24 de fev. de 2020

Nem tudo precisa ser perfeito

Hey gente, tudo bem com vocês?

Ano passado eu decidi começar um bullet journal, então como tudo nessa minha vida, eu decidi ver todo conteúdo disponível sobre o assunto. Foram horas de vídeos de garotas com seus bullet milimetricamente perfeitos e combinando, mais horas lendo sobre todos os organizadores de hábitos e uma busca infinita sobre materiais caros que pareciam ser tudo que eu precisava.

Eu não estava disposta a gastar com um caderno de bullet convencional, já que o frete era quase a metade do valor do caderno e eu nem sabia se levaria isso pra frente. Fiz meu próprio caderno e adaptei com os materiais que eu tinha disponível. Eu realmente achei que tudo daria certo, até começar a fazer e perceber que não estava nada parecido com os bullet do Pinterest.

Gente, sulfite com aquarela não dá bom.  A gramatura aguenta, mas não muito.

Só para situar vocês, existem dois tipos de estilo de bullet journal: os super elaborados, com cores, ilustrações e os minimalistas em que tudo é bem limpo e parece mais organizado. Tentei os dois métodos e nenhum funcionou comigo e eu passei a me achar um grande desastre. O objetivo do ‘bujo’ é você conseguir se organizar e criar um espaço para ser criativo, mas eu só me frustrava com tudo e culpava o método sem perceber que o problema real era comigo.

Eu exigia que eu mantivesse o meu organizado, com ilustrações bonitas e uma letra impecável, mas eu não tenho esse talento. E então comecei a levar mais na esportiva, rastreando apenas as coisas que eram fundamentais para mim e que funcionavam e acabou que eu comecei a ter uma experiência melhor. Passei a usar aquarela, recortes e canetas coloridas e usar minha letra imperfeita, e percebi que eu me sentia bem fazendo aquilo. E eu consegui me manter motivada e organizada do meu próprio jeito.


A gente se prende tanto a um tipo de perfeição inalcançável que acaba perdendo a graça da experiência. Se tem uma lição que eu tirei de tudo isso, foi: Você não precisa de um talento especifico, os materiais mais caros ou de perfeição. Você só precisa de vontade de fazer algo e fazer do jeito que funcione para você.


Essa foi uma das minhas páginas favoritas dos últimos dias. Usei canetinha, aquarela e colagem.


Agora, eu estou fazendo controle de gastos, menstruação e hábitos e conseguido ver no papel como estou me saindo de verdade e no quê posso melhorar. Super recomendo que todos tentem pelo menos uma vez ter um caderno para extravasar a criatividade ou para se organizar.

Nem tudo requer perfeição, e é isso que importa.

E você, já usou bullet journal, planner, art journal ou algum método para organização e criatividade?
Beijos

16 comentários:

  1. Eu adorei esse post, amo bullet journal e esse ano resolvi voltar a fazer e tô adorando. E tem várias formas de fazer ele sem saber desenhar muito, adorei as dicas.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu só funciono bem se eu escrever o que preciso fazer e escrever me ajuda a gravar as coisas, então sempre usei agenda. De dois anos pra cá me aventurei no planner e amei, acho que não trocaria no momento mas, já pensei diversas vezes em usar bullet mas, acho muito traabalhoso e eu que não sou tão rápida assim não me aventurei ainda.
    Amei seu bullet, acho que temos que usar o que temos e a criatividade não é a mesma para todos e o diferente é legal, gostei muito.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não uso nenhum método de organização. Só uso um caderninho para anotar sobre financeiro e coisas importantes do blog e vivo fazendo listas. Eu nem quero tentar ter um bullet, pq sinto que vou me estressar demais. Achei o seu uma graça e que bom que achou o seu estilo!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. mt interessante sua reflexao, eu adoro o método do bujo, acho que ajuda mesmo a soltar a imaginação, se expressar; mas acabei voltando pro planner... acho que a gente tem mesmo que aprender a lidar com a imperfeição

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Sou team minimalista pelo fato de não ter paciência pra criar, colorir e desenhar.
    Atualmente uso planner e agendas.
    Amei as páginas do seu bullet
    Beijo grande,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Tudo bem?
    Adorei a postagem bem informativa e emotiva...
    Concordo com você eu já fui muito de querer ser perfeita em tudo hoje prezo pela minha felicidade.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu também estou fazendo um, mais não está saindo como eu queria, porque nem sei desenhar, por enquanto fiz 4 páginas do meu, eu quis economizar ai preferi fazer um.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o seu post.
    Eu não consigo anotar os meus hábitos por isso tirei do meu bullet. Só anoto coisas do blog e meus gastos. Mais ainda pretendo fazer algo mais elaborado já que gosto de fazer uns desenhos, mais conhecido como rabiscos.
    No meu só uso caneta colorida e lápis de cor, materiais simples e baratos.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Faz do seu jeitinho mesmo, tá mais do que certa. Eu também tentei fazer um no estilo que via no pinterest e saiu tenebroso porque eu não tinha todo aquele talento e paciência para fazer aquilo. Como tu mesma disse, não tem que ser perfeito.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca fiz, isso seria algo que faria de certeza se fosse mais nova!!
    Também acho que nem tudo precisa ser perfeito, tem é de ser nosso>!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Ahh, eu acho que seu bullet journal ficou uma graça!
    Eu comecei a fazer lettering e me frustrava demais porque os meus não ficavam parecidos com os das meninas do Insta e comecei a ficar com raiva e reclamar dos materiais que tinha. A gente sempre vai almejar a perfeição em tudo e isso só leva a frustração mesmo.
    Que bom que levou na esportiva, com certeza irá tirar ótimos frutos desse método.
    Beijos
    Apaixonada por Palavras

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o post e a reflexão, a perfeição as vezes nos trava em experimentar e fazer as coisas, eu to tentando fazer esse exercício de não esperar perfeição de tudo, e ir fazendo, aprendendo, curtindo o processo. Seu bullet é uma gracinha <3

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Eu costumo me organizar por agenda mesmo, coisas muito elaboradas não tenho paciência.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  14. Bujo ou planner é para se organizar! Não importa se está estilo pinterest como das meninas famosas, o importante é ter as tarefas em dias e a vida planejada. O criador do bujo começou com uma folha e uma caneta normal. Seu bujo está incrível do jeito que é pra ser ♥

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  15. You're so right...perfection doesn't even exist. Lovely journal!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  16. Esses boullets autorais são mais legais, porque são criativos e únicos. Adorei o seu.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

DEARLY TAY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL