Por Trás da Letra: The Man Taylor Swift

found on
Hey gente, tudo bem com vocês?

O post de hoje é sobre a música The Man da Taylor Swift que está no sétimo álbum da cantora Lover . Desde que o álbum foi lançado em agosto de 2019, eu quis falar sobre ele aqui no blog, mas não sabia a forma certa de abordar já que se o álbum estava no meu top 3 do ano.

The Man é a quarta faixa do Lover e é uma crítica ao sexismo sofrido por mulheres, que constantemente tem seus feitos deslegitimados ou mudados de foco. É aquela música que expressa o pensamento de toda mulher em algum momento da vida, você já pensou em como as coisas seriam diferentes para você se você fosse homem?

É uma espécie de experimento mental: 'Se eu tivesse feito todas as mesmas escolhas, todos os mesmos erros, todas as mesmas realizações, como seria a leitura?'Taylor Swift em entrevista para a Vogue

A Letra de The Man

Eu seria complexo, seria descolado
Eles diriam que eu peguei todas antes de achar alguém para me comprometer
E não teria problema nenhum em eu fazer isso
Todas as conquistas que eu fizesse me tornariam mais um chefe para você

A Taylor desde sempre teve sua vida amorosa exposta, diziam que ela namorava muito e trocava de namorado rápido. Ela escreveu diversas canções sobre isso como Blank Space e Shake It Off.

Eu seria um líder destemido
Eu seria do tipo alfa
Quando todo mundo acredita em você
Como é isso?

A Taylor é uma artista incrível, ela escreve suas próprias músicas, participa da produção e de todo o processo e mesmo assim gostam de questionar o talento dela. Se ela fosse um homem, ela seria o maior artista e é isso que ela questiona. Nas duas últimas linhas também fazem referência ao assédio sofrido por ela. Em 2013, ela foi apalpada durante um concerto e tem foto e tudo mais do momento e ela ganhou a causa, mas mesmo assim, muita gente desacreditou e ainda fizeram piadas sobre o ocorrido.

      

Estou tão cansada de correr o mais rápido que posso
Imaginando se chegaria lá mais rápido se eu fosse homem
E estou tão cansada deles virem para mim de novo
Porque se eu fosse homem, então eu seria o homem que
eu seria o homem que
eu seria o homem

Eu amo esse refrão de uma maneira absurda. Aborda a desigualdade de gênero, uma vez que a mulher sempre tem que fazer o triplo de esforço que um homem faz na mesma atividade e ainda sim não consideram válido. Taylor Swift mostra sua insatisfação em sempre entregar trabalhos de alto nível e eles serem ofuscados por notícias irrelevantes sobre sua vida amorosa ou roupas que ela usa. Em uma entrevista para a CBS ela diz “Existe um vocabulário diferente para homens e mulheres na indústria da música, certo? [...] Um homem faz alguma coisa, é estratégico. Uma mulher faz a mesma coisa, é calculado. Um homem pode reagir, uma mulher só pode reagir exageradamente." Que sintetiza em como as pessoas tentam invalidar as mulheres e suas ações.


Como é se gabar sobre bebidas e dólares
E arranjar vadias e modelos?
E está tudo bem se você for mau
E tudo bem se você está com raiva
Se eu estivesse jogando meus dólares, me chamariam de vadia, não de fodão
Eles me pintariam como malvada
Então, está tudo bem eu estar com raiva

Aqui Taylor critica o machismo que existe entre ações feitas por homens e mulheres. Os homens tem toda uma liberdade de expressão e sexual e isso faz deles “os caras”, mas quando é uma mulher fazendo a chamam de promiscua e coisas piores. A Taylor trabalhou muito e lucrou bastante, mas ela não pode falar sobre isso sem que receba críticas, uma vez que acham que a mulher pode até ganhar dinheiro, mas não mais que o homem. Basicamente na música a Taylor diz o óbvio: se ela fosse o homem, ela estaria no topo sem ser questionada.

Eu já em muitos momentos já me senti silenciada e senti como se minha opinião não fosse importante, sabe? Certa vez, eu estava na aula e um código estava dando erro e eu dizendo a linha exata onde estava o erro e todo mundo me ignorando (um grupo de homens e eu a única mulher), daí outra pessoa disse a mesma coisa que eu e todo mundo ficou ‘isso mesmo, o que faríamos sem você e blá blá blá’ e eu tipo ‘amados?’. Sempre estamos sujeitos a esse tipo de coisa, mas precisamos nos impor para evitar (e o pior é quando nos impomos e acabamos sendo tachadas de loucas ou chatas).
Bom, a Taylor nunca dá ponto sem nó e essa é uma das músicas mais políticas do álbum, mostrando que ela pode sim se posicionar e falar sobre. A música conseguiu ótimas posições nos rankings musicais.

Ouça The Man



E você, já conhecia a música?
Beijos

10 comentários

  1. Incrível como cada música tem uma história que vai muito além por trás , né? Amei conhecer a dessa! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tay,
    Achei bem interessante você mostrar o significado da letra da música de acordo com a biografia da Taylor. Ela mesma foi vítima de preconceito pelo Kanye West
    Convido vc para participar da minha PESQUISA DE PÚBLICO
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  3. Não conhecíamos essa musica da Taylor, mas achamos a letra muito boa, pois ela mostra as desigualdades entre homens e mulheres como eles são tratados diferentes em varias situações.

    Beijos


    onlyinspirations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais amo a Taylor e nunca entendi quem não respeita pelo menos ela como profissional, que trabalho incrível esse CD

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Taylor é minha artista pop favorita, já adorei a analise dessa letra

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. A Taylor é incrivel. Eu sempre curto as músicas dela por terem esse "fundo" por trás das letras e boa melodia

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Assista o último vídeo do canal
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a música! :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não gosto das músicas dela :(
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tay.
    Eu não sou ligada em musicas, por isso não conheço. Mas gosto da letra. Quantas vezes já pensei diante de alguma situação "se eu fosse homem seria diferente". É por isso que sou a favor do feminismo.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 24 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.