Um papo sobre: Calendário Editorial


Hey gente, tudo bem com vocês?

Uma das minhas metas no blog era melhorar o planejamento. Eu sempre fico com diversas ideias de postagens e quero falar sobre diversas coisas e acabo não fazendo nada, pois não me planejo bem e acabo perdendo tudo. Numa das ideias que eu peguei lendo artigos de produtividade foi a da criação de um calendário editorial.

O Calendário editorial nada mais é que um cronograma eficiente e detalhado do seu conteúdo para te ajudar a se planejar. Mantendo um calendário editorial dá para melhorar o conteúdo e evitar que você acabe fazendo postagens repetidas e tendo um controle maior de toda a produção. 

Sem contar que você estará fazendo tudo com antecedência e não precisará ficar correndo durante o processo.  O cronograma é vital para o marketing digital para auxiliar a tudo sair como e na data planejada.

Como criar um calendário editorial

O primeiro de tudo é você ter uma noção do quê as pessoas que visitam seu blog estão interessadas e no seu hábito de leitura na internet. Exemplo: você precisa saber quais dias são melhores para postagens (caso você não poste todo dia) e quais os temas. Se você não posta todo dia, é bom você saber os dias certos que saíra postagens para criar uma consistência e assim os leitores saberão que dia terá postagens mesmo sem avisar. Após isso, fica mais fácil organizar as outras partes.

Temas e ordem

Você precisa definir as categorias do blog, exemplo: moda, livros, filmes. Defina primeiro as categorias gerais e depois você pode definir cada subcategoria. Após isso, você organiza cada uma para um dia da semana especifico fazendo com que nenhuma postagem do mesmo tema seja repetida. Após definir os temas de uma semana, você pode fazer um rodízio na próxima e assim em todas as semanas.

Separe as datas comemorativas

Se você gosta de fazer postagens temáticas em feriados, já observa em que dia cai cada uma e marca para evitar perder as datas.

Crie uma lista de ideias

É sempre bom você manter um bloco de notas só para ideias no celular ou papel para sempre que surgir algo você já escrever para lembrar depois.

Agora que você já sabe esses pontos, vamos aos pontos do calendário em si.

Existem diversos aplicativos para você se programar como o Trello, Google Calendar, Asana e no Wordpress também tem um, no meu caso, eu preferi o Excel por sempre fazer isso pelo computador, o único problema é que constantemente tenho que ficar atualizando o da nuvem para caso eu queria fazer na rua.

Após você decidir qual plataforma você vai usar, você terá que dividir em:

  • Nome da postagem: Aqui você coloca o nome que será da sua postagem;
  • Categoria: em qual marcador ficará;
  • Observação: nesse ponto, eu geralmente marco se a postagem prioridade ou não, já que algumas postagens perdem o sentido se ficarem muito tempo esperando serem postadas;
  • Data da publicação: previsão de quando você quer postar. Isso é flexível caso você sinta a necessidade de passar outras coisas na frente;
  • Status: em andamento, concluído ou postado? Sempre atualize os status para você ter um controle do que está fazendo.


Quando você tem uma visão geral do que está fazendo, começa a ver quanto tempo gastará em cada coisa e consegue otimizar o tempo para usar em divulgação.

Você começa usando o calendário por um tempo e depois observa se está funcionando para você ou o quê precisa ser adaptado. O meu por enquanto está funcionando (mesmo meus rascunhos estando cheio de postagens e eu não postando todo dia).

Depois que pega o jeito, parece mais fácil.

E você como se organiza no blog?
Beijos

17 comentários

  1. Que dicas ótimas! Nunca segui um calendário editorial, mas vou usar isso!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, sempre programo meus posts uma semana antes e vou escrevendo, realmente faz uma diferença danada quando a gente programa nossos conteúdos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Que post incrível! Eu também tenho dificuldade em planejar assuntos do blog. Esse post me ajudou muito.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  4. I need to improve my planning skills too.
    This a great and helpful post.
    Thanks for sharing your thoughts.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu uso um planner apenas para o blog assim consigo me organizar melhor, mas na empresa usamos o calendário editorial para deixar no quadro quais os posts a serem publicados naquela semana para ninguém ficar perdido.

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tay!

    Eu deixo algumas coisas separadas num armário: aquilo que quero ler, usar, testar...
    E procuro intercalar: uma semana livro, outra beleza, outra receita...
    O segredo é mesmo a organização, né?

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  7. Eu estou sempre olhando para o calendário, para ter tudo preparado nas datas.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Ameeeei!!! Eu também acabo me perdendo no meio de tantas idéias e sem produzir todos os conteúdos que gostaria. Vou aderir ao calendário editorial ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  9. Eu planejo tudo com praticamente um mês de antecedência. Imprimo os calendários em quadradinhos e antes do mês começar já anoto as datas comemorativas. Encaixo as postagens mais "fixas" e depois vou me organizando e trocando o que precisar. É uma organização meio bagunçada, mas consigo me virar bem.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu to bem assim, várias ideias mas não to postando nada kkkkk
    Costumo anotar no bloco de notas mesmo
    Adorei essa dica

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Eu programo os posts na semana, mas eu tenho um tema definido para cada dia da semana.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  12. Muitoooo legal esse post e acho que é a primeira vez que leio algo sobre.
    Com toda certeza se organizar, fazer um calendário de postagens ajuda muitooo.
    Várias vezes eu me perco também nas minhas atualizações etc....
    Muito bom!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas, eu tenho usado o trello e gosto muito.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  14. ótimas dicas,eu anoto todas as minhas ideias em uma agenda.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito boa as dicas, eu já sigo a maioria, trabalho co calendário editoria a 3 anos e cada ano que passa vou lendo mais e melhorando minhas técnicas.

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.