27 de abr. de 2020

Resenha: Olá, Caderno! Manu Gavassi

Hey gente, tudo bem com vocês?

Para quem acompanha o BBB: para quem vai sua torcida? Pra mim tanto faz, qualquer uma delas que ganhar está bom, mas sou #teamTelma. E na vibe de BBB, decidi trazer a resenha do livro de estreia da Manu Gavassi.

Ano: 2017
Páginas: 312
Editora: Rocco Jovens Leitores

Sinopse: Livro de estreia da cantora e atriz Manu Gavassi, "Olá, Caderno!" é uma ficção adolescente escrita a partir de entradas num diário. Ou melhor, caderno. É ali que Nina, uma garota de 17 anos, despeja seus pensamentos mais nobres e mais frívolos, além de desenhos, letras de música, poesias, e trata um retrato sincero de seus pais ausentes, de seus irmãos problemáticos, mas amorosos, de seus amigos e de outros personagens com quem convive. Como tantos adolescentes, Nina sabe o que quer da vida, mas não tem muita certeza sobre quem é ou como se encaixa no mundo. E a partir de sua perspectiva ácida e bem-humorada, divide com o leitor suas experiências, paixões, alegrias, dúvidas e tristezas.

Olá, Caderno! é um livro em formato de diário, ou como Nina sua dona gosta de chamar, caderno. Nele, ela conta os acontecimentos da sua vida, a relação com sua família, seus amores e inspirações. Nina mora com o irmão gêmeo, Biel e sua irmã mais velha Agatha, enquanto seu pai viaja pela América Latina e a mãe mora no interior.

Nina é aquele tipo de garota cheia de vida, mas que vive toda aquela confusão dos 17 anos de ter que lidar com escola, inimizades, crushes passageiros e que juramos que é amor verdadeiro e todo drama que isso pode trazer. A Nina lembra uma versão minha com a mesma idade onde eu tinha dúvidas sobre muitas coisas e sempre acreditava que eu estava certa, mas que no fim não fazia por mal.

O livro é toda pela perspectiva da Nina escrita nesse diário/caderno e é dividido pelas estações. Também cada estação tem uma ilustração da Nath Araújo em que no livro físico dá para colorir. A linguagem do livro é bem fácil e a leitura é ótima para quando não queremos ler algo pesado e também é muito boa para adolescentes se interessarem pela leitura.


Nina quer muito ser uma cantora e até tem um youtube privado onde posta seus vídeos que só seu amigo Cadu tem acesso. Confesso que passei o livro todo imaginando que ela acabaria ficando com o Cadu, mas a Manu nos surpreende e não deixa tão previsível assim. Uma coisa que eu amei nos livros são as referencias que ela usa como falar de The OC, Taylor Swift, Alanis Morissette, JoutJout.

A Manu Gavassi conseguiu criar uma personagem forte e que consegue ser como alguém que a gente conhece, e ao mesmo tempo, não conseguimos não relacionar a Nina com a Manu, pois quem a conhece e conhece sua trajetória consegue ver as semelhanças.

A Manu foi muito assertiva em ter entrado no BBB e ter criado todo um plano de marketing para quando ela estivesse lá dentro, o resultado foi aumento dos números das suas redes sociais, turnê esgotada e o livro também esgotou das lojas, como diz o pai dela: 🌻A Manu é um gênio.🌻

É uma leitura rápida e leve e eu super indico. A única coisa que eu não gostei foi o final do livro, mas dá abertura para uma continuação, então é uma coisa boa. O livro é bem coeso e foi bem escrito.

E você, já leu o livro?
Beijos

20 comentários:

  1. Oii
    Adorei sua resenha, soube do livro graças a entrada da Manu no BBB mas não sabia nada sobre ele, graças a sua resenha descobri sobre o que se tratava e me interessei por ele. Também acho que ela foi muito assertiva com sua estratégia de Marketing
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li, mas achei bem bonitinho. A manu tbm fez parte da minha adolescência ahaaha

    Beijo,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tay.
    Eu nem conhecia ela até ver o povo falar por causa do BBB que também não assisto mas vejo as brigas nas redes sociais hehe. Achei o livro interessante e ela usou bem mesmo a entrada dela para alavancar as vendas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. que legal, não sabia que a Manu escrevia livros também

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler, eu nem vejo BBB, mas imaginei que iria achar ela bem irritante e patricinha, mas me surpreendi.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não sabia que ela tinha escrito um livro, fiquei curiosa para ler e ela ficou bem mais conhecida depois que entrou para o BBB. Gostei muito dela no BBB e não tenho uma torcida definida.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conheço o livro, mas não é um gênero que me atraia.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Uai, não sabia desse livro. Na verdade, tinha ranço da Manu e não acompanhava nada. Agora tô gostando dela e achei ela uma pessoa incrível.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal, minha torcida no BBB é para ela. Não sabia que ela tinha esse livro! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Nem sabia que a Manu havia escrito um livro, haha. Chocada! Mas eu gostei da premissa do enredo. Aparentemente Nina é mesmo uma garota fácil de se identificar. Gostei ainda mais por causa das ilustrações da Nath Araújo, que sou fã.
    Sobre o BBB, não assisto e não vi nenhum programa, mas sei da final por que as redes sociais só falam disso. Fiquei feliz por ter apenas mulheres na final, só acho triste dar um prêmio de 1M de reais para pessoas que já são muito bem de vida, ficaria mais satisfeita se quem ganhasse doasse parte do dinheiro pra quem realmente precisa. Mas, enfim, é minha opinião.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  11. Achei muito lindinho, não sabia que ela tinha um livro. Manu fez parte da minha adolescência.. bem clichê. Olha, eu não assisto o BBB mas o importante é que alguém vai sair com uma boa grana rsrs.

    Bj

    ResponderExcluir
  12. Como a gente vai ficar sem o BBB e as três finalistas maravilhosas? ♥ Mas também estou torcendo pela Thelminha, apesar de adorar todas. E eu não lembrava desse livro! Meu Deus, eu preciso ler. Acho que vou ler pelo Kindle, se der hahaha. Adorei a resenha e acho que vou gostar e relembrar da adolescência. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que ela tinha escrito um livro. Na verdade,a té esses dias achava que ela era apenas digital influencer, rs. A história parece boa. Nunca assisti BBB na minha vida.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro e agora estou super curiosa em ler essa obra. Minha torcida é manuzinha.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  15. Tinha até esquecido desse livro que ela lançou.
    Parece ser legal, é uma história bem adolescente mesmo né.
    Realmente, a Manu ter entrado no BBB foi uma ótima maneira de se promover.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia que a Manu tinha lançado um livro. Fiquei bem surpresa em saber que ela estava no BBB. O programa vai dar um up na carreira dela, porque tinha muita gente que não a conhecia e agora só falam dela.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  17. Um livro que já quis muito ler, mas deixei pra lá. Agora bateu a vontade!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  18. Não li o livro mais agora quero lê adorei. Não estava torcendo para ela.. vai ser bom se eu consegui lê para ter outro pensamento por ela. beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nem sabia que ela tinha escrito um livro. Parece ser interessante.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL