Leituras Favoritas do Meio do Ano

Hey gente, tudo bem com vocês?

Já passamos da metade de 2024 e confesso que nem percebi como cheguei até aqui. Estou sentindo que o tempo está passando diferente. Na verdade, todo esse ano está diferente para mim e isso refletiu no meu ritmo de leitura. 

Em outros anos, eu teria uma lista maior e mais variada de livros lidos, mas esse ano, sinto que estou seguindo por leituras com temáticas bem parecidas e tenho lido em ritmos mais lentos. Comigo leitura lenta não funciona tanto, pois considero meu engajamento na leitura como parâmetro para decidir se a leitura foi boa ou não.

Se demoro muito tempo em uma leitura, meu cérebro entende que foi uma leitura ruim por eu ter passado tempo demais. Só que estou tentando mudar meu pensamento para conseguir ler o mesmo livro por mais tempo e aproveitar as outras facetas da leitura.

Separei uma lista com 5 leituras feitas em 2024 até agora que considero as minhas favoritas e que foram leituras que mexeram comigo de alguma forma, vamos ver?!

A Deusa em Chamas - R. F. Kuang

A Deusa em Chamas é o desfecho da trilogia A Guerra da Papoula. A história segue Rin, uma órfã que estuda para passar numa escola onde só estudam os filhos de ricos e generais para poder fugir de um casamento arranjado. Quando chega nessa escola, ela percebe o quão deslocada ela é, mas logo a história dela tem uma reviravolta quando uma guerra começa e ela se une a uma deusa que usa seu corpo como 'receptáculo'. A autora criou uma história fantástica que nos faz esperar pelo melhor, entender um pouco da cultura asiática e perceber que nem sempre recebemos o que queremos.

A Deusa em Chamas foi um ótimo desfecho e mesmo o final não sendo feliz, fez todo um sentido. É uma história de guerra com perdas e injustiças, então não tinha como acabar em flores. Amei muito essa história e mesmo tendo sido a primeira leitura do ano, me pego pensando nela até hoje.


Divinos Rivais - Rebecca Ross

Li Divinos Rivais em uma leitura coletiva. Comecei com muito pé atrás, mas acabei entrando de cabeça.

Aqui conhecemos Iris que seu irmão foi para uma guerra divina lutar por uma deusa e ela começou um emprego em um jornal onde disputa a vaga com um cara que ela acredita ser seu rival. Um dia, ela escreve um carta para o seu irmão e coloca no guarda-roupa, mas alguém recebeu a carta e respondeu.

Esse livro também tem essa parte mágica e com divindade em meio à guerra, além de um amor que vai se construindo aos poucos. 

Foi uma das minhas leituras favoritas do ano por ter elementos que gosto em uma leitura, mas ainda não tive coragem de ler a sequência para a história durar mais.

Annie John - Jamaica Kincaid

Em Annie John acompanhamos Annie, uma garota que vive em Antígua com seus pais e leva uma vida tranquila, tendo sua mãe como alma gêmea. No decorrer do livro, vemos como ela é perfeita em casa, mas bem levada na escola além de inteligente. Com o passar dos anos, Annie leva um choque ao perceber que sua mãe não quer mais fazer vestidos iguais para as duas e também começou a critica-la pelas menores coisas. 

Em meio a descoberta da sua sexualidade, segredos que esconde da mãe e uma nova perspectiva da sua vida, percebemos como a cultura e o pós-colonialismo agem no contexto do país.

Comigo, o livro me pegou muito no choque da rivalidade que existe entre mãe e filha quando a filha começa a crescer e criar personalidade. Eu amei ver a construção da Annie e ver quem ela se tornou.

Fique Comigo - Ayòbámi Adébáyò

Em Fique Comigo conhecemos o casal Yejide e Akin que se apaixonam na faculdade e estão juntos desde então. eles tem um casamento feliz, mas infelizmente ainda não tem filhos, mesmo tendo feito diversos exames e tratamentos. O mundo de Yejide desaba quando a família de Akin chega com uma segunda esposa para Akin e ele acaba se casando com essa mulher. 

A história do livro gira em torno da mágoa e a da busca da Yejide de engravidar, suas tentativas e a chegada de seus bebês, mas ela não sabia o custo de tudo.

Eu amo autores nigerianos, existe uma poesia em casa frase que deixa tudo com mais significado. Esse livro aborda questões sociais e políticas do país e eu passei boa parte da leitura pesquisando algumas coisas que aparecia e descobria que aconteceram de verdade. Essa é uma leitura viciante e com muita reviravolta. Talvez das cinco leituras desse post, esse livro está em primeiro lugar.

Os Sussurros - Ashley Audain

Quando li O Impulso, primeiro livro da Ashley Audain, eu soube que sempre leria as coisas que ela lançasse. Em Os Sussurros, somos levados para um bairro e conhecemos a história de quatro famílias diferentes.

A história começa após o acontecimento da festa na casa da Whitney, onde ela gritou com seu filho mais velho e todos viram. Whitney era a imagem da perfeição, tem um marido bonito, três filhos (sendo um casal de gêmeos) e uma casa grande. Ela é muito admirada por Blair, que é uma mãe paciente e que suspeita da infidelidade do marido. Também temos a Rebecca que sofreu diversos abortos, e agora está grávida de novo e espera para contar ao marido. E Mara, a mais velha da rua, mas invisível para todas as novas moradoras ocupadas demais para dar atenção a ela.

A história começa quando o filho da Whitney sofre um acidente e ficamos tentando entender se foi um acidente ou não, e como todas as vizinhas acabam na órbita desse acontecimento. Eu ainda prefiro O Impulso, mas me peguei lendo até de madrugada para descobrir o que aconteceu nessa trama. A autora criou personagens com uma cabeça complexa e que nada era o que parecia e o final me deixou querendo um capítulo a mais.  

Esse ano não tenho uma lista específica de livros que quero ler, nem ideia do quê ler em seguida quando finalizo um livro, então está sendo bem desafiador não ficar sem passar semanas sem ler nada. Acho que quero ler algumas coisas nacionais para mudar um pouco as referências que estou tendo por agora. E você leu algum livro que favoritou esse ano?

Beijos

16 comentários

  1. Impressive list! I like your collective reading project. Looks very promising! I wish my list was this long. Awesome!

    ResponderExcluir
  2. This looks to be multi-culture and more. Love it! You are very inspiring with your reading list❤️🌈💛

    ResponderExcluir
  3. I think you have challenged yourself to some worthy reads. I like this. All the best to your reading and much more this year.

    ResponderExcluir
  4. Tay diversos títulos interessantes, incrível a sua lista de livros bjs.

    ResponderExcluir
  5. Às vezes eu também fico com essa sensação de que uma leitura longa não é uma leitura boa. Mas parei para refletir sobre isso e percebi que tem muito mais haver com uma noção errada de que ler rápido é ler mais, e ler mais é muito mais importante do que ler. Me deparei com livros que precisei de muito tempo para ler, muitas vezes até uma pausa para digerir a história e acabei percebendo que o tempo que passo com o livro, independente do tanto de tempo, precisa ser um tempo de qualidade. Ler não é uma competição e isso precisa ser um lembrete constante para mim. Dito tudo isso, EU TÔ DOIDA PARA LER A GUERRA DA PAPOULA!!!

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  6. Parecen libros muy interesantes. Tomó nota. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li essas obras. Não gosto de livros muito longos a sensação que dá é que o autor escreve muito mais para ter volume do que para desenvolver uma história.
    beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Ah, eu estou assim também tem uns anos. Mas já entendi que é um ritmo novo e estou tentando me comunicar com ele.
    Os Sussurros também foi uma das minhas leituras favoritas desse primeiro semestre, embora também não tenha superado O Impulso. A moça arrasa mesmo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Boas leituras! Fiquei curiosa com alguns dos títulos que sugeres!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Jamaica Kincaid books are so good. I highly recommend Lucy. Stay With Me by Ayòbámi Adébáyò is one of favorite books. I read it on a vacation on the beach of Aruba--memorable. Lovely post!
    https://www.comfycozyup.com/

    ResponderExcluir
  11. Lista bem diversificada e com ótimos livros para a leitura.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Eu também uso esse parâmetro: quando o livro é muito bom, eu o leio em uma semana. Confesso que tenho alguns que flopei por não achar tão interessante ou por estar demorando muito para acabar a leitura. Ultimamente, estou lendo muito sobre lei da atração, marketing e negócios devido à minha extensão universitária, que engloba esses assuntos. Eu pensava que não iria gostar, mas até que estou gostando. Há alguns anos eu gostava de ler livro como De Volta aos Quinze, Percy Jackson.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog.
    Meu blog: Meu blog: download cine vision

    ResponderExcluir
  14. Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. download cine vision

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.