9 de mar. de 2020

A arte do silêncio


Quando eu era criança, eu falava muito. Na escola os professores sempre diziam 'ela é uma boa aluna, mas conversa demais' e meu pai dizia que eu 'falava mais que o homem da cobra'. No começo eu não ligava muito e continuava falando, mas quanto mais o tempo passava, mais calada eu ficava.

O meu sentimento era de que eu estava constantemente atrapalhando com a minha voz e que o que eu dizia não era relevante. E quanto mais eu ficava em silêncio, pior era depois quando eu precisava falar. Hoje em dia eu continuo mais calada, falo somente o necessário, mas antes eu preciso rever a frase diversas vezes na minha cabeça para saber se vale a pena dizer em voz alta e também para criar coragem de falar, pois sempre acho que estou incomodando.

Todo esse processo foi bem doloroso pra mim, afinal, me fizeram acreditar que o que eu dizia não tinha valor, entretanto, eu aprendi a escutar mais e vi que o silêncio também é arte. Sem requer romantizar nada disso, ok.

Eu considero o silêncio uma arte, uma vez que, se não estamos o tempo todo falando temos tempo para ver o quê os outros estão falando. E se você para escutar, e não só ouvir o que estão falando, você descobre a verdade sobre muita gente.
O silêncio não é sobre você perder uma coisa, é sobre você encontrar coisas que você não acharia se estivesse no meio do barulho da sua própria voz.

O silêncio nos faz ir atrás das respostas ocultas e nos permite ler as entrelinhas. 

Eu considero o silêncio uma arte. A arte de conhecer o outro além das palavras que ele diz, de conhecer o que um olhar quer dizer, um gesto que a pessoa nem sabe que faz aleatoriamente. Tudo virá conhecimento quando você consegue traduzir.

O meu silêncio me fez conhecer a intenção das pessoas e assim saber quem manter e de quem me afastar. Eu nunca gostei de ser silenciada enquanto eu queria realmente dizer algo. Hoje, eu aprendi que minha voz e opiniões são válidas sim, mas eu não preciso dizer para algumas pessoas, já que elas não ouviriam o que eu quero dizer e sim o que elas escolhem escutar.

E você, costuma falar ou escutar mais? Consegue vê a arte do silêncio?
Beijos

32 comentários:

  1. Eu sempre fui muito quieta. O silêncio realmente tem seu valor. Amei o texto
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. ANtes eu escutava mais, agora falo, porém preciso meu segurar.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  3. eu falava mais. Depois que aprendemos mais, eu prefiro ouvir e refletir sobre tudo.
    Bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Eu costumo falar demais, mas as vezes eu só fico quieta mesmo observando. Muitas vezes é importante escutar.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Adorei a reflexão que você provocou nesse post. Realmente, deixamos passar despercebidos várias coisas quando apenas falamos, falamos, falamos e não paramos realmente para escutar com atenção. É possível mesmo saber muitas coisas sobre as pessoas dessa maneira.
    Grande beijo
    Visite || Sweet Dreams

    ResponderExcluir
  6. Quando a gente para e observa as outras pessoas o efeito é incrível, né? Eu gosto de olhar gente aleatória na rua e imaginar, através dos seus gestos, suas vidas. Faz sentido? Hehehehe.

    Gosto do silêncio também para ouvir a mim mesma as vezes. Parece egoísmo, mas é tão, tão necessário.

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a reflexão, realmente, não vale a pena gastar o nosso tempo dando a nossa opinião para quem não vai nos ouvir. Só desgasta! Eu tô aprendendo a ficar calada e a pensar mais também, a respeito de várias situações. É ótimo, faz bem...
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Antes falava imenso, hoje em dia sou mais reservada :)

    http://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Depende muito da situação, mas tem momentos que prefiro ficar mais calada. Só com amigas próximas que falo mais.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Eu passei por isso e ainda passo, de não dar minha opinião por medo de ser julgada e porque acho que vou incomodar. Mas sei que ser assim é errado e o que eu penso tem sim muito valor.
    Isso de ficar mais em silêncio, ouvir mais e consequentemente perceber mais sobre as pessoas é uma realidade, porque eu sou assim.
    Sou mais quietinha e percebo muitas coisas nas pessoas.
    Muito bacana seu texto! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida, eu falo mais do que deveria. Admiro quem sabe ouvir e saber com quem é realmente confiável conversar, eu erro muito nisso, porque me abro muito com todo mundo.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Tay.
    Aqui no meu serviço todos os monitores tem uma frase: Falar menos, ouvir mais. Mas quem disse que consigo. Se deixar falo até sozinha hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Gostei da reflexão.
    Quando criança, eu falava mais. Depois as pessoas foram me silenciando, principalmente na escola e aprendi a ficar mais quieta. Hoje sou bem silenciosa e todo mundo quer que eu fale. Só que prefiro o meu silêncio porque observo muitas coisas ao meu redor.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  14. Não sou uma pessoa de falar muito, sou extremamente quieta. E através desse meu silêncio já percebi muitas coisas que não teria me ligado se não prestasse atenção.
    Amei seu post <333
    Beijoss
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  15. Oi Tay! Achei interessante sua história porque eu sempre fui a calada na sala de aula.

    Acho que os dois lados têm seus pontos positivos. O difícil é encontrar um meio termo que seja saudável pra gente. Mas que bom que você consegue ver essa mudança meio forçada como algo positivo na sua vida!

    ResponderExcluir
  16. Eu quero muito dominar a arte do silêncio, sempre falei demais e na maioria das vezes penso que era melhor ter falado menos. Espero melhorar com o tempo
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Tudo bem?
    Menina sempre fui calada, por causa da depressão piorou e a ansiedade, no meu caso tive que aprender a me comunicar, hoje já falo pelos cotovelos.
    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Me fez refletir! :) Eu acho que, sim, o silêncio é uma arte e, às vezes, a melhor resposta! Mas ter a nossa voz é fundamental. Eu sou muito tímida e quando estou no meio de pessoas que não tenho muita intimidade, fico mais escutando. E por ter voz fina, fico ainda mais tímida em algumas situações, como apresentação de trabalho. Mas quando eu falo, aí eu falo mesmo hahaha. Enfim, acho que ambos são importantes!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  19. Também concordo que silêncio é uma arte. É gostoso poder ficar quietinha só curtindo o silêncio.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que eu escuto mais do que falo, na maioria dos casos. Também considero o silêncio uma arte e um direito de todos, mas NUNCA ser silenciado. Pior sensação, né? Querer dizer algo e não poder... Beijo! :*

    ResponderExcluir
  21. Eu também sou uma boa ouvinte e observadora. Mas não se cale para sempre a sua opinião também é importante!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Tay! Amei demais o seu texto pois sou do time que tem certeza absoluta no poder do silencio. Na vida real e ate mesmo em filmes, ja observou que sempre a pessoa mais poderosa de um cla (ou grupo, ou mafia) e o que menos fala? Gosto disso. Descobri esse poder e nao largo mais nunca kkkkkkk Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Olá. Acho que consegui identificar-me com a reflexão.
    Hoje em dia eu também sou mais quieta e tenho dificuldades em expressar-me quando necessário. isto porque, ao longo dos anos, fui começando a acreditar que a minha voz era inconveniente e desnecessária, que seria melhor eu estar calada para não atrapalhar os outros, ou, então, dizer palavras das quais eu me iria arrepender. Porque a palavra, tal como o silêncio, são armas muito poderosas.

    Abraços,
    - Ani ♥

    ResponderExcluir
  24. You're so right...there is power in being silent. I think having a balance is great.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  25. Concordamos que silencio é uma arte e temos que ter esse momento quieto, mas também sabemos quando devemos falar pois quando mais nova éramos muito tímida então hoje sabemos equilibrar.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi meu amor, adorei seu desabafo!! Eu nunca fui muito faladeira sabe, porém sempre me abri com meus "falsos amigos", que nem sempre queriam o meu bem, queriam apenas saber sobre a minha vida para depois falarem de mim! Bom, não temos uma vida assim agitada e tals, mas manter o sigilo de nossos planos e pensamentos são essenciais para nossa saúde mental e futuro! Também vejo o silencio como uma arte, alias, todos os dias antes de dormir eu pratico a arte do silencio, através de um PNL que me ajuda muito, tente dormir ouvindo <3 depois me conta se gostou!! >>>> https://youtu.be/qyj-3P8_UmQ

    Beijoss!!
    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  27. O silêncio é uma dádiva, uma liberdade que muitos ainda não entendem. É bom para o autoconhecimento e bom para observar mais as atitudes do que as palavras alheias.
    Gostei da sua reflexão.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu ouvi a vida toda que "falo pelos cotovelos", igual a Emília! E aprendi a ficar quieta e reprimir a vontade de contar história, compartilhar as coisas do dia, por causa de um relacionamento abusivo. Hoje ninguém me cala mais. Eu falo pelos cotovelos mesmo, eu sei ouvir. Mas gosto de falar hahahah

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  29. Confesso que me identifiquei um pouco. Quando criança, eu falava pelos cotovelos, mas fui crescendo e ficando cada vez mais calada. Hoje em dia, eu sou bem calada em situações específicas, e bem matraca em outras, HAHAH. Depende muito da situação, das companhias etc.

    Sim, o silêncio é uma arte. Ele nos conta muita coisa sobre os outros e, querendo ou não, sobre nós mesmos também. É por isso que muita gente não o suporta.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. EU gosto do silêncio, de sair sozinha de tomar meu café quietinha e olha que sou uma matraca falando, mas gosto desses momentos e me faz bem, me sinto bem.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  31. Eu sou mais ouvinte, mas percebo que isso tem seus benefícios e seus malefícios.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL