30 de set de 2019

Um papo sobre: Publipost

Hey gente, tudo bem com vocês?

Hoje eu quero falar sobre publicidade nos blogs e em como devemos ter responsabilidade quanto a isso.

Eu estou no mundo dos blogs desde 2010, de lá para cá, vi muitas coisas acontecerem, muitos nichos ganhando visibilidade e sumindo também. Só que uma coisa que eu amo no mundo dos blogs é que ela é eterna. Sério, pode ter diversas plataformas novas, mas sempre haverá pessoas dispostas a se dedicarem aos seus blogs. Meu blog sempre foi muito pessoal e eu sempre achei muito importante.

De um tempo para cá, eu comecei a fazer uns publipost no blog, só que eu sempre tento não deixar influenciar no conteúdo do blog e são sempre com coisas que são totalmente no contexto do blog. Entretanto, a gente precisa ter uma conversa sobre postagens pagas.

Primeiramente, publipost ou postagem patrocinada é uma prática super popular nas mídias sociais em que uma empresa paga para um blogueiro/youtuber/influenciador fazer uma postagem falando sobre seu produto ou serviço. Essa prática já é bem antiga, entretanto, nos blogs eram chamadas de parcerias e não tinham voltas monetárias e sim produtos a serem resenhados.

O valor de um publipost varia muito, antes calculavam o número de seguidores e visualizações, hoje em dia esse fator é mais complicado por causa da compra de seguidores. É de vital importância construir um mídia kit e saber do valor do seu trabalho. Existe pessoas que ganham mais de 2k e outras ganham uns 30 reais, para você ser a disparidade do valor.

Parceria X Publipost X Campanha

Os três tipos principais de postagem patrocinada são:

Parceria: Geralmente é a troca entre produto e conteúdo. Essa forma é bem mais longa que as outras, pois a empresa pode mandar produtos por um período de tempo.

Publipost: Pagar por conteúdo. Nessa, a empresa paga para que falem sobre os produtos. Na maioria das vezes, é coisa de uma única vez.

Campanha: As campanhas duram um tempo determinando, e também são pagas em dinheiro. Uma empresa pode fazer várias campanhas com o mesmo influenciador.


Publipost e você

Esses dias eu quase fechei com uma empresa um tanto quanto suspeita e isso me fez questionar se abrir espaço para publipost aqui no blog era uma boa opção. E por isso, decidi deixar algumas dicas.

Pesquise antes

Saiba que você está influenciando outras pessoas, e é uma responsabilidade sua indicar serviços e produtos que não tragam problemas á outras pessoas. Em relação a produtos, isso é mais imprevisível, pois cada pessoa é uma  pessoa e nem tudo que serve para você, serve para outros.  Por isso, sempre deixe explico que sua postagem está com base na sua experiência e que talvez aquilo não dê certo para todo mundo.

Quando se trata de serviços, trate de pesquisar se a empresa é confiável, se eles entregam os produtos e se são como demonstrados nas fotos. Isso é super fácil de descobrir, é só procurar no Reclame Aqui e até mesmo nos comentários do Facebook ou busca no Google.

Veja também se as informações da empresa são fáceis de achar ou se estão disponíveis, como telefone, endereço e sac.

Imponha-se

Só você sabe o trabalho dos seus serviços. Você sabe o tempo que leva para produzir o conteúdo e deixar tudo pronto para postar, portanto, quando vierem com valores já definidos e não for o suficiente para você, tente negociar e mostrar seus pontos.

Outra coisa também, seja sempre transparente. Conte exatamente como foi sua experiência e pós e contras da coisa em questão. E sempre lembre-se de deixar visível que aquilo é uma postagem paga.

Termo de responsabilidade e segurança

Certifique-se de deixar explicito em algum lugar do blog que você não tem nenhum envolvimento com visão e políticas da empresa em questão. Assegure que nada externo corrompa sua visão.

Tome muito cuidado ao selecionar as empresas, pois alguns pagam para blogueiros fazerem publipost e acaba que a empresa é totalmente de fachada e só quer subir em ranking do buscador. Pois, a cada vez que o nome da empresa aparece em um site diferente e ainda falando bem, isso aumenta a visibilidade dele.

Links úteis


E você, costuma comprar produtos indicados na internet? Como faz para saber se uma loja é confiável?
Beijos

25 comentários:

  1. Great post! I really like your blog and its layout <3
    xoxo
    Lara

    www.verylara.com

    ResponderExcluir
  2. Seu post está ótimo, com dicas muito boas!
    Hoje em dia só faço publi se a empresa tem a ver com o nicho do blog. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, eu sempre pesquiso as empresas, inclusive neguei uma parceria tem algumas semanas porque achei a empresa mega suspeita. Tenho muita preocupação com o que publico, afinal prezo pela qualidade das informações e a minha marca é meu nome né?
    Charme-se

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, apesar de existir a um tempo, é um assunto que divide opiniões, né? Porque cada criadora de conteúdo trabalha de uma forma. Seu post vai ajudar muito quem ainda não entende como funciona cada tipo de parceria! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Tay tudo bem?
    No meu antigo blog fiz algumas postagens publicitárias, em algumas foram bem bacanas, já outras bem complicadas, porque simplesmente não entendiam bem o tempo que levava para criar o conteúdo e queriam as coisas para ontem. Enfim, sua postagem foi bem propícia, pois como qualquer outra relação de trabalho é importante que os termos sejam bem claros, até mesmo para a própria audiência.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com

    ResponderExcluir
  6. As parcerias também envolvem ações além de permutas, pois eu mesma já fiz parcerias sem troca de produtos, apenas para fazer meu blog presente em determinado evento.
    Eu pesquiso bastante antes de fechar um publipost e principalmente gosto de deixar avisado aos meus leitores que tipo de publi eu estou fazendo.
    Influenciar leitores é algo muito sério, e por outro lado, nós também não devemos nos deixar influenciar facilmente por todos os textos que lemos na blogosfera. Pois como leitora, antes de comprar em certa loja ou experimentar algum produto, eu procuro conversar pessoalmente pelas redes sociais com a blogueira que fez o publi e tiro minhas dúvidas e desconfianças.
    Amei seu post, como sempre muito completo!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Perfeito seu post!
    Eu leio muito sobre o produto que eu quero, vejo comentários positivos e negativos. Após isso, decido se quero ou não o produto. Gosto de ter minha percepção sobre as coisas.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Tay.
    Como o blog é um hobby para mim eu optei por não colocar propagandas nele. Eu tenho sim parceria com editoras mas recebo somente livros e sempre dou minha opinião sincera independente de ser positiva ou não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post. É fundamental para uma criadora de conteúdo pesquisar a empresa que quer fazer a publicidade e ver se o conteúdo tem haver com seu nicho.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Muito bom eu também tento sempre negociar o meu valor.
    E também pesquiso a empresa.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  11. Bem bacana! Hoje em dia eu faço mais publipost que parcerias, e já recusei publipost por achar a loja suspeita.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  12. Postagem bem necessária. Eu vejo muita gente que se deixa influenciar apenas pela ilusão da parceria, mentindo em suas postagens sobre o produto por medo de perder a parceria. Acho que sinceridade é tudo.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu gostei do poste bem útil, atualmente eu dei preferência para não mexer com essas coisas, mas futuramente quem sabe, gosto da transparência.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca fiz nenhuma parceria ou algo do tipo.
    Achei seu post muito informativo! Amei. Tem que tomar cuidado com a loja e etc sim.

    https://myheaadache.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tay! Gostei muito do post ♥
    Queria muito fazer parcerias com editoras, vivo procurando inscrições abertas por aí. Meu sonho ganhar livros e poder resenhá-los haha. Ótimas dicas!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  16. É muito importante fazer uma pesquisa antes de fechar parceria com uma empresa para ver se a mesma é de boa índole e sempre valorizar o seu trabalho.Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Faço sempre pesquisas sobre as coisas e tento negociar também
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  18. Nossa que post excelente. Simplesmente adorei.
    Beijinhos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei!
    Post útil e muito bacana :)
    Publipost não é tão simples assim, eu já recusei vários por não ter nada a ver comigo ou com o conteúdo do meu blog.
    Muito bacana falar sobre isso.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com

    ResponderExcluir
  21. Este artigo está muito bom e vai servir de guia para muitas pessoas!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderExcluir
  22. Depois da polêmica de publis não sinalizados, acredita que a nova moda é marcar como publi mesmo quando a marca nem parceria fez. Fiquei chocada quando ouvi falar disso em uma palestra de marketing digital, tem gente que finge que faz publi pra ver se recebe propostas de outras marcas. E já teve até marca processando influenciador por marcar publi sem ser a verdade
    *ps: amei o seu artigo bem explicadinho
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  23. mt bacana seu post! os publis sao necessarios pq blogar dá mesmo trabalho, mas sempre devem ser feitos com responsabilidade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  24. Oi Tay!

    Tenho o blog por hobby e o que ganhou por cliques nos anúncios, uso para pagar o domínio anual dele.

    Já tive muitas parcerias com editoras, porém comecei a perceber que a leitura estava se tornando uma obrigação e optei por não ter mais parcerias.

    Gostei do seu post, pois ele tira bastante as dúvidas de quem está começando.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL