei totalmente, não tenho mais amizades e hoje sou uma pessoa mil vezes melhor.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tay.
    A autossabotagem é algo bem comum e é bem dificil de identificar. Gostei dos pontos que você ressaltou na postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. mas que belíssimo tapa na cara esse post, ein?
    é preciso bastante autoconsciência e autoconhecimento pra ser capaz de identificar esses comportamentos em nós mesmos... e a gente vive tão no automático que na maioria das vezes nem prestamos atenção. Eu também sou muito tóxica comigo mesmo muitas vezes... é um exercício diário mudar isso!

    ResponderExcluir
  12. Eu também tinha essa mania de me desmerecer o que fazia, mas o meu problema é personalidade mesmo, noto que sou muito perfeccionista e me cobro demais. Acho que auto conhecimento é realmente muito importante, pois reconhecendo que sou perfeccionista, ficou mais fácil de evitar pensamentos auto degradantes, assim como vc percebeu seus gatilhos.
    Enfim, amei o post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto! Eu comecei a me afastar de pessoas toxicas, mas também me abri a mudanças. Sempre que tenho um comportamento toxico reflito e tento acertar as coisas. Mas é errando que se aprende. A mudança nunca é fácil.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Muito bom.
    Muitas vezes somos tóxicos sem querer, uma ação, palavras, pensamentos. As vezes hajo dessa forma, mas logo reflito e vejo que isso não me faz bem.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL