20 de jul. de 2020

Se não fosse por você, eu não estaria aqui

Ano: 2020

Páginas: 102

Editora: Editora Seguinte

Sinopse:Se você pudesse mandar uma carta para si mesmo quando adolescente, o que diria? Convidamos os participantes da quarta edição da Flipop a fazer exatamente isso, e o resultado você encontra nesta coletânea gratuita.

A adolescência é um período cheio de descobertas, mudanças e escolhas — algumas sem grandes consequências, outras absolutamente determinantes na nossa vida. Imagine poder reencontrar quem você foi na adolescência e poder dar conselhos (ou spoilers!) que só alguém que sabe como a história termina pode dar.

A Editora Seguinte convidou os participantes da quarta edição do Festival de Literatura Pop (Flipop) a escreverem uma carta com tudo o que diriam para eles mesmos quando adolescentes. O resultado é uma reunião de testemunhos honestos, ora repletos de humor, ora de angústia, ora de alívio — mas sempre carregados de sentimentos. Algumas mensagens trazem conselhos aparentemente banais, como olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, outras pedem que nada seja feito de forma diferente. Seja como for, essas vinte e seis cartas mostram que a adolescência é muito mais do que só uma fase — é por ter passado por ela que chegamos aqui hoje.

 

Você já desejou voltar ao passado ou arrumar um jeito de mandar um recado para você em alguma idade alertando sobre algo ou quem sabe dando um conselho? Eu já. A nossa ciência ainda não permite isso, e até que é bom. Qual seria a graça de aprender uma lição sem viver ela?

É com esse desejo de poder dar um recado ao passado que a Editora Seguinte convidou alguns autores para escrever cartas para o seu  eu na adolescência.

Se não fosse por você, eu não estaria aqui reúne diversos autores nacionais e eu já conhecia a Thalita Rebouças e a Bruna Viera, quanto por pessoas que eu ainda não conhecia como a Lorena Pimenta que eu simplesmente quero conhecer todo o trabalho, e o livro também tem a participação do Adriel Bispo (@livrosdodrii) que recentemente sofreu diversos atos de racismo online.

Cada autor escreveu uma carta e falou sobre crescimento, descoberta, mensagens inspiradoras e de apoio para uma versão sua que não sabia o que viria pela frente.

As cartas são curtas e no final tem pequenas informações sobre quem escreveu. O ebook em si também é curto, são 102 páginas e dá para ler tudo no mesmo dia, mas eu demorei um pouco para terminar de ler pois depois de algumas cartas, você fica 'eu já li isso aqui' e acaba diminuindo a fluidez da leitura, mas assim que eu terminava a carta eu pensava no quanto ela foi boa.

O ebook como um todo é ótimo para se ler em uma sentada e também para quem quer dar aquele respiro entre leituras. 

Eu amei a entrega dos autores de escreverem sobre suas dores adolescentes e mesmo que indiretamente criar esse vínculo de identificação com quem lê. O ebook ainda dá a possibilidade da gente conhecer o trabalho de cada pessoa e ver a escrita pelas cartas dando um direcionamento de quais trabalhos a gente pode querer saber mais.

Participantes desse projeto:  Adriel Bispo, Alba Milena, Alec Silva, Aryane Cararo, Beatriz D'Oliveira, Bruna Vieira, Carol Christo, Clara Alves, Felipe Castilho, Gabriel Mar, Giulia Paim, Iris Figueiredo, Jana Bianchi, Jim Anotsu, Koda Gabriel, Leo Hwan, Lorena Pimenta, Luiza de Souza, Mia Roman, Nanni Rios, Natalia Borges Polesso, Rebeca Kim, Samuel Gomes, Thalita Rebouças, Tiago Valente e Vitor Martins.

Vale super a pena ler e também pensar sobre essa fase da vida em que temos tantas dúvidas e como faríamos as coisas diferentes ou não.

Lembrando que o ebook está de graça na Amazon CLIQUE AQUI 

E você, já conhecia o projeto?

Beijos

23 comentários:

  1. Confesso que não me chamou tanto assim a atenção, mas daria uma chance a esse livro.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história faz o gênero que eu curto ler. Vou correndo baixar!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Não curti muito esse livro, mas desejo boa semana pra vc.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Fiquei encantada com essa sinopse...quero ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, mas achei a proposta bem interessante.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Terminei de ler a resenha e já fui baixar o livro no app Kindle para lê-lo. Amei a ideia do livro, e sabe.. eu tenho várias cartas que escrevi quando adolescente, e nesse caso, elas são para meu futuro, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Amo cartas!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Tay.
    Eu peguei esse livro e nem percebi porque ontem vi ele lá no meu kindle hehe. Acho interessante essa proposta do livro e assim que der vou ler ele. Não conheço a maioria dos autores.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei, achei o projeto/livro bem interessante.
    Se eu pudesse dar um conselho pra Valéria adolescente eu diria para fazer mais loucuras, aproveitar mais a vida como uma adolescente de verdade, assim como nos filmes e também estudar mais, aproveitar esse momento pra aprender.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tay, tudo bem?

    Vi uma bookstagrammer comentando sobre esse livro e achei interessante a proposta. Eu gostaria muito que alguém tivesse me dado bons conselhos para a Ariane de 15/20 anos atrás. Se tiver a oportunidade vou ler esse livro, com certeza.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oii, como vai?
    Gostei muito da premissa desse livro. Fiquei curiosa porque imagino o que diria a mim mesma do passado se tivesse a oportunidade.

    Abraço! ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  12. Dias atrás eu estava pensando sobre isso, sobre "e se fosse possível eu mandar uma mensagem para eu mesma em tal época" apesar de não saber ao certo o que diria para mim mesma e a sua resenha me fez perceber que.. Se não fosse pelos meus erros passados, eu teria os conhecimentos que tenho hoje rs

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia este livro,mais achei interessante a resenha.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Amei saber que cada autor escreveu uma carta e eu estou muito curiosa para ler esse livro. Vou anotar a dica aqui e ler em breve.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Conheci o projeto e também adquiri pra ler, infelizmente, os dias corridos ainda não deixaram rs Gostei de saber sobre as cartas, não tinha lido ainda direito sobre do que se tratava o livro. Voltar à adolescência muitas vezes é bastante dolorido, seria muito bom ler algo com que me identificasse <3

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Muito boa resenha! Acho interesante o livro. Beijao de nova seguidora, e convido com o meu blog!

    ResponderExcluir
  17. Tay, não sabia desse e-book ainda. Adorei a ideia do livro e acho que em algum momento a gente deve se identificar com as cartas, né? Eu adoro essas possibilidades. Mas é o que você falou, acho que não mudaria muita coisa. Todas as experiências são válidas. Talvez só falaria para não sofrer tanto por amor hahaha. E eu vi em um seriado, que há mais lições em derrotas do que vitórias. E faz todo sentido, né? Enfim, vou procurar por esse livro. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Tay, tudo bem?
    Gostei da dica e achei fofíssimo que o Adriel participe do livro. Achei incrível o apoio que a internet deu a ele após os ataques. As pessoas sabem ser ruins, né? Ainda bem que a força do bem consegue ser maior. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Oi
    me interessei, não tinha conhecimento desse e-book e ainda mais gratuito.
    Parece ser uma boa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL