17 de jul. de 2019

Slow Blogging, Likes ocultos e influência digital


Hey gente, tudo bem?


Alguns meses atrás eu assisti a um vídeo da Nátaly Nery sobre slow blogging e me deu aquele click de ‘eu faço isso, e nem sabia que fazia’.

Slow blogging é um movimento em que você publica na sua velocidade e não naquela que é esperada. Hoje em dia, tem muito disso de que você precisa produzir conteúdo rápido e antes de todo mundo. Às vezes, você nem chegou a terminar de viver um momento, e já compartilhou em todas as redes sociais. Isso é bom? De certa forma sim, uma vez que você passa a sensação de proximidade com as outras pessoas, só que o lado ruim é que você sempre vai ter que postar mais e mais, e isso nem sempre vem acompanhado de qualidade.

Aqui no blog eu divido meu conteúdo em duas partes: as postagens datadas que geralmente eu preciso escrever e postar na mesma semana como quando eu falo sobre alguma maquiagem que vai sair ou filme/série e as postagens que levam tempo como quando eu dou alguma dica pessoal ou falo sobre minhas experiências, uma vez que preciso de bastante tempo entre o acontecimento e escrever para que eu possa realmente entender o que aconteceu e em quê isso me mudou.


Óbvio que todo mundo quer que seu conteúdo chegue para todo mundo, mas nem sempre precisa de pressa. Vocês devem já saber que o Instagram irá ocultar os likes das fotos, ou seja, você não poderá ver quantas pessoas curtiram determinada foto. Pra mim, isso é algo positivo, já que uso a rede social unicamente para postar fotos e ver outras fotos e não como trabalho. Em contrapartida, quem trabalha com publicidades poderá ser prejudicado por não ter um resultado visível que realmente tem um público. Por isso é importante o engajamento de comentários (eu não acredito em números de seguidores, uma vez que nem todo mundo vê o conteúdo de quem segue). Outro ponto importante é que nem sempre o publico de seguidores é um público fiel ao seu conteúdo, já que existem N razões para alguém seguir alguém. Me lembrou do caso da digital influencer com 2 milhões de seguidores que não conseguiu vender nem 36 camisetas da sua linha (um dos erros dela foi não fazer marketing no seu perfil, as camisetas não eram o estilo dela e outros erros), só que você ter esse número e faz parcerias baseadas nos seus números, você tem por obrigação conhecer seu público e fazer jus a isso.

Mais importante que postar é você ser fiel a si mesma, e mesmo que você mantenha um ritmo de postagem alinhado aos dos algoritmos é importante você respirar e não se cobrar tanto. Quando você se permite ver as coisas por outra perspectiva, você pode ter ideias diferentes e até melhorar o que já faz bem.

Não se cobre para postar mais rápido e ganhar mais likes. Respira e poste na sua própria velocidade.

Você já conhecia o termo slow blogging?
Beijos

6 comentários:

  1. Por acaso não conhecia o termo slow blogging! Quando tinha outro blogue acabava por fazer isso. Mas agora na Companhia Cinéfila, como temos apoio de distribuidoras de filmes, tentamos sempre estar o mais a par possível das novidades. Infelizmente, para as distribuidoras os números de seguidores nas redes sociais são extremamente importantes. Até fiquei feliz ao ler que o Instagram vai deixar de mostrar o número de reações!

    ResponderExcluir
  2. confesso que entendo mt pouco de algaratimos e nao estava familiarizada com esse nome

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu tô bem assim também. Tanto que acabei (pelo menos por enquanto) com um quadro no meu Blog de interação de muitos anos pq o mesmo já não me dava o prazer de antes sabe ?

    Acho que além de tudo isso aí que você falou, a gente precisa se sentir bem ao postar alguma coisa. Quando começa a virar obrigação fica difícil.

    Hoje levo meu Blog e mesmo o Instagram na minha propria toada. No IG por exemplo eu posto bastante Stories, mas no Feed é mais lento.

    Beijo !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa reflexão. Com certeza essa história dos likes movimentou as redes sociais essa semana.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Que reflexão. Realmente devemos sempre postar ao nosso tempo e não ao tempo dos outros. Amei.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL