Emagrecer é um desejo de muitas pessoas. Duvido você perguntar para a sua roda de amigos quem gostaria de perder peso e não ter mais uma pessoa que diz que sim. Acontece que as pessoas criaram na cabeça delas como se fosse a coisa mais difícil e impossível do mundo conseguir perder peso. Concordo que as redes sociais contribuíram para isso, afinal, em muitos vídeos, vemos pessoas dizendo que o segredo para emagrecer é tomar suplementos, em outros que é preciso fazer jejum intermitente, em outros que você não deve comer nada além de salada e ovos, em outros que você deve tomar remédios. São tantas pessoas falando coisas diferentes o tempo todo, que esquecemos que na realidade, é simplesmente o básico que funciona.
Lembrando que, se você tiver alguma doença, como diabetes ou colesterol alto ou uma pressão alta, você deve ter a sua dieta própria. Esse post é pensando nas pessoas que não possuem nenhum tipo de problema de saúde e querem apenas se alimentar melhor, seja para emagrecer, para conseguir secar gordura, para ter um estilo de vida mais saudável. Aliás, não podemos nos esquecer que o que fazemos hoje, refletirá na nossa saúde daqui alguns anos.
Pequenas substituições é o primeiro passo para mudar os seus hábitos, principalmente se você tem dificuldade para se alimentar melhor. Sabe aquela bolacha recheada que você come toda tarde? Substitua ela um dia por uma fruta, um iorgute, uma tapioca recheada. No primeiro dia, você pode até não gostar, no segundo você irá gostar um pouco mais e no terceiro, sentirá falta de comer esse tipo de alimento. No seu almoço, ao invés de comer um nuggets, um bife empanado ou uma linguiça, faça um frango grelhado, um patinho moído, um omelete bem caprichado. Além disso, se você costuma beber refrigerante todos os dias, opte pela opção zero.
Inclua alimentos no seu dia a dia, vocês precisam entender que nada é fácil, ninguém acorda querendo comer ovo, alface, banana. Mas é preciso. Vá incluindo legumes, verduras e frutas na sua rotina aos poucos. Prometo que ao longo dos dias, quando você não comer, você sentirá falta. Comemos tanto industrializado, tanto açúcar, tantos alimentos processados, que até estranhamos comer algo saudável. Aos poucos, nosso paladar vai se adaptando ao gosto desses alimentos outra vez e sentimos o sabor real das frutas, dos legumes e das verduras.
Reduza as porções, você não precisa abrir mão de comer o que você gosta. Gosta de chocolate? Coma, mas reduza a quantidade. Quer um sorvete? Opte pelo picolé de frutas, ou ao invés de tomar um cascão com três bolas, tome com apenas uma. Vai comer um lanche? Ao invés de comer aquele cheio de cheddar e bacon, prefira uma opção mais leve. São nessas pequenas trocas que mora a diferença.
Não tenha preguiça de cozinhar, inclusive, essa pode se tornar uma parte prazerosa do seu dia, viu? Tenha sempre muitas verduras, legumes e opções de carnes magras na geladeira. Uma dica é fazer as receitas que você gosta, tentando deixá-la mais saudável. Por exemplo, um estrogonofe, tente colocar menos creme de leite e servi-lo com uma batata feita na air fryer, ao invés de batata frita. Um macarrão, ao invés de colocar bacon ou calabresa, faça com tirinhas de carne ou de frango. Você não precisa deixar de comer tudo o que você gosta, adaptando alguns detalhes, você pode comer isso todos os dias sem culpa.
Experimente coisas novas, às vezes, a gente se apega tanto aquela alimentação totalmente errada que estamos comendo, que a gente nem se abre para provar outras coisas que podem ser mil vezes mais saborosas. Dê espaço para novos pratos no seu dia a dia. Você pode se surpreender com o sabor!
Postar um comentário