Photo by Jon Tyson on Unsplash |
Ultimamente venho pensando bastante sobre minha posição em relação ao meio ambiente. Acho que chega uma idade, que a gente começa a pensar sobre o futuro, em ter filhos e coisas assim e começa o questionamento 'o que eu vou poder oferecer caso eu tenha um filho?'. Eu já sabia que nosso mundo não é mundo fácil, pensando sobre toda a questão de desigualdade social, o racismo, os perigos do mundo moderno e obviamente as mudanças climáticas.
Se vocês tem uma base de idade similar a minha, cresceu aprendendo sobre efeito estuda, assistindo o filme 'o dia depois de amanhã' e todos as recomendações para ajudar o meio ambiente. Confesso que eu me preocupava, mas não achava que estaria aqui para ver os efeitos reais, mas a cada dia, vemos notícias alarmantes e isso acabou me pegando.
Eu sei, que somente eu, não posso mudar o mundo. Muito menos ter mudanças tangíveis da noite para o dia, mas posso mudar pequenos hábitos do meu dia a dia para pelo menos saber que fiz minha parte. E acho que se cada pessoa fizesse sua parte também, na medida do seu possível, poderíamos ter mudanças.
A solução pra mim, foi reduzir a minha produção de lixo. Eu decidi fazer trocas práticas para produzir o menor número possível de lixo e desperdício e assim, mudar a minha vida também.
Photo by Meritt Thomas on Unsplash |
Faça trocas inteligentes
Sempre que puder, faça trocas inteligentes para evitar produzir lixo. Nos produzimos lixo quando estamos comprando coisas que venham em embalagens, quando pegamos panfletos na rua, quando pegamos a via do cartão e até no nosso período menstrual.
Então, para reduzir seu lixo em compras opte por usar suas próprias bolsas reutilizáveis, e evite pegar aquelas sacolinhas do hortifruti. Comprar produtos a granel também é bem interessante para evitar os plásticos.
Tenha sua bolsa reutilizável
Como citado acima, é uma boa ideia ter uma bolsa reutilizável como ecobags para fins casuais e também aquelas reutilizáveis de feira, que cabem bastante coisas e você dispensa as sacolinhas de plástico.
Photo by Maria Ilves on Unsplash |
Reutilize
É impossível evitar todos os plásticos, então, quando tiver algum que possa dar uma nova função, não hesite. Reutilizar embalagens é uma ótima saída para exercitar sua criatividade e ver o que consegue transformar.
Vote em candidatos que tenham propostas ambientais
Votar é um ato de cidadania muito importante e vital para vermos mudanças tanto do nível municipal ao nacional. Por isso, na hora de votar, sempre pesquise a fundo as propostas do candidato e veja quem tem propostas voltadas para o meio ambiente, caso seu candidato não tenha, faça uma sugestão pelos canais apropriados e após eleitos, cobre sempre que possível. Pessoas em cargos de poder público, estão ali para garantir que todo mundo seja representado, e se o eleitor tem um preocupação ambiental, eles devem criar medidas para atender.
Ainda sobre trocas para a redução de lixo, ao invés de escolher absorventes descartáveis, use como opção coletores e discos menstruais, calcinhas absorventes caso se sinta confortável. Se você procurar algumas informações, saberá que esses métodos ajudam a evitar as irritações e alergias usuais, dão mais liberdade de movimento e também são mais econômicas a longo prazo, além de reduzir o lixo. Evite produtos descartáveis contínuos como escovas de dentes que precisam serem trocadas em até no máximo 3 meses e sempre após gripes. Uma boa saída é aquelas escovas de bambu que quando chegar a hora de descartar, podem ser descartadas no lixo orgânico e até mesmo em composteiras. O único contra é que a duração delas é menor que a de plástico. Outra troca que pode ser tentada, é ao invés de usar shampoo e condicionar de tubo plástico, optar por produtos em barra. Hoje me dia dá para encontrar fórmulas para diferentes tipos de cabelos e necessidades.
Também sempre descarte seu lixo de forma correta, e descarte produtos como pilhas e baterias em pontos de coletas. Uma dica bem legal para descarte de embalagens de alguns produtos, é com o projeto Boti Recicla. Esse programa é para o descarte de produtos da marca e de outras e que a pessoa ganha desconto com o descarte de 3 ou mais embalagens após a compra de um valor determinado. É preciso verificar a regulamento, ok?! Além desse, várias cidades costumam terem pontos de descarte e também tem alguns apps para saber mais.
Como já disse, não dá para fazer uma mudança radical de uma hora para outra, mas mudando pequenos hábitos no dia a dia, você já consegue revolucionar seu mundo. Todo dia, dá para encontrar alguma coisa para melhorar.
E você, consegue reduzir o lixo produzido?
Beijos
Amei o post! É isso, mesmo que a pessoa não consiga colocar em prática tudo de uma vez, cada pequeno passo que der, já faz alguma diferença. Afinal se todos derem pequenos passos, teremos um grande juntos.
ResponderExcluirbeijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Very good ideas. Regards and have a nice day!
ResponderExcluirMuito valiosas as suas dicas, sim eu aqui tento o máximo reduzir o lixo, se cada um fizer a sua parte o nosso planeta agradece bjs.
ResponderExcluirEu costumo reciclar no Boticário eles aceitam embalagens de cosméticos vazias e na Drogasil de medicamentos
ResponderExcluirAbraços,
Alécia, do Blog ArroJada Mix
Some valuable ideas! thanks so much!
ResponderExcluirA great post!
ResponderExcluirSo good to know!
ResponderExcluirGood to know.
ResponderExcluirAwesome post!
ResponderExcluirSo good to know. I was reading about this entertainer Bright, and he has a company reusing stuff for his tees and other clothing items.
ResponderExcluirÓtimas dicas.
ResponderExcluirSe fizermos um pouquinho a cada dia e cada um fazendo a sua parte chegaremos longe e salvaremos o planeta.
www.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Gracias por los consejos. Te mando un beso.
ResponderExcluirI know it is very scary and overwhelming I can't lie. This all great advice we can all help. But seriously the governments of the world really need to step up. But at the rate we are going...
ResponderExcluirGreat advice here though! : )
Allie of
www.allienyc.com
Ótimas dicas!!
ResponderExcluirSe cada um fizer sua parte todo mundo sai ganhando.
Lá em casa, a gente limpa e separa os lixos, reaproveita embalagens e sempre que possível usamos sacolas reutilizáveis.
É tão simples, tão pouco... As vezes fico chocada que muitas pessoas nem isso fazem.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Tay, ótimo post! Confesso que algumas coisas, eu ainda não consigo fazer. Mas o que está ao meu alcance, eu faço. É isso! Não depende apenas da gente, mas o que depende, não custa nada e ajuda muito! Parabéns pelo post, viu? ♥
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Dicas valiosas. Começar pela gente com pequenas atitudes de conscientização faz toda diferença, até mesmo ao nosso redor.
ResponderExcluirbjs www.diadebrilho.com
Eu já pratico tudo isso, mas nunca é demais lembrar!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Eu mudei muita coisa na minha rotina para diminuir o lixo, algo pequeno e simples faz muita diferença e ajuda demais ao meio ambiente, adorei demais as suas dicas
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Suas dicas são muito valiosas e importantes. As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância da não utilização do plástico ou de sua redução. Eu sempre faço a separação do lixo e faço o descarte de pilhas e remédios em lugares adequados. Eu sei que é pouco, mas é melhor que não fazer nada.
ResponderExcluirBjus!!!
Temos que fazer nossa parte. Gosto de usar sacola reutilizável e reciclo meu lixo.
ResponderExcluirbig beijos
Olá,
ResponderExcluirEu amei a discussão da postagem porque ando refletindo sobre alguns desses pontos também. O lance das bolsas é tão prático né, fora que umas são lindinhas demais. Outra coisa é procurar igrejas pq as moças sempre fazem artesanatos e e dá pra doar algumas coisas, tipo uma vez doeei vários Cds que ia jogar fora haha
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Tay!
ResponderExcluirUma postagem super necessária, ir no mercado sem ecobag não é permitido mais não!!!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
ResponderExcluirnumero dos famoso