Hey gente, tudo bem
com vocês?
Uma das minhas metas
no blog era melhorar o planejamento. Eu sempre fico com diversas ideias de
postagens e quero falar sobre diversas coisas e acabo não fazendo nada, pois
não me planejo bem e acabo perdendo tudo. Numa das ideias que eu peguei lendo
artigos de produtividade foi a da criação de um calendário editorial.
O Calendário
editorial nada mais é que um cronograma eficiente e detalhado do seu conteúdo
para te ajudar a se planejar. Mantendo um calendário editorial dá para melhorar
o conteúdo e evitar que você acabe fazendo postagens repetidas e tendo um controle
maior de toda a produção.
Sem contar que você
estará fazendo tudo com antecedência e não precisará ficar correndo durante o
processo. O cronograma é vital para o
marketing digital para auxiliar a tudo sair como e na data planejada.
Como criar um calendário editorial
O primeiro de tudo é
você ter uma noção do quê as pessoas que visitam seu blog estão interessadas e
no seu hábito de leitura na internet. Exemplo: você precisa saber quais dias
são melhores para postagens (caso você não poste todo dia) e quais os temas. Se
você não posta todo dia, é bom você saber os dias certos que saíra postagens
para criar uma consistência e assim os leitores saberão que dia terá postagens mesmo
sem avisar. Após isso, fica mais fácil organizar as outras partes.
Temas e ordem
Você precisa definir
as categorias do blog, exemplo: moda, livros, filmes. Defina primeiro as
categorias gerais e depois você pode definir cada subcategoria. Após isso, você
organiza cada uma para um dia da semana especifico fazendo com que nenhuma
postagem do mesmo tema seja repetida. Após definir os temas de uma semana, você
pode fazer um rodízio na próxima e assim em todas as semanas.
Separe as datas comemorativas
Se você gosta de
fazer postagens temáticas em feriados, já observa em que dia cai cada uma e
marca para evitar perder as datas.
Crie uma lista de ideias
É sempre bom você
manter um bloco de notas só para ideias no celular ou papel para sempre que
surgir algo você já escrever para lembrar depois.
Agora que você já
sabe esses pontos, vamos aos pontos do calendário em si.
Existem diversos
aplicativos para você se programar como o Trello, Google Calendar, Asana e no
Wordpress também tem um, no meu caso, eu preferi o Excel por sempre fazer isso
pelo computador, o único problema é que constantemente tenho que ficar
atualizando o da nuvem para caso eu queria fazer na rua.
Após você decidir
qual plataforma você vai usar, você terá que dividir em:
- Nome da postagem: Aqui você coloca o nome que será da sua postagem;
- Categoria: em qual marcador ficará;
- Observação: nesse ponto, eu geralmente marco se a postagem prioridade ou não, já que algumas postagens perdem o sentido se ficarem muito tempo esperando serem postadas;
- Data da publicação: previsão de quando você quer postar. Isso é flexível caso você sinta a necessidade de passar outras coisas na frente;
- Status: em andamento, concluído ou postado? Sempre atualize os status para você ter um controle do que está fazendo.
Quando você tem uma
visão geral do que está fazendo, começa a ver quanto tempo gastará em cada
coisa e consegue otimizar o tempo para usar em divulgação.
Você começa usando o
calendário por um tempo e depois observa se está funcionando para você ou o quê
precisa ser adaptado. O meu por enquanto está funcionando (mesmo meus rascunhos
estando cheio de postagens e eu não postando todo dia).
Depois que pega o
jeito, parece mais fácil.
E você como se
organiza no blog?
Beijos
Omg super amazing post ! Thank you so much
ResponderExcluirJadieegosh Instagram FacebookBloggerGroup
Que dicas ótimas! Nunca segui um calendário editorial, mas vou usar isso!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Amei seu post, sempre programo meus posts uma semana antes e vou escrevendo, realmente faz uma diferença danada quando a gente programa nossos conteúdos!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Great post. Specially I like your coffee. :D
ResponderExcluirYou may like these Productz!
Men’s Shirts Collections | Newest Arrivals
Girl’s T-Shirts Collections | Newest Arrivals
Women’s Snow Boots Collections | Newest Arrivals
Boy’s Shirts Collections | Newest Arrivals
Men’s Outdoor Recreation Shirts Collections
You may also visit:
DailyProductz.Com
RozaEnglish.Blogspot.Com
Que post incrível! Eu também tenho dificuldade em planejar assuntos do blog. Esse post me ajudou muito.
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
I need to improve my planning skills too.
ResponderExcluirThis a great and helpful post.
Thanks for sharing your thoughts.
Ann
https://roomsofinspiration.blogspot.com/
Eu uso um planner apenas para o blog assim consigo me organizar melhor, mas na empresa usamos o calendário editorial para deixar no quadro quais os posts a serem publicados naquela semana para ninguém ficar perdido.
ResponderExcluirUm beijo,
Quase Mineira ♡
Oi, Tay!
ResponderExcluirEu deixo algumas coisas separadas num armário: aquilo que quero ler, usar, testar...
E procuro intercalar: uma semana livro, outra beleza, outra receita...
O segredo é mesmo a organização, né?
Abraços, Cris
Eu estou sempre olhando para o calendário, para ter tudo preparado nas datas.
ResponderExcluirXoxo
marisasclosetblog.com
Ameeeei!!! Eu também acabo me perdendo no meio de tantas idéias e sem produzir todos os conteúdos que gostaria. Vou aderir ao calendário editorial ❤
ResponderExcluirwww.blogsereiando.com
Eu planejo tudo com praticamente um mês de antecedência. Imprimo os calendários em quadradinhos e antes do mês começar já anoto as datas comemorativas. Encaixo as postagens mais "fixas" e depois vou me organizando e trocando o que precisar. É uma organização meio bagunçada, mas consigo me virar bem.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Olá,
ResponderExcluirEu to bem assim, várias ideias mas não to postando nada kkkkk
Costumo anotar no bloco de notas mesmo
Adorei essa dica
até mais,
Canto Cultzíneo
Eu programo os posts na semana, mas eu tenho um tema definido para cada dia da semana.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Muitoooo legal esse post e acho que é a primeira vez que leio algo sobre.
ResponderExcluirCom toda certeza se organizar, fazer um calendário de postagens ajuda muitooo.
Várias vezes eu me perco também nas minhas atualizações etc....
Muito bom!
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Amei as dicas, eu tenho usado o trello e gosto muito.
ResponderExcluirCharme-se ♡
ótimas dicas,eu anoto todas as minhas ideias em uma agenda.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Muito boa as dicas, eu já sigo a maioria, trabalho co calendário editoria a 3 anos e cada ano que passa vou lendo mais e melhorando minhas técnicas.
ResponderExcluir