12 de fev. de 2020

Se não houvesse registro digital, do quê você iria se lembrar?

Em um belo dia, você acorda e decidi ver o que aconteceu pela internet enquanto esteve dormindo, mas seu celular não liga. Você tenta carregar, mas parece que o carregador não funciona. Tenta o computador, tablet, mas nada funciona. Bem vindo ao apagão digital, o que você faria? O que você teria perdido se descobrisse que da noite para o dia todo o mundo online que você conhece desapareceu?

Eu estava pensando nesse assunto esses dias e em como eu sou tão dependente da internet. Seja para me comunicar, aprender algo e passar o tempo, sempre estou conectada e chego a ficar estressada quando passo algum tempo sem acesso.  No meu momento de pensando, eu percebi que caso houvesse um apagão sem internet e que afetasse os meios eletrônicos, eu perderia fotos, músicas, e coisas que escrevi e vi o quão perigoso é manter as coisas em um só meio de arquivo.

Eu lembro de quando minhas amigas vinham na minha casa e eu sempre mostrava minhas fotos de família que eram tiradas em câmeras de filmes e levava dias para serem reveladas, e dos meus CDs favoritos e das revistas que eu sempre comprava para saber como bandas, moda e ver as dúvidas de garotas mais velhas que eu.  Era uma época tão diferente e que a gente aprendia a ter paciência para obter as coisas, né?! Por isso, eu decidi ter uma parte das minhas coisas em versão física.


Decidi revelar algumas fotos e fazer álbuns, voltei com os diários para lembrar futuramente de como me sinto hoje e assim, poderei ver em como enxergo como o fim do mundo hoje coisas que serão problemas bobos no futuro. E confesso que adotar essas práticas mais analógicas me ajudaram bastante no quesito produtividade. Eu me sinto menos ansiosa e levo as coisas com mais calma e selecionando o que é ou não importante.

A internet é incrível e eu amo. A gente sempre tem nossas dúvidas respondidas quase que instantaneamente e facilitou muito a nossa vida, mas não podemos negar que quando não é bem administrado pode acabar sendo algo ruim.

E você, se não houvesse esse mundo digital, ainda teria fotos de como é atualmente para lembrar? Você saberia lidar?
Beijos

27 comentários:

  1. Muito boa esta reflexão, eu acho super válido revelar fotos e desapegar as vezes da internet
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. Nasci bem antes disso tudo e é engraçado ver como as coisas evoluíram depois da internet. Mas, tudo na vida é equilíbrio.. saber desconectar também é bom!
    òtima reflexão!
    Beijos!
    tucacheias.com

    ResponderExcluir
  3. Amei sua reflexão, confesso que a maioria das fotos que publico em minhas redes sociais não tenho revelada. Sei que preciso revelar várias, porque sei que podemos perdê-las a qualquer momento. É muito triste ver que a gente coloca a nossa vida na internet e não a memória onde deveria.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho memórias sim físicas, gosto de guardar fotos, pegar e ver e rever, gosto das coisas em papel, sei que há qualquer momento tudo que seja virtual pode desaparecer. Ótima reflexão, parei e pensei muito sobre isso.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tay.
    Eu vivi a época antes da internet e por isso por hábito eu tenho as coisas físicas hehe. E também lembro da época que acabou o Orkut e eu tinha muitas fotos por lá que quase perdi, por isso comecei a revelar as que gosto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. É realmente uma parada para refletir. Eu nunca pensei nisso e confesso não ter muitas coisas físicas, mas porque ocupam muito espaço. Mas é algo a se pensar.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de me desligar as vezes e fazer detox, sinto um bem tão grande, faz diferença em minha vida. Maravilhosa a sua reflexão

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Que ótima reflexão, Tay.
    Outro dia a minha mãe pegou uns álbuns de fotos bem antigos e até falou o quando gosta de poder sentir as fotos nas mãos, em papel e que agora está tudo muito sem graça.
    Seria bom eu fazer um álbum também com minhas fotos atuais.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Acho uma boa revelar fotos ainda!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sim, as coisas mudaram muito, né? Esses dias eu percebi o tanto de tempo que passei nas redes sociais e fiquei chocada comigo mesma. Eu sempre li demais e estava lendo menos porque perdia horas no insta/face e tal. As vezes se desconectar faz bem para a alma e para o coração.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  11. Whether to communicate, learn something and spend time, many people are always connected and they get stressed when they spend some time without access to the internet.

    ResponderExcluir
  12. Estou nesse processo de desapegar da internet e ó, melhor coisa que estou fazendo.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho esse hábito antigo de sempre revelar fotos, quero mostrar para meus filhos, netos... Não quero depender do facebook durar pra sempre sabe? Pq o que é digital morre, o papel não ♥

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  14. Sou da época que não tinha internet, então eu viveria muito bem. Amo as fotos reveladas até hoje. Era tudo mais natural, né? haha
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  15. Ótima reflexão! Até 2015 eu ainda tinha alguns diários e era muito mais fácil para lembrar. Também tô querendo revelar umas fotos, tê-las comigo em forma de lembrança e até montar álbuns. Quero ter algo físico do que me lembrar também <3. Amo as lembranças anuais do google fotos, mas o tradicional sempre vai ter o seu lugar para mim.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  16. This makes me think what we would do without the internet. I don't even have any printed out photos.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Tudo bem?
    E tão bom ver postagens assim que nos faz lembrar e refletir sobre nossa Vida e nossas escolhas. Parabéns! Eu adorei.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. A internet me deixava muito ansiosa e triste, tinha autoestima baixa e até hoje não consigo postar fotos no instagram de forma tranquila... Ultimamente tenho me afastado mais das redes, desativo as notificações tento entrar poucas vezes ao dia e gastar meu tempo com leituras interessantes! São muitas as fotos que tenho salvas no Drive e os meus momentos são todos armazenados na núvem, realmente é algo a se pensar, voltar um pouco no tempo e rever a forma como a gente guarda os nossos momentos e nos relacionamos com as lembranças é algo muito interessante! Fico feliz por você :))
    Beijoo

    http://primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. É uma boa questão, tenho de imprimir algumas fotos. Se houvesse um apagão... nem quero pensar numa coisa dessas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  20. Por incrível que pareça se houvesse esse apagão digital a única coisa de valor que eu perderia é o meu blog, haha. Pois fotos, músicas, textos, agendas e diários eu tenho de forma física. De tempos em tempos eu agrupo fotos importantes e mando revelar para guardar em um álbum físico. Ainda tenho CD's antigos e escrevo diários, assim como mantenho um bullet journal.
    Acho importante ter memórias em mãos por que já perdi muitaaaa coisa de valor por que meus antigos computadores pararam de funcionar de repente.
    Acho a sua reflexão muito válida!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  21. Eu já pensei muito sobre isso. Inclusive passei por essa experiência a pouco tempo atrás quando o meu celular estragou, rs! Foi bem difícil no início, eu me sentia desconectada e ansiosa. Mas quando. eu voltei foi bem louco perceber que na verdade as redes sociais não faziam TANTA diferença, sabe? Era mais do mesmo!

    ResponderExcluir
  22. ótima reflexão, eu adoro recordar e dar valor nas pequenas coisas: fotos reveladas e a ideia de manter um diário, era super bom!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  23. Hi! ) A very beautiful and interesting blog!!!
    https://beautypumma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Realmente é uma boa reflexão a se fazer, infelizmente não temos muitas fotos reveladas e sim no computador. É muito complicado hoje em dia ter registros fora do virtual.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Thank you very much)) Follow you
    https://beautypumma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Bem diferente a sua ideia. Hoje quase ninguém revela mais fotos, e confesso que sinto falta disso.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL