Como superar o fim de uma amizade

Superar o fim de um namoro é doloroso e horrível, mas você já experimentou o fim de uma amizade?


Eu já passei por vários fins de amizades, e geralmente as amizades acabaram pela falta frequência de contato, e isso não significa que uma amizade tem que acabar, mas chega em um ponto que você e uma pessoa acabam se tornando desconhecidas por não conseguirem estar presentes no processo de mudança.


Perder uma amizade de anos é devastador e até mais difícil de superar do que um namoro.


Em qualquer tipo de fim, vivenciamos todos os estágios do luto e é sempre bom achar formas de tentar superar tudo de forma correta e sem acabar criando algum tipo de gatilho para o futuro.

Existem muitas razões para uma amizade chegar ao fim, seja a falta de sintonia, alguma briga, não vibrar mais na mesma vibe ou simplesmente achar que ali não é mais seu lugar. Existem amizades que por mais que gostamos, nos faz mal e precisamos sair disso. O fim não necessariamente precisa ter um culpado.


 Para superar o fim, primeiro de tudo você precisa processar tudo o que está passando e entender como se sente. Quando estamos passando por um fim, experimentamos diversos sentimentos e conseguir separar-los é fundamental. Precisamos entender as razões de a pessoa querer por um fim, e se for a gente que colocou, temos que explicar para a pessoa, afinal temos que ter uma responsabilidade afetiva até certo ponto. Entretanto, não devemos forçar um fechamento para isso, se for forçado, irá voltar para atormentar seus pensamentos mais tarde.


Tente dar um tempo para sua mente e converse com outros amigos, tente conhecer pessoas novas, mas sempre levando tudo no seu tempo. Eu lembro que quando era mais nova e terminava uma nova amizade, eu não tentava forçar outra, eu ia seguindo a onda até encontrar alguém que fosse similar a mim, já que basicamente amizades são formadas a partir dos gostos similares que compartilhamos.


 E eu acho que a dica mais simples e eficaz de todos é: CONTINUE VIVENDO SUA VIDA. Se você continua suas atividades normalmente, é mais fácil de distrair e não sofrer muito.


É bem complicado o fim de uma amizade, já que não existe um manual para isso. Todo mundo acha que é ok o fim e pronto, mas quando é o fim de um namoro/casamento todos tem o que dizer e como consolar, mas para amizade ninguém sabe o que dizer.


O fim pode ser o começo de algo. Não fique preso a amizades antigas, você deve guardar as boas recordações e fazer amigos novos eventualmente. Sua única função ao fim de tudo é só saber ser um bom amigo e esperar ser correspondido.


E você, já passou por muitos fins de amizade? Como lidou?

Beijos

33 comentários

  1. Oi, Tay

    Eu já passei por isso algumas vezes, mas não sofri porque foi natural. Hoje, olhando pra trás e vendo a pessoa que me tornei e a pessoas que eles se tornaram, vejo que foi o melhor que pôde acontecer.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. também já tive amizades que acabaram pela falta de contacto, o pior é isso, deixar "morrer" uma amizade. Mas já acabei com amizades, uma dela porque a moça queria dar em cima do meu namorado (atualmente marido). enfim
    beijinho

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não é fácil...mas é a vida.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tay.
    Acredito que superar o fim de uma amizade é ainda mais dificil do que de um namoro. Eu tive uma a amiga da vida toda e quando ela se casou foi se afastando aos poucos e fazendo novas amigas casada. E até hoje sinto falta dela. Mas fazer o que né hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oláá Tay

    Olha super o fim de uma amizade que era muito próxima e importante para a gente é muito difícil, ainda mais se a amizade acabou sem um fim definitivo, apenas aquele afastamento (uma experiência própria) a gente sente muita falta, ou fica com muita raiva por algo que a pessoa fez (meu caso de novo) e olha, é complicado de mais se livrar desses sentimentos.

    Beleza Nerd
    Instagram: @gleicyhaner

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Todo mundo já passou por isso e quem ainda não passou é porque é muito novinho, crianças ainda.
    As pessoas vem e vão a cada momento e o mais importante é o que fica, o que fica dentro da nossa mente e coração, as pessoas deixam marcas e cabe a nós regar as boas. Se uma amizade chegou ao fim, seja por uma mudança de endereço, uma briga besta ou porque simplesmente desgastou e deu o que tinha que dar a vida segue seu rumo, segue seu fluxo.
    Relacionamentos tem seu fim e só o tempo faz a agente se acostumar com o novo rumo que a vida tem que tomar.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Todos já passaram por isso em algum momento da vida.
    Hoje em dia o único amigo que tenho é meu namorado já estamos juntos guase 5 anos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Já passei por alguns términos de amizade que me fizeram muito mal, mas consegui superar isso e a seguir em frente. Hoje vejo que foi um livramento. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Lendo o seu post eu percebi que não tive términos de amizades importantes, e se tive... não me afetou, por que nem me lembro, haha. Mas, super concordo que as vezes é necessário que haja um término, eu e minhas amigas do ensino médio não temos mais a mesma vibe, algumas tem filhos, outra decidiu estudar, eu casei e ainda tem outra que foi morar longe. Já faz quase dez anos que a gente não se vê fisicamente, mas sempre nos falamos pelas redes, não temos mais apego como antes, mas cada uma de nós quer sempre o bem da outra. Como vc disse, o importante é levar a vida.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  11. Such good advice. Recently, because of the pandemic, I did get in touch with an old co-worker that moved away and suddenly we rekindled our friendship. I feel closer to her now than I did when she was here. We hashed out what broke up our friendship to begin with and that made us closer.

    ResponderExcluir
  12. Friendships are a journey. Some last longer than others. Sometimes, its hard to nurture some friendships. You have to make choices...especially ones with too much drama. Definitely, so hard to keep that balance. Awesome post!

    ResponderExcluir
  13. This makes me think of an old friend from high school who was like a big brother from me. I finally reached him and got some bad news about what had happened in his life so I feel like now I need to send him a care package or something. Love the post!

    ResponderExcluir
  14. Perdi uma amizade de 20 anos por pura incompreensão do meu amigo, fiz o máximo para resgatar mas ele não quis. Aí cansei de insistir e sigo minha vida.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana a postagem! Eu nunca tive problema com términos de amizade quando comecei a entendê-los. Muitas vezes as coisas acabam porque estamos em momentos diferentes, e a gente acaba se apegando as coisas boas. O ruim é quando as coisas terminam mal. E tem gente que acababa ficando por bastante tempo.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Acho mega difícil superar o fim de uma amizade, recentemente dei block no Instagram em amizades que "morreram" por conta de ainda serem amigos bem chegados da pessoa em questão e me senti bem mais leve. Acho essencial essa dica de não forçar uma amizade logo após, tem que ser natural.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oii Tay
    Esse é um tema tão delicado.. acho que todos nós já passamos por isso
    Amei sua abordagem.
    Parabéns.gostei bastante das dicas
    Beijinhos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  18. Um post muito necessário!

    Beijos e até a próxima!
    >>> https://julianarabelo08.wixsite.com/donnaju

    ResponderExcluir
  19. Oi
    muito bom o texto, eu já passei por fim de uma amizade, pois na época estava no ensino médio e éramos amigas desde a 5 série, mas ela começou a preferir sair com as garotas que gostavam de festa, sempre preferia andar com povo que chamava mais atenção, então o afastamento foi acontecendo e hoje passamos de meras conhecidas.
    Foi ruim porque me sentia um pouco solitária no inicio, mas depois fui me acostumando e depois eu fui embora para fazer faculdade.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Tay!
    Amei as dicas! Não ligo muito para amizades que vão se afastando com o tempo, já que a gente vai mudando e é normal que as pessoas vão saindo de nossas vidas.
    Agora quando uma amizade termina por causa de briguinhas.. é triste! Já aconteceu comigo e fiquei bem abalada na época! Hoje superei e vivo em paz <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  21. As minhas amizades que acabaram foi questão de não ter o mesmo gosto, não respeitar a opinião do outro e ter críticas demais. Acabei me afastando de gente assim, que no final acabava sendo tóxica pra minha vida.
    Hoje em dia, prezo pelas amizades sinceras que estão comigo independente das nossas opiniões serem divergentes ou não.
    Bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  22. Eu já perdi muitas amizades, algumas só pelo tempo e distância mesmo, sem motivos de briga ou discussão. Acho isso bem ok. Mas muitas por conta de alguma coisa que acontecia e isso me doía demais. Recentemente perdi a amizade de uma pessoa muito próxima a mim, mais do que amiga até, basicamente da família. Porém, não tinha como, ela me viu mal e não fez grande coisa, dando o mesmo que não se importar. Comecei a me incomodar com algumas coisas que ela fazia e decidi romper de vez. É triste, as vezes fico mal e fico pensando se fui injusta. Mas infelizmente não, então é vida que segue. Sempre penso que novas pessoas aparecem.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  23. Oii Tay!
    Adorei a sua postagem. Sempre vemos textos sobre fins de relacionamentos amorosos, mas quase nunca vemos sobre amizades. Acho importante falar sobre amizades, porque são umas das primeiras relações afetivas que criamos na vida. Já passei por alguns fins de amizades, não sofri muito porque foi acontecendo naturalmente. Uma mais recente, me deixou bem triste, mas depois fui percebendo que foi o melhor para ambos ;)
    Beijos,
    https://treesdedezembro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. linda reflexão, sempre tenho amigos que se perdem com o tempo

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  25. Estou a passar por isso. Custa muito, mas às vezes tem mesmo de ser. Beijinho

    ResponderExcluir
  26. Acho que quando a amizade termina por distanciamento, é pq não era amizade pra valer. Término de amizade que + me dói é qdo a gente percebe que a pessoa só era amiga enquanto precisava.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  27. Por vezes na amizade o final já aconteceu há muito e você nem percebeu, ok no amor também pode ser assim, mas é uma coisa diferente. E por vezes, fazendo uma reavaliação, seria mesmo amizade, aquele processo de entreajuda...ou foi apenas uma passagem da vida onde duas pessoas se cruzaram, para depois seguirem os seus caminhos? Dá que pensar...

    Bjs
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  28. Já passei por alguns fins assim, é ruim demais. Mas acontece a gente tem é que deixar ir, quem quiser ficar nunca se vai para sempre.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  29. Pior que já tive várias perdas de amizade, agora somos só conhecidas, se nos encontramos na rua é um cumprimento e nada mais. Mas acho até melhor assim, porque sinceramente, em certo modo acho que até melhorou minha vida kkk. Mas que nada, sempre terá outras amizades por ai, que iram acrescentar em nossas vidas.
    Beiijus ♥

    https://modoju.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Que post incrível, não é fácil fechar um ciclo, mas às vezes é importante, tanto para nós, como para a outra pessoa. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  31. Acho que todo mundo já passou por algo parecido e esse post ajuda demais a melhorar a mente.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Tay,
    Ahh, como estava precisando ler sobre isso. Pouco se fala sobre fim de amizades, e é bom ler sobre isso e sempre relembrar que isso é normal e vai acontecer em algum momento das nossas vidas. Tenho passado por algo parecido, e foi reconfortante relembrar tudo isso.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Hello friend!
Eu sou a Tay Ribeiro, tenho 24 anos e moro no interior do Goiás. Viciada em vídeos de gatos fofos e em fazer listas. Aqui você encontra todas as coisas que eu mais gosto no mundo. more

Instagram

Dearly Tay / Theme by BD.