A Importância de Dizer Não



Eu estou lendo o livro O Ano Em Que Disse Sim da Shonda Rhimes, para quem não sabe a Shonda que escreveu a série Greys Anatomy. Nesse livro, ela é confrontada pela irmã pelo fato de sempre dizer não a tudo e não se permitir, então ela decide fazer o desafio de dizer sim a tudo o que ela tem medo e assim ter novas experiências. Eu me identifiquei muito com o livro, só que ao contrário.

Eu sempre digo sim e nunca digo não. Motivos pelos quais eu não digo não: tenho medo do que o não poderia causar, o que a pessoa a quem eu disse não poderia pensar e tudo mais.

Só que ao ler esse livro e ver todas as coisas legais que a Shonda fez e viveu ao se permitir, eu senti que precisava passar pelas mesmas coisas ao dizer não.

Dizer não nos faz evitar muita dor de cabeça, se eu tivesse usando um não a uns 4 meses evitaria a dívida que tem no meu cartão de crédito e nem minha é, ou evitaria ter perdido um vestido novinho pois não consegui dizer não quando me pediram emprestado.

Dizer não é como se fosse um rito de passagem. Precisamos atingir uma cota para sabermos o que vale ou não a pena. É de extrema importância saber se posicionar contra coisas que ferem o que queremos de verdade. Para quê agradar os outros se não estamos nos agradando?

Diga não para aqueles favores chatos que você odeia fazer. Diga não para aquelas pessoas que só sabem te explorar. Diga não para o que te deixa triste.

O único sim que vale a pena é aquele para as coisas que lhe trarão felicidade.

10 comentários

  1. Amei !!!

    Estou amando ler seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...

    Parabéns !!

    Samara Lima

    Colaboradora do Website Resultado lotofacil de hoje

    ResponderExcluir
  2. Love this! ♥


    Please check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  3. Li muito sobre mim neste texto, fiquei muito inspirada!
    Não sabia que a Shonda tinha um livro :o

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post <3
    Ainda bem que eu nunca tive grandes problemas com isso, quando eu não quero eu digo não e não mesmo. A gente tem que ser bem equilibrado e medir as consequências de nossas respostar sempre.

    Beijos, Carol 💗 Pink is not rose

    ResponderExcluir
  5. Amei a postagem ,realmente primeiro temos que nos agradar e depois pensar em agradar alguém só assim seremos mais felizes .boa tarde bj
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já me interessei por esse livro. Antigamente, eu falava mais sim, depois de algumas coisas frustadas aprendi a falar o não. Acho que deve ter um equilíbrio entre o sim e o não.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive dificuldade de dizer não mas percebi que, realmente, arrumava muita dor de cabeça. Estou bem melhor hoje em dia, me coloco em primeiro lugar e se eu ver que vai me atrapalhar/fazer mal, sei dizer não de um jeito que não magoe ninguém. Amei o post <3
    Beijos,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O ideal é avaliar sempre antes de qualquer decisão. Nem sim pra tudo nem não pra tudo :) Também li esse livro recentemente :)

    ResponderExcluir
  9. Eu também sempre tive dificuldade de dizer não. Hoje em dia tento ponderar e avaliar o que é melhor.
    Charme-se

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.