Livros Lidos em Janeiro/2023

Hey gente, tudo bem com vocês?


O primeiro mês do ano está acabando e com isso vim trazer as leituras do mês. Esse ano eu decidi que quero ler todos os livros que estão encalhados nas minhas listas, mas não quero sentir qualquer tipo de pressão como se fosse uma obrigação. Esse ano também decidi colocar em prática o ato de dar notas ao livro, por isso, separei os livros pelas estrelas recebidas.


Eu gostei bastante das leituras desse ano, por estar lendo sem um plano definido consegui ler coisas bem variadas. Acho que esse ano eu preciso de coisas leves, encontrar leituras despretensiosas e me permitir ler os gêneros que quase não leio. Vamos ver quais foram os livros lidos?



Comecei a ler Mônica vai jantar do Davi Boaventura em dezembro passado. Aqui vamos conhecer Mônica que tem uma confraternização de trabalho para ir, mas é surpreendida pelo marido namorado dizendo que foi agredido no ônibus após ser pego fazendo um ato obsceno, e é nesse contexto que o livro começa. Esse livro é bem curtinho, ele possui 96 páginas e foi lançado em 2019. É escrito na técnica de fluxo de consciência, então não encontramos parágrafos, inicias maiúsculas, pontuação de qualquer tipo e vai pulando de um pensamento a outro, por essa razão acabei abandonando da primeira vez. Achei exaustivo ter que ficar pontuando enquanto lia, mas continuei lendo para descobrir o que a mônica faria. O final foi ok, mas acho que não leria esse livro novamente. Uma coisa que eu amei nesse livro foi a capa, achei lindíssima e senti uma vibe Fleabeg nela.


Eu estava muito ansiosa para ler Por onde você nadou sem mim da Nina Montagnet, mas acabou sendo uma experiência totalmente esquecível. Em primeiro momento, eu não sabia sobre o que se tratava a história, mas vi muita gente falando bem no twitter que decidi me jogar. É um conto bem curto sobre uma pessoa que vai ao terapeuta para falar sobre a pessoa que gosta e vai falando sobre como tinha atitudes tóxicas no relacionamento e tudo mais. Achei tudo muito confuso, sem muita construção e futuramente não releria. Está disponível no Kindle Unlimited.


Dando início ao meu projeto relendo Sidney Sheldon, decidi começar por A Outra Face. Nesse livro temos um psicanalista que se vê no meio de uma investigação de assassinatos de pessoas ao seu redor e percebe que talvez possa ser o próximo. Na minha cabeça, a história era diferente e fiquei um pouco desapontada por destruir as minhas memórias. Tem alguns pontos problemáticos no livro, mas eu relevo totalmente por causa da época que foi escrita. Tem bem a assinatura do Sidney Sheldon por ser uma narrativa que dá vontade de ler sem parar.


Em a Anatomia de um quase corpo da Yara Fers, conhecemos Bárbara e seu dilema de perder uma parte do corpo após um acidente no trabalho. Junto com seu membro Bárbara também perdeu o amor, a fé e a sensação de ser completa e aqui acompanhamos toda sua jornada em superar esse luto e lutar por algo maior. É um livro poético e que mexeu muito comigo. Disponível no Kindle Unlimited



Ainda querendo ler as continuações dos livros, peguei o I Wanna Text you up da Teagan Hunter ler. Aqui temos a história da Zoe e do Caleb, melhor amiga e o ex da Dalia do livro anterior. Aqui eles vão dividir o apartamento e se abrem para se permitir sentir o que querem. O livro anterior ainda é o meu favorito, mas achei esse casal muito divertido e com química, só que não posso negar que é uma versão mais fraca de Troca de Mensagens.


Sabe o que acontece quando você junto uma bruxa, um policial arrogante, uma cafeteria e uma investigação de assassinato? Isso mesmo, o Um crime na cafeteria dos bolos mágicos da Rosie Reed. Nesse livro vamos conhecer a Evelyn que recebe uma ligação dizendo que sua mãe biológica da qual nunca conheceu morreu e que ela herdou a cafeteria, mas também recebe a notícia que o suicídio da mãe pode ter sido uma assassinato e ela decidi ir para Maiden-Upon-Avon resolver tudo rapidamente e voltar para sua vida em Londres. Esse livro é pura delícia. Uma história bem rápida, engraçada em alguns momentos e que vamos querer descobrir o que aconteceu de verdade. O ponto negativo é que a Evelyn é muito contraditória, ela desconfia e confia muito rápido, além de em um momento usar magia e logo em seguida dizer que não acredita nisso. Mesmo assim o livro é uma experiência divertida e com personagens que dá vontade de conhecer mais. O livro tem continuações e todos estão disponíveis em inglês no Kindle unlimited.


O primeiro livro do ano do clube de leitura que participo é o Mensagem para você da Thamara Balliana. Soléne ficou de organizar a despedida de solteira da sua melhor amiga com a irmã da noiva, entretanto, o email que ela recebeu dizendo ser da irmã da amiga na verdade é de um arquiteto de Paris. No começo ela acha que está sendo ignorada por Leo, a irmã da noiva, até Leo responder e explicar o equívoco, mas elas continuam trocando mensagens e algo surge dai. Eu amo histórias com mensagens para o destinatário errado e com essa não foi diferente. É um romance bom que mostra que o amor vai além da aparência.


Todo mundo conhece alguém que já foi abusado sexualmente, e todo mundo conhece alguém que já abusou de alguém sexualmente, mesmo que não saiba. Em Missoula do Jon Krakauer, o autor explora os abusos sexuais que acontecem nas universidades de Missoula na Montana. É um livro jornalístico e dá aquele embrulho no estômago por saber que é real, uma vez que vemos como muita gente defende estuprador simplesmente por ele ser uma boa pessoa para as pessoas ao redor ou membro da comunidade. Nesse livro, encontramos vítimas que são desacreditadas e sofrem mais violência ao buscar justiça. O discurso desse livro é muito bom para revermos as pessoas que mantemos ao nosso redor, uma vez que todo mundo julga a prática do abuso sexual, mas quando é com alguém próximo ou conhecido bem com a desculpa de que 'não é bem assim' ou 'fulano nunca fez nada contra mim, como ele pode ser isso que você diz'. Achei uma leitura necessária  e já quero explorar esse nicho de livros para saber sobre outros assuntos. 



Finalmente chegou o último livro de Manual de assassinato para boas garotas e no Boa garota nunca mais da Holly Jackson vemos a Pip lidando com os traumas do livro anterior e com um stalker que está mandando uma frase estranha e fazendo desenhos na calçada enquanto se prepara ir para a faculdade. Mais uma vez vemos a Pip tomar decisões precipitadas e achando que só ela pode resolver tudo, só que nesse livro temos uma mudança de chave e a Pip não é mais tão boazinha e decidi usar todo o conhecimento dela de crimes para se safar de algo. Eu gostei muito do livro e não descobri quem era o stalker até ser revelado, mas não fiquei satisfeita com o final do livro pela protagonista decidir ser tudo o que mais julgava. Esse livro tem ligação com o primeiro e eu gostei em como deu luz para algumas coisas do primeiro livro.


A Biblioteca da meia-noite do Matt Haig estava na minha lista desde que lançou, mas eu tinha muito medo de ler e ficar muito 'impressionada' por causa dos tópicos. Aqui temos a Nora que após algumas decepções decidi morrer, mas acaba indo parar em um biblioteca onde cada livro é uma realidade que ela vive(como a ideia do multiverso, onde cada decisão nossa cria uma nova versão da nossa vida e vai criando ramificações). É informado a ela que ela pode ir ver cada vida que tem em algum lugar e se gostar, pode ficar lá, caso contrário volta para a biblioteca e pode espiar outra vida. Eu amo essa ideia de pensar que temos outras vidas acontecendo enquanto estamos vivendo essa vida, dá um certo conforato. Com as visitas, Nora vê vidas das quais ama e vidas das quais não gosta até ter tomar uma decisão. Eu amei esse livro e em como nos faz refletir sobre a necessidade de viver a vida. 



Meus dois primeiros livros 5 estrelas foram livros bem similares. Foi o O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo do Charlie Mackesy e o O Grande Panda e o Pequeno Dragão do James Norbury, ambos os livros com romances gráficos com reflexões sobre amizade, persistência, entender que todo mundo se sente da mesma maneira as vezes. Foram leituras rápidas e que me marcaram bastante. São ótimas opções para presentear crianças e pessoas queridas.


Outro cinco estrelas que mexeu muito comigo foi o My Broken Mariko do Waka Hirako. Aqui conhecemos Tomoyo Shiino que descobre pelo tv que sua melhor amiga Mariko cometeu suicídio e então ela decide levar as cinzas dela para o amor enquanto visita as lembranças do passado. É uma graphic novel muito bonitinha e dolorosa, com temas como suicídio, abuso sexual, luto, e conhecer a dor em tenra idade. Tem disponível no youtube a adaptação com legenda em português e vale super a pena assistir. As cenas são super fieis aos gráficos.


Eu gostei muito das minhas leituras do mês, acho que comecei quebrando a cara com as minhas expectativas, mas acabou que encontrei ótimas histórias pelo caminho e que vou levar por bastante tempo.

E você, o que leu em janeiro?

Beijos 

16 comentários

  1. No coincidimos pero a mi también me encanta leer. Me anoto "Anatomía de un casi cuerpo", creo que me va a gustar. Yo estoy leyendo una novela histórica de Ildefonso Falcones.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  2. uau quanta leitura boa
    eu to louca pra ler biblioteca, o meu chegou mas estou com outros na fila haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. So many interesting reads you've found. So interesting to sift through and to check out. Thanks so much!

    ResponderExcluir
  4. So great to read your post. Some I would have definitely not given a second chance. Thanks so much!

    ResponderExcluir
  5. So great to see your post. Oh, it's like a mega list! Great to see your reviews!

    ResponderExcluir
  6. Some very interesting storylines. So great to see the variety that you read.

    ResponderExcluir
  7. Wow, it's great your read so much. I think Amazon Unlimited gives you a lot to choose from that you wouldn't find at the library.

    ResponderExcluir
  8. Thanks so much for sharing this. Some really intriguing reads!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu tinha visto que iria rolar a adaptação de My Broken Mariko e já saiu e está no Youtube? AAAA, vou salvar e correr atrás de ler o mangá antes! Pretendo ler Manual de assassinato para boas garotas.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    muito livros lidos, desses eu só conhecia a biblioteca da meia noite que nunca li e A outra Face, leituras de vários gênero, diferente de você em Janeiro eu optei por ler só romance, porque eu queria leituras mais leves e rápidas.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Tay você leu bons livros em Janeiro, são ótimos títulos, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oii Tay,

    Arrasou demais menina, o mês de janeiro rendeu hein.
    Adorei as escolhas, mas dessa lista o único que já li foi Biblioteca da meia-noite, que inclusive amo de paixão.

    Espero que fevereiro venha cheio de leituras boas também.
    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Leituras fabulosas e incríveis!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Sou fã dos livros do Sidney SHeldon, já li alguns.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Tay,
    Leitura é algo de momento né?! As vezes a gente tá mais afim de ler um gênero do que outro. Acho que você leu MUITO em janeiro, e isso é maravilhoso! Eu não consegui ler absolutamente nada, mas também, entendo que não li por que no momento minha prioridade é outra e preciso me organizar pra incluir as leituras no meu dia a dia.
    A Biblioteca da Meia Noite está na minha lista há algum tempo, fico feliz em saber que teve uma boa experiência com o livro, a história é do tipo que gosto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.