Quando eu era criança, eu falava muito. Na escola os professores sempre diziam 'ela é uma boa aluna, mas conversa demais' e meu pai dizia que eu 'falava mais que o homem da cobra'. No começo eu não ligava muito e continuava falando, mas quanto mais o tempo passava, mais calada eu ficava.
O meu sentimento era de que eu estava constantemente atrapalhando com a minha voz e que o que eu dizia não era relevante. E quanto mais eu ficava em silêncio, pior era depois quando eu precisava falar. Hoje em dia eu continuo mais calada, falo somente o necessário, mas antes eu preciso rever a frase diversas vezes na minha cabeça para saber se vale a pena dizer em voz alta e também para criar coragem de falar, pois sempre acho que estou incomodando.
Todo esse processo foi bem doloroso pra mim, afinal, me fizeram acreditar que o que eu dizia não tinha valor, entretanto, eu aprendi a escutar mais e vi que o silêncio também é arte. Sem requer romantizar nada disso, ok.
Eu considero o silêncio uma arte, uma vez que, se não estamos o tempo todo falando temos tempo para ver o quê os outros estão falando. E se você para escutar, e não só ouvir o que estão falando, você descobre a verdade sobre muita gente.
O silêncio não é sobre você perder uma coisa, é sobre você encontrar coisas que você não acharia se estivesse no meio do barulho da sua própria voz.
O silêncio nos faz ir atrás das respostas ocultas e nos permite ler as entrelinhas.
Eu considero o silêncio uma arte. A arte de conhecer o outro além das palavras que ele diz, de conhecer o que um olhar quer dizer, um gesto que a pessoa nem sabe que faz aleatoriamente. Tudo virá conhecimento quando você consegue traduzir.
O meu silêncio me fez conhecer a intenção das pessoas e assim saber quem manter e de quem me afastar. Eu nunca gostei de ser silenciada enquanto eu queria realmente dizer algo. Hoje, eu aprendi que minha voz e opiniões são válidas sim, mas eu não preciso dizer para algumas pessoas, já que elas não ouviriam o que eu quero dizer e sim o que elas escolhem escutar.
E você, costuma falar ou escutar mais? Consegue vê a arte do silêncio?
Beijos
Eu sempre fui muito quieta. O silêncio realmente tem seu valor. Amei o texto
ResponderExcluirCharme-se ♡
ANtes eu escutava mais, agora falo, porém preciso meu segurar.
ResponderExcluirBeijinhos ;*
Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta
eu falava mais. Depois que aprendemos mais, eu prefiro ouvir e refletir sobre tudo.
ResponderExcluirBjs www.diadebrilho.com
Good note♥
ResponderExcluirEu costumo falar demais, mas as vezes eu só fico quieta mesmo observando. Muitas vezes é importante escutar.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Adorei a reflexão que você provocou nesse post. Realmente, deixamos passar despercebidos várias coisas quando apenas falamos, falamos, falamos e não paramos realmente para escutar com atenção. É possível mesmo saber muitas coisas sobre as pessoas dessa maneira.
ResponderExcluirGrande beijo
Visite || Sweet Dreams
Quando a gente para e observa as outras pessoas o efeito é incrível, né? Eu gosto de olhar gente aleatória na rua e imaginar, através dos seus gestos, suas vidas. Faz sentido? Hehehehe.
ResponderExcluirGosto do silêncio também para ouvir a mim mesma as vezes. Parece egoísmo, mas é tão, tão necessário.
https://eueminhaestupidez.blogspot.com/
Adorei a reflexão, realmente, não vale a pena gastar o nosso tempo dando a nossa opinião para quem não vai nos ouvir. Só desgasta! Eu tô aprendendo a ficar calada e a pensar mais também, a respeito de várias situações. É ótimo, faz bem...
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Antes falava imenso, hoje em dia sou mais reservada :)
ResponderExcluirhttp://blogda-joana.blogspot.com/
Depende muito da situação, mas tem momentos que prefiro ficar mais calada. Só com amigas próximas que falo mais.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Eu passei por isso e ainda passo, de não dar minha opinião por medo de ser julgada e porque acho que vou incomodar. Mas sei que ser assim é errado e o que eu penso tem sim muito valor.
ResponderExcluirIsso de ficar mais em silêncio, ouvir mais e consequentemente perceber mais sobre as pessoas é uma realidade, porque eu sou assim.
Sou mais quietinha e percebo muitas coisas nas pessoas.
Muito bacana seu texto! ♥
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Sem dúvida, eu falo mais do que deveria. Admiro quem sabe ouvir e saber com quem é realmente confiável conversar, eu erro muito nisso, porque me abro muito com todo mundo.
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Olá, Tay.
ResponderExcluirAqui no meu serviço todos os monitores tem uma frase: Falar menos, ouvir mais. Mas quem disse que consigo. Se deixar falo até sozinha hehe.
Prefácio
Gostei da reflexão.
ResponderExcluirQuando criança, eu falava mais. Depois as pessoas foram me silenciando, principalmente na escola e aprendi a ficar mais quieta. Hoje sou bem silenciosa e todo mundo quer que eu fale. Só que prefiro o meu silêncio porque observo muitas coisas ao meu redor.
Bjus!
galerafashion.com
Não sou uma pessoa de falar muito, sou extremamente quieta. E através desse meu silêncio já percebi muitas coisas que não teria me ligado se não prestasse atenção.
ResponderExcluirAmei seu post <333
Beijoss
Três de Dezembro
Oi Tay! Achei interessante sua história porque eu sempre fui a calada na sala de aula.
ResponderExcluirAcho que os dois lados têm seus pontos positivos. O difícil é encontrar um meio termo que seja saudável pra gente. Mas que bom que você consegue ver essa mudança meio forçada como algo positivo na sua vida!
Eu quero muito dominar a arte do silêncio, sempre falei demais e na maioria das vezes penso que era melhor ter falado menos. Espero melhorar com o tempo
ResponderExcluirBeijos ♡ Blog | Instagram | Youtube
Olá
ResponderExcluirTudo bem?
Menina sempre fui calada, por causa da depressão piorou e a ansiedade, no meu caso tive que aprender a me comunicar, hoje já falo pelos cotovelos.
Beijos da Kah
Blog Mundo da Kah
Canal Blog Mundo da Kah
Instagram
Me fez refletir! :) Eu acho que, sim, o silêncio é uma arte e, às vezes, a melhor resposta! Mas ter a nossa voz é fundamental. Eu sou muito tímida e quando estou no meio de pessoas que não tenho muita intimidade, fico mais escutando. E por ter voz fina, fico ainda mais tímida em algumas situações, como apresentação de trabalho. Mas quando eu falo, aí eu falo mesmo hahaha. Enfim, acho que ambos são importantes!
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Também concordo que silêncio é uma arte. É gostoso poder ficar quietinha só curtindo o silêncio.
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Eu acho que eu escuto mais do que falo, na maioria dos casos. Também considero o silêncio uma arte e um direito de todos, mas NUNCA ser silenciado. Pior sensação, né? Querer dizer algo e não poder... Beijo! :*
ResponderExcluirEu também sou uma boa ouvinte e observadora. Mas não se cale para sempre a sua opinião também é importante!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Oi Tay! Amei demais o seu texto pois sou do time que tem certeza absoluta no poder do silencio. Na vida real e ate mesmo em filmes, ja observou que sempre a pessoa mais poderosa de um cla (ou grupo, ou mafia) e o que menos fala? Gosto disso. Descobri esse poder e nao largo mais nunca kkkkkkk Beijinhos!
ResponderExcluirOlá. Acho que consegui identificar-me com a reflexão.
ResponderExcluirHoje em dia eu também sou mais quieta e tenho dificuldades em expressar-me quando necessário. isto porque, ao longo dos anos, fui começando a acreditar que a minha voz era inconveniente e desnecessária, que seria melhor eu estar calada para não atrapalhar os outros, ou, então, dizer palavras das quais eu me iria arrepender. Porque a palavra, tal como o silêncio, são armas muito poderosas.
Abraços,
- Ani ♥
You're so right...there is power in being silent. I think having a balance is great.
ResponderExcluirwww.fashionradi.com
Concordamos que silencio é uma arte e temos que ter esse momento quieto, mas também sabemos quando devemos falar pois quando mais nova éramos muito tímida então hoje sabemos equilibrar.
ResponderExcluirBeijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Oi meu amor, adorei seu desabafo!! Eu nunca fui muito faladeira sabe, porém sempre me abri com meus "falsos amigos", que nem sempre queriam o meu bem, queriam apenas saber sobre a minha vida para depois falarem de mim! Bom, não temos uma vida assim agitada e tals, mas manter o sigilo de nossos planos e pensamentos são essenciais para nossa saúde mental e futuro! Também vejo o silencio como uma arte, alias, todos os dias antes de dormir eu pratico a arte do silencio, através de um PNL que me ajuda muito, tente dormir ouvindo <3 depois me conta se gostou!! >>>> https://youtu.be/qyj-3P8_UmQ
ResponderExcluirBeijoss!!
Deetz Blog
O silêncio é uma dádiva, uma liberdade que muitos ainda não entendem. É bom para o autoconhecimento e bom para observar mais as atitudes do que as palavras alheias.
ResponderExcluirGostei da sua reflexão.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Eu ouvi a vida toda que "falo pelos cotovelos", igual a Emília! E aprendi a ficar quieta e reprimir a vontade de contar história, compartilhar as coisas do dia, por causa de um relacionamento abusivo. Hoje ninguém me cala mais. Eu falo pelos cotovelos mesmo, eu sei ouvir. Mas gosto de falar hahahah
ResponderExcluirBeijoos,
Quase Mineira ♡
Confesso que me identifiquei um pouco. Quando criança, eu falava pelos cotovelos, mas fui crescendo e ficando cada vez mais calada. Hoje em dia, eu sou bem calada em situações específicas, e bem matraca em outras, HAHAH. Depende muito da situação, das companhias etc.
ResponderExcluirSim, o silêncio é uma arte. Ele nos conta muita coisa sobre os outros e, querendo ou não, sobre nós mesmos também. É por isso que muita gente não o suporta.
Beijinhos!
EU gosto do silêncio, de sair sozinha de tomar meu café quietinha e olha que sou uma matraca falando, mas gosto desses momentos e me faz bem, me sinto bem.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Eu sou mais ouvinte, mas percebo que isso tem seus benefícios e seus malefícios.
ResponderExcluirBom restante de semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia